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Carreira / Emprego - A arte de ouvir 

Data: 15/12/2008

 
 

Uma boa conversa pode garantir um novo emprego, uma colocação melhor e, o que é mais importante, a simpatia dos colegas, dos vizinhos e até da família. Mas "conversar" é uma via de mão dupla. Nós conversamos "com alguém", o que significa que também "ouvimos", "prestamos atenção" ao que o interlocutor tem a dizer. Só assim a comunicação funciona.

Epíteto um filósofo grego que viveu entre 55 e 135 d.C, costumava dizer:
"Temos duas orelhas e uma boca; assim, devemos ouvir duas vezes mais do que falar". Assim, mais do que ouvir o interlocutor, precisamos "senti-lo", entender a linguagem não-verbal de cada frase. Quanto mais perceptivos nos tornarmos, melhor o resultado da nossa comunicação.

O primeiro passo para a boa comunicação é - controle sua ansiedade. Numa conversa, seja entrevista de emprego ou bate-papo com amigos, não se comporte como aquele aluno sabe-tudo, que está sempre pronto para levantar a mão, nem bem a professora faz uma pergunta. "Sintonize-se" para que
haja troca. Sorria. Reclame, quando necessário. Reaja. Mas sempre com bom-senso.

Em segundo lugar, pense no que vai falar. Alguns poucos segundos gastos para colocar suas idéias em ordem produzem um efeito maravilhoso nas palavras que você pronuncia e nas pessoas que as ouvem.

Em terceiro lugar, preocupe-se também com a sua linguagem não-verbal. Para evitar interpretações equivocadas a respeito do que você está dizendo, olhe de frente para as pessoas com quem conversar. Fale alto o suficiente para que todos o ouçam, mas só grite se for necessário (e quase nunca é necessário).

Em certa altura da conversa, mais importante do que responder é saber perguntar. Uma pergunta bem formulada ajuda você a não falar demais e o interlocutor a expressar melhor
suas opiniões. A pergunta bem feita também permite manter o interesse e a continuidade da conversa.

As pessoas mandam muitos sinais não-verbais quando falam de assuntos que consideram importantes. Aprenda a reconhecê-los para poder entender as prioridades de cada interlocutor e ir direto ao ponto, quando responder.

Pratique com afinco a "compreensão dinâmica": ouvir com a mente e a imaginação. Só assim você consegue ter a "empatia" necessária para continuar conversando. Para quem não sabe, "empatia" é a capacidade que nós podemos desenvolver para nos colocar
no lugar do outro e sentir como ele, entendendo melhor o problema dele.

Por fim, lembre-se: mais do que uma arte, ouvir é uma bênção que você precisa dividir com seus semelhantes. Pratique.



 
Referência: curriculum.com.br
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :