No ambiente corporativo, os profissionais podem cometer diversos erros, desde
enviar um e-mail equivocado com informações confidenciais da empresa ou mesmo
pessoais até fazer um comentário infeliz, digno de arrependimento.
Especialistas concordam que, apesar do estresse e da pressa do dia a dia, que
muitas vezes levam as pessoas a cometer erros, a atitude mais profissional
nesses tipos de situações é assumir a falha e tentar repará-la, na maioria das
situações, pessoalmente.
Cuidado com o e-mail
No caso das mensagens virtuais, a diretora executiva da Ricardo Xavier
Recursos Humanos, Sônia Helena Garcia, lembra que, embora representem uma grande
facilidade no mundo corporativo, é preciso muito cuidado na sua utilização e
principalmente nos exageros. “O e-mail deixa documentado e registrado uma
determinada opinião”, observa.
Portanto, a orientação é prestar atenção a pontos como escrever bem o
português, reler o que foi escrito, certificar-se de que os destinatários estão
corretos e o que foi escrito está de acordo com os valores da empresa.
Apesar da postura preventiva ser a mais indicada, todos podem cometer erros
e, se esse foi o caso, a orientação é assumi-lo. No caso de enviar e-mail com
informações confidenciais da empresa, Sônia recomenda que o profissional entre
em contato imediatamente com o destinatário equivocado e solicite
confidencialidade, explicando o que aconteceu, que será basicamente reconhecer
que errou.
Na maioria das vezes, os profissionais tentam consertar certos erros enviando
um novo e-mail. No entanto, Sônia explica que, se a falha já foi cometida por
esse veículo, não basta mandar outro e-mail. Além disso, dependendo da
importância da informação enviada, caberá avisar o superior. É importante não
ter receio em avisar o gestor, já que erros envolvendo envio errado de e-mail
são comuns nas empresas e os gestores sabem disso, explica a diretora-presidente
da Projeto RH, Eliane Figueiredo.
Comentários infelizes
Cada vez mais, as pessoas precisam saber lidar com as diversidades. A
própria evolução da sociedade, mais liberal e menos preconceituosa, aceita
melhor as pessoas, seus gostos, opiniões e crenças. Da mesma forma, a
diversidade invade o ambiente corporativo e comentários inapropriados podem
marcar a imagem dos profissionais.
Se foi feito um comentário infeliz sobre idade, religião ou orientação
sexual, por exemplo, e algum colega se sentiu ofendido, é preciso se retratar,
orienta Sônia. É desaconselhável fingir que nada aconteceu, esperando que as
pessoas esqueçam o assunto. Mesmo porque, pontua Sônia, “você mostra que
respeita o outro assumindo o seu erro”, ressaltando que a retratação deve
acontecer pessoalmente.
A orientação é se explicar e se desculpar sempre de forma profissional, tendo
cuidado para não cair no melodrama. “Não se deixe guiar pela emoção, seja
profissional”, recomenda Sônia. Nesses casos também não se deve apelar para o
e-mail. “Nem tudo pode ser resolvido por e-mail, principalmente aquilo que
envolver relacionamento”, completa ela. Lembre-se de que o e-mail elimina
elementos como os gestos, o olhar e o próprio tom da voz, que serão importantes
para mostrar arrependimento e deixar claro que o profissional respeita o outro.