Uma boa conversa pode garantir um novo emprego, uma colocação melhor e, o que
é mais importante, a simpatia dos colegas, dos vizinhos e até da família. Mas
"conversar" é uma via de mão dupla. Nós conversamos "com alguém", o que
significa que também "ouvimos", "prestamos atenção" ao que o interlocutor tem a
dizer. Só assim a comunicação funciona.
Epíteto um filósofo grego que viveu entre 55 e 135 d.C, costumava dizer:
"Temos duas orelhas e uma boca; assim, devemos ouvir duas vezes mais do que
falar". Assim, mais do que ouvir o interlocutor, precisamos "senti-lo", entender
a linguagem não-verbal de cada frase. Quanto mais perceptivos nos tornarmos,
melhor o resultado da nossa comunicação.
O primeiro passo para a boa comunicação é - controle sua ansiedade. Numa
conversa, seja entrevista de emprego ou bate-papo com amigos, não se comporte
como aquele aluno sabe-tudo, que está sempre pronto para levantar a mão, nem bem
a professora faz uma pergunta. "Sintonize-se" para que
haja troca. Sorria. Reclame, quando necessário. Reaja. Mas sempre com bom-senso.
Em segundo lugar, pense no que vai falar. Alguns poucos segundos gastos para
colocar suas idéias em ordem produzem um efeito maravilhoso nas palavras que
você pronuncia e nas pessoas que as ouvem.
Em terceiro lugar, preocupe-se também com a sua linguagem não-verbal. Para
evitar interpretações equivocadas a respeito do que você está dizendo, olhe de
frente para as pessoas com quem conversar. Fale alto o suficiente para que todos
o ouçam, mas só grite se for necessário (e quase nunca é necessário).
Em certa altura da conversa, mais importante do que responder é saber perguntar.
Uma pergunta bem formulada ajuda você a não falar demais e o interlocutor a
expressar melhor
suas opiniões. A pergunta bem feita também permite manter o interesse e a
continuidade da conversa.
As pessoas mandam muitos sinais não-verbais quando falam de assuntos que
consideram importantes. Aprenda a reconhecê-los para poder entender as
prioridades de cada interlocutor e ir direto ao ponto, quando responder.
Pratique com afinco a "compreensão dinâmica": ouvir com a mente e a imaginação.
Só assim você consegue ter a "empatia" necessária para continuar conversando.
Para quem não sabe, "empatia" é a capacidade que nós podemos desenvolver para
nos colocar
no lugar do outro e sentir como ele, entendendo melhor o problema dele.
Por fim, lembre-se: mais do que uma arte, ouvir é uma bênção que você precisa
dividir com seus semelhantes. Pratique.