Nada mais pode encantar um cliente que ser ouvido. Neste mercado dinâmico e
com novos cenários de negócios, as estratégias e táticas de ação devem mudar com
freqüência, pois aquilo que deu certo no passado e no presente, pode não valer
mais no futuro; por isso, é de vital importância repensar suas esferas de ação,
procurando integrar suas ações de vendas com o que a empresa deseja e,
principalmente, com as necessidades do seu cliente. Cabe lembrar que todo e
qualquer cliente quer apreço, atenção, empatia, respeito e ser atendido do modo
que ele considera adequado; assim, ele sempre apreciará o seu esforço.
Todo vendedor competente sabe identificar as ações necessárias para alcançar os
objetivos e as metas estabelecidas. Se necessário, reformule suas metas e
consiga resultados eficazes. Como fazer isso? Simples: ouça o seu cliente, pois
assim suas vendas sempre serão sustentadas e fortalecidas.
A integração e o desejo real de entender o seu cliente podem ser um desafio, mas
ajudarão a manter sua empresa tão competitiva quanto as demais; além disso, ela
passará a ter um diferencial importante. Somente utilizar o pós-vendas não é
mais suficiente; as empresas notáveis, além disso, encantam os seus clientes e
valorizam os seus desejos; utilizando a criatividade, elas encontram
alternativas eficientes.
Fidelização
Num rápido exercício, podemos pensar: fornecer simplesmente o que o cliente
deseja, já não traz mais os resultados esperados; hoje em dia, ele quer ser
apreciado, quer que você dê atenção às suas reais necessidades. O que o cliente
valoriza? Os consumidores atuais estão, sem dúvida, mais exigentes; então, você
deve conhecer profundamente o que vende e ter argumentos consistentes para
fidelizar o cliente, pois, assim, sua empresa continuará na competitividade.
Ouvindo o cliente, sua empresa terá sempre atrativos diferenciais,
relacionamentos produtivos, integrados e estará sempre motivada a ações
inovadoras de venda. É um trabalho árduo, mas imprescindível; lembre-se: é
melhor ouvir o seu cliente antes que o seu concorrente faça essa “gentileza”
para você.
Na verdade, é o cliente que sugere a inspiração do que deve ser feito, pois a
empresa não sobrevive sem os mesmos. Ouvir o cliente e encantá-lo é estimular a
cooperação e favorecer a autonomia, tanto dos profissionais quanto da empresa.
Então, chegue mais “perto” de seu cliente, ouça-o com atenção, integre-se às
suas necessidades e valorize os seus desejos, pois o conhecimento de ontem pode
não atender às solicitações de hoje – as necessidades mudam. A empresa deve ser
assertiva e os clientes, além de compreendidos, devem ser surpreendidos!