A temporada de férias já começou e muitos já estão contando os dias para
embarcarem, enquanto outros iniciam agora o planejamento da viagem.
Para quem deixou para a última hora, a atenção com a compra das passagens e
pacotes deve ser redobrada. Para aqueles que estão para embarcar, a atenção deve
se voltar à qualidade dos serviços e produtos que adquiriram.
Para os dois casos, a ProTeste – Associação dos Consumidores dá dicas para
que o descanso não acabe deixando você estressado devido aos problemas que uma
viagem pode ter.
Planejando a viagem
Para os que estão planejando a compra de pacotes agora, o órgão de defesa do
consumidor recomenda fazer um roteiro detalhado. “Uma boa dica é ouvir a opinião
de quem já fez os roteiros que planeja visitar”, afirmou a entidade, por meio de
nota.
Pesquisar o máximo de informações possíveis sobre o local que se quer visitar
também ajuda não só no conforto da viagem, como na segurança. E isso inclui
desde informações de infraestrutura e trânsito a dados climáticos. “Avalie se a
região que pretende visitar é sujeita a riscos de enchentes e desabamentos, que
possam obstruir as estradas ou causar soterramento”.
Depois de escolhido o local certo, inicie a pesquisa de preços. Procure em
sites especializados, que comparam preços, nas páginas das companhias aéreas e
hotéis. Se achar melhor, solicite ajuda a uma agência de viagem autorizada.
Para saber se a empresa está legalizada, consulte o portal Cadastur, do
Ministério do Turismo, que dará todas as informações necessárias sobre a
agência, e também no Tribunal de Justiça do seu estado, que apontará se a
empresa tem registros de reclamações.
Na hora de fechar o pacote, leia o contrato com atenção e não aceite regras
abusivas que permitam a mudança de itens do pacote como hotéis e passeios.
Confira todas as cláusulas do documento, inclusive aquelas que tratam das multas
em caso de desistência e as formas de pagamento.
O órgão de defesa do consumidor também aconselha guardar os comprovantes de
pagamento e todos os documentos e propaganda relacionados ao seu pacote.
Rumo ao descanso
O fechamento do pacote e a compra da viagem não são sinônimos,
necessariamente, de uma viagem tranquila. Mesmo com tudo acertado, os
consumidores ainda correm risco de terem problemas durante o período de
descanso.
O mais comum é a divergência entre o que foi contratado e o que é oferecido
ao consumidor. “Se você passou por um constrangimento, deve entrar em contato
com a agência de turismo e fazer sua reclamação, exigindo acomodação em um local
de qualidade igual ao que foi contratado”, disse o órgão de defesa.
A ProTeste ressalta que o consumidor tem o direito de pleitear uma acomodação
equivalente àquela que foi contratada, ainda que não haja vagas disponíveis no
hotel. “Se você não tiver êxito, a solução é reclamar na Justiça, buscando uma
indenização por todos os transtornos”. A entidade ressalta que a agência é a
responsável por tudo o que oferecer a você e por todo o serviço que for
contratado.