Conhecem aquele adágio: "Enquanto uns choram, outros fabricam lenços"?
Nada mais verdadeiro do que mostrar uma atitude positiva na superação de crises.
Somente aquele que chora por "um resto de esperança" é que fica "sentado à beira
do caminho", como diz a música.
A meu ver, a expressão "esperança" deveria ser banida da Língua Portuguesa. E
é justamente em tempos de crise que surgem os esperançosos. Pessoas que se
colocam à mercê da providência divina, e ficam esperando que as coisas mudem ou
até mesmo que a solução caia no colo. A palavra que norteia - ou pelo menos
deveria nortear - os seres humanos é "necessidade". A necessidade faz com que se
tenha que correr atrás, para supri-la, porque deriva de uma carência ou da falta
de algo.
A palavra que devemos celebrar em nosso dialeto é "expectativa". Quando eu
disse isso em uma palestra no Recife, uma participante me procurou depois e
disse: "Que coisa horrível você disse, eu tenho esperança. Eu espero
engravidar, quero ter filhos". Perguntei-lhe se estava fazendo alguma coisa
para que isso acontecesse; ao que me respondeu: "Sim, vou ao médico, faço
exames, tiro minha temperatura, tenho relação sexual no período fértil".
Então, eu disse: "Você não tem esperança, tem expectativa, porque está
tomando atitude, fazendo uma série de coisas para o que quer aconteça". E o
resultado foi melhor do que ela podia imaginar: teve gêmeos.
Princípios para o líder enfrentar a crise - Conhecemos o
líder em momentos de crise. Alguns ficam entrincheirados em suas mesas,
analisando relatórios, dados e orçamentos, esperando que a situação
mude. Outros não. Procuram agir sobre os acontecimentos, tomam atitudes,
fazem as coisas acontecerem, colocam-se frente aos problemas, criando
expectativas. Vejamos os três princípios para superar uma crise:
1º. Seja engajado e engaje as pessoas.
Lidere a partir do exemplo. Mostre-se à equipe, discuta sinceramente os
problemas. Comunique-se permanentemente com seus liderados. Contagie as pessoas
com uma atitude positiva. A verdade é que se agir sobre os fatos, mudará a
realidade.
2º. Crie uma visão, uma direção, um significado.
Visualize um quadro futuro e comunique-se com convicção e entusiasmo
contagiantes. Isso inspira as pessoas e as fazem suportar as dificuldades,
superando-as. Moisés trabalhou a visão da terra prometida e assim o povo
suportou o deserto. No início do ano, Lula disse que "Em 2010 nós já teremos
esquecido a crise", em uma atitude clara de estabelecer uma visão.
3º. Mexa com a equipe.
A hierarquia é o maior inimigo da crise. Esperar ordens serem dadas não
funciona. Atitude sim. Discuta os problemas com a equipe, procurem a solução
juntos. Deixe-os participarem. Um bom exemplo é a exploração do Pólo Sul, quando
tivemos na corrida dois líderes, Scoth e Amundsen. Scoth era militar, seu
comando era rígido e somente ele dava ordens. Todos morreram de fome e de frio
na tentativa da chegada. Amundsen discutia com seus liderados, aceitava as
melhores ideias e as executava. Assim, chegou ao Pólo Sul e voltou com vida. Ele
e a sua equipe.
Extraia o que há de melhor nas pessoas, as inclua. Isso gera motivação e
estímulo para tomar atitudes, criando expectativas, buscando soluções. É esse "o
seu papel de líder em tempos de crise".