“Qualquer situação em que você reúne pessoas para uma atividade conjunta, com
um objetivo específico, caracteriza uma dinâmica”, define Tatiana Wernikoff,
sócia-diretora do IPO (Instituto de Psicologia Organizacional). “A situação mais
comum é a dos processos seletivos”, completa ela.
A dinâmica é a atividade que leva o grupo a uma movimentação, a um trabalho
em que se perceba, por exemplo, como cada pessoa se comporta em grupo, como é a
comunicação, o nível de iniciativa, a liderança, o processo de pensamento, o
nível de frustração, se aceita bem o fato de não ter sua idéia levada em conta.
Além disso, os selecionadores usam essa técnica para descobrir e avaliar como
o grupo se comporta em relação a cada componente. Segundo Tatiana, a dinâmica de
grupo em seleção sempre tem como objetivo observar o comportamento na situação
de grupo e na maneira de ser do indivíduo.
Dinâmica de grupo é um instrumento de aproximação de interesses. Para as
organizações, não adianta só buscar o melhor profissional do mercado, mas também
aquele que se adapta às suas necessidades. Para os profissionais, funciona do
mesmo jeito. É preciso haver sintonia.
Profundidade
De acordo com Tatiana Wernikoff, a dinâmica não é uma técnica que permite
conhecer profundamente a personalidade da pessoa. Para isso existem outras
atividades, como avaliação psicológica e entrevistas em diferentes níveis de
profundidade. Atualmente, as dinâmicas estão leves e divertidas, os
selecionadores costumam explicar os motivos de cada atividade e o candidato tem
o direito de saber a utilidade de cada uma delas.
Os processos de dinâmica invasivos já caíram em desuso, pois hoje sabe-se que
não é necessário submeter os profissionais a situações desagradáveis,
humilhantes, para diagnosticar suas características. Um tipo bastante comum de
dinâmica que constrange é aquela em que o condutor questiona e coloca em
conflito as opiniões e os valores dos candidatos, até que eles percam a cabeça
ou se sintam inseguros.
Fases da dinâmica
Tatiana Wernikoff, do IPO, ajudou-nos a definir para você as etapas das
dinâmicas de grupo aplicadas nos processos seletivos. Confira:
Apresentação
Pode ser feita só oralmente, quando cada participante fará uma pequena descrição
de sua vida pessoal e profissional. Pode ser também uma apresentação mais
dinâmica, na qual os candidatos recebem cartolina, jornais, revistas, tesoura,
cola, canetas. O objetivo é fazer com que cada um se defina usando esses
recursos. É permitido escrever, desenhar, colocar recortes de revistas, colar
ilustrações. Serve para "quebrar o gelo" e fazer com que todos se conheçam.
Aquecimento
Essa fase pode ser a primeira ou a segunda. O aquecimento serve para quebrar o
gelo ou desacelerar a equipe. Isso quer dizer que o facilitador da dinâmica
precisará fazer uma leitura corporal do grupo para saber se há entrosamento. A
partir daí define-se o tipo de aquecimento, que pode ser físico, para relaxar e
diminuir a empolgação, ou algum tipo de jogo que proporcione oportunidades de
integração do grupo. Um exemplo é o jogo da batata quente. Cada pessoa, ao
receber a bola, precisa terminar a frase dita pelo condutor da dinâmica. "Eu
gosto de ...", "Me tira o sono...", "O que me entristece é...","Às vezes eu me
sinto como...".
Atividade Principal
Pode ser subdividida em três tipos:
Execução ou Realização - construção de um produto ou um
projeto, como uma campanha de marketing, por exemplo. Nesse caso, propõe-se aos
candidatos que criem um produto inovador, apresentando viabilidade de custo,
estratégia de marketing, tempo de retorno e público-alvo. Com isso, verifica-se
criatividade, jogo de cintura, dinamismo, clareza de idéias, conhecimento do
mercado, visão, comportamento em relação ao grupo, sintonia, e o principal, de
que forma cada integrante contribui para isso.
Comunicação - é sempre baseado em debates ou histórias. O grupo
é dividido em duas partes, depois é apresentado um tema da atualidade
(geralmente polêmico) sobre o qual os participantes discutirão para desenvolver
argumentação pertinente. Avalia-se capacidade de argumentação, conhecimento do
assunto, poder de negociação, relacionamento interpessoal, facilidade de expor
idéias, maturidade e nível cultural.
Situacional - pode ser feito verbalmente ou através da
aplicação de questionários. Diante da apresentação de uma situação relacionada a
problemas cotidianos das empresas, cada participante deve apontar possíveis
soluções. O grupo pode ser dividido em duas equipes e, então, cada uma apresenta
suas soluções. O objetivo é checar capacidade de compreensão, de síntese,
liderança, habilidade analítica, aceitação do que foi exposto pelo grupo
oponente, poder de negociação, coesão do grupo e maturidade. Outro exemplo:
diante de uma situação em que um barco está afundando, lança-se a pergunta: quem
você salvaria? O facilitador demonstra o perfil de cada um dos ocupantes do
barco e cada um faz sua escolha. Esse tipo de dinâmica vai identificar os
valores (econômico, religioso, humano) e se você é uma pessoa mais sonhadora,
prática, organizada ou desregrada.
Resgate
Alguns profissionais de Recursos Humanos têm utilizado essa técnica para saber o
que os candidatos acharam das atividades. Ouvem suas opiniões e argumentam
dentro daquilo que é possível revelar. Também é conhecida como feedback.