Dez Pontos Essenciais para Abrir uma Empresa com Sucesso
“Você está, agora, diante de uma nova experiência.
Dedique-se a ela de corpo e alma, e verá surgir o próximo degrau de evolução.” (Taniguchi)
Você detectou que tem capacidade empreendedora e pretende tornar-se um
empresário, parabéns! Agora, observe os pontos essenciais abaixo para ter a sua
idéia realizada com o máximo possível de acertos e muito sucesso:
1. Ver-se trabalhando no negócio
Imagine-se frente àquele tipo de empreendimento. Algumas pessoas resolvem abrir
empresas somente porque ouviram dizer que o mercado está propício para tal
atividade. Se você não sentir-se bem – fazendo o que gosta ou aprendendo a
gostar da sua atividade – não será feliz e, consequentemente, seu negócio estará
fadado ao fracasso. Se houver sócios, veja-os também, ao seu lado: é agradável?
Estude, pesquise, conheça e adquira habilidades gerenciais, que são vitais a
qualquer empresário.
2. Escolher um ponto adequado ao negócio
A escolha do ponto é vital para seu negócio. O que você deve considerar é se
precisará do fluxo de muitas pessoas (neste caso considere um ponto de frente de
rua ou em shopping) ou se seu negócio não depende deste fluxo. Verifique o valor
do metro quadrado dos locais onde pretende instalar sua empresa e veja as outras
opções como necessidade de estacionamento. Talvez a escolha de uma sala, ou de
um galpão ou até mesmo um ponto em ruas secundárias pode resolver o seu problema
de localização. Essa escolha deve levar em conta o conforto dos seus clientes, o
fluxo de pessoas e ainda a distribuição do seu produto. E não deixe de
considerar a venda pela internet.
3. Projetar quanto precisa para abrir a empresa
Faça as contas. Projete tudo que precisará, incluindo o capital de giro, que é o
investimento necessário para suprir as despesas em períodos em que ainda não há
entrada em caixa. Considere a compra de máquinas, instalações, reformas no
ponto, consultorias e não esqueça do item “divulgação” do seu negócio. Projete
sempre um investimento maior, para evitar surpresas.
4. Projetar Receitas
Faça pesquisas sobre o tipo de atividade que pretende abrir em negócios
similares. Descubra quanto é viável faturar nos meses iniciais. Projete Receitas
menores e para, pelo menos, um ano e não se empolgue muito. Se as receitas
surpreenderem positivamente, ótimo!
5. Projetar Despesas
Aluguéis, energia elétrica, custo das mercadorias vendidas, telefone, salários,
contador, taxas diversas, internet, impostos, divulgação, material de
escritório, pro-labore dos sócios que trabalharão na empresa. Tudo isso e mais
um pouco deve ser projetado para que você tenha a real noção de quanto irá
precisar para manter a sua empresa aberta. Prudência não faz mal: projete
despesas maiores.
6. Planejar o Marketing (vendas, produtos, preço dos produtos,
divulgação, distribuição)
Essencial na vida de toda empresa conhecer o marketing, sem vendas a empresa não
existe. Para vender bem é necessário ter políticas para escolha ou lançamento de
produtos, formas de divulgação da empresa, equipe de vendas forte, treinada e
motivada, preços de produtos adequados à estratégia da empresa – não sem
considerar o mercado – e uma distribuição eficiente. Isso tudo para atender
àqueles que farão o seu sucesso: seus clientes internos e externos.
7. Conhecer as necessidades legais
Não deixe de legalizar sua empresa. Empreendimentos legalizados faturam até
quatro vezes mais que os informais. Consulte um bom contador, que será seu braço
direito na legalização do seu negócio, fazendo um planejamento tributário
estratégico adequado a sua atividade.
8. Organizar a administração e gestão
Sem planejamento não há perpetuação. Organize sua empresa como se ela fosse
futuramente transformar-se em uma franquia. Documente tudo, planeje o
organograma, projete a sua necessidade de capital humano e como mantê-los na
empresa. Elabore missão e visão da empresa, controles adequados e não esqueça
que serão necessários alguns líderes para esse negócio andar.
9. Pessoas
As empresas são projetadas para realizar os sonhos de pessoas. Os seus, o sonho
de seus clientes, de seus colaboradores, seus fornecedores e até, indiretamente
das pessoas que você não conhece, através dos programas sociais governamentais
que você mantém através dos impostos. Considere em todo o processo que todos
precisam estar felizes, motivados, tendo alegria ao relacionar-se com sua
empresa. As empresas têm uma missão social antes de mais nada. Pesquise o que
essas pessoas desejam com o seu negócio, a sua atividade. E atenda a esses
anseios. O lucro virá como conseqüência.
10. Escrever isso tudo no Plano de Negócios
Se você já pensou nos itens anteriores, agora é a hora de colocar isso tudo no
papel e seja bem-vindo ao que chamamos de Plano de Negócios. Por mais simples
que seja, o plano de negócios é o seu empreendimento no papel antes de você
gastar dinheiro. Servirá para analisar a viabilidade naquela hora, local e com
as pessoas que você tem em mente. Se não der certo no papel, reveja tudo, item
por item, e refaça o que for necessário.
Boa sorte e sucesso!
Zenaide Carvalho