Mais do que se possa imaginar, a frustração também costuma se fazer presente
nos bastidores de uma organização, especialmente quando aquela 'tão sonhada
promoção' costuma ir por água abaixo.
Nessas ocasiões, se calar ou reagir de forma impulsiva nem sempre é o ideal.
É preciso ter habilidade para lidar com a perda de tal oportunidade e, acima de
tudo, contar com a sorte de ter um gestor atento e habilidoso por perto.
Na opinião do sócio-fundador da consultoria de gestão Muttare, Tatsumi
Roberto Ebina, por exemplo, somente um bom líder pode fazer a diferença nessas
situações e, quem sabe até, ser capaz de transformar uma possível frustração, em
oportunidade. “Ao perceber uma baixa performance do profissional e até mesmo um
certo abatimento, o gestor deve convidar o colaborador em questão para um
bate-papo para detectar o que está acontecendo”, explica.
Para ele, apenas desse modo é possível entender o ponto de vista do
colaborador e então orientá-lo para que o mesmo possa buscar seus objetivos.
Passo-a-passo
Habilidades à parte, o importe é que o gestor esteja sempre um passo à
frente de sua equipe e se antecipe à qualquer investida de colaboradores, que
possam ter ficado insatisfeitos com a decisão.
“Ele não deve esperar que um profissional o procure. Dependendo do perfil do
contratado, tal questionamento pode ser feito de forma tempestiva e isso não é
apropriado”, diz a manager da divisão de RH da Michael Page, Thais Teperman.
Mas então, como solucionar a questão? Para Ebina, a maneira mais viável de
resolver o impasse é realmente por meio de uma conversa,na qual o líder possa
averiguar os motivos que causaram tal desmotivação. “Sem esse papo fica difícil
não frustrar alguém que esperava uma promoção”, diz.
Para entender a mente do profissional, o gestor deverá esclarecer as razões
que levaram tal colaborador a crer que o mesmo possuía as habilidades
necessárias para o cargo em questão. Feito isso, é preciso ser franco: se o
mesmo achar que possuía a expertise necessária, o gestor deverá explicar as
razões de sua escolha.
“Um líder habilidoso deve sempre testar os funcionários que se acharem
capazes por meio de novas oportunidades e desafios. Esse pode ser o diferencial
para manter um profissional competente na empresa ou para perdê-lo para o
mercado”, diz Ebina.
Plano B
Uma boa alternativa para quem deseja manter a motivação de seus contratados
é aproveitar a ocasião para reverter o jogo. Ou seja, para traçar um plano de
ação que possa estimular o desenvolvimento de certas competências. “Dessa
maneira o contratado continuará motivado ao enxergar novas possibilidades”,
orienta Ebina.
E nada de comparações. Caso seja constatado que uma pessoa não possui o
perfil mais adequado, o gestor precisa explicar como tal colaborador pode
aprimorar seu trabalho se quiser ser promovido, e isso sem compará-lo a outros
profissionais que possam ter tido um melhor desempenho.
Profissional: como agir
Uma boa dica para os profissionais que não possuem a sorte de contar com um
líder atento por perto é convidar o superior para uma conversa. Nessa hora, nada
de timidez ou grandes arroubos emocionais; a recomendação é sempre fazer uso do
bom senso.