David G. Javitch, Ph.D. em gestão empresarial e colunista da Entrepreneur,
apontou cinco mitos em relação à motivação e dez maneiras rápidas de motivar os
funcionários de uma empresa.
Segundo Javitch, os mitos são:
- Dinheiro motiva: apesar de deixar o funcionário empolgado com a função e a
empresa, pesquisas indicam que aumento salarial ou bônus caem no esquecimento
dos agraciados em seis meses.
- Manter os funcionários felizes é importante: para agradar os funcionários
durante os intervalos e almoços, algumas empresas oferecem videogames, outras
autorizam chamadas telefônicas de longa distância. Segundo Javitch, isso é
ineficiente. A satisfação dos funcionários durante os intervalos não significa
que eles terão melhor rendimento durante o expediente.
- É melhor ignorar os conflitos: muitos empresários estão tão preocupados em ser
legais com os funcionários que acabam fugindo de suas responsabilidades. Não
repreender um empregado com comportamento instável não leva a nada.
- Algumas pessoas são desmotivadas por natureza: todo mundo pode ser motivado,
mas por razões diferentes. O desafio de um bom líder é descobrir o que motiva um
funcionário displicente (isso se valer a pena manter a pessoa na empresa, claro)
- Funcionários inteligentes não precisam ser motivados: todo empresário quer
pessoas inteligentes na equipe. Eles são mais rápidos para aprender, se adaptam
facilmente e produzem mais. Infelizmente, inteligência e auto-motivação não
andam lado a lado, segundo Javitch. Um funcionário inteligente também precisa se
sentir motivado.
O especialista cita ainda dez rápidas maneiras de motivar a equipe:
1 - Elogie o funcionário com um “bom trabalho”, ou até mesmo por um bom
trabalho realizado parcialmente;
2 - Se um funcionário está desestimulado, envolva-o em discussões sobre maneiras
de criar uma atmosfera mais satisfatória, incluindo promoções;
3 - Deixe claro quais são suas expectativas;
4 - Tenha certeza que a função do funcionário envolve uma variedade de
atividades;
5 – Deixe claro que a função dele impacta no resultado de um processo;
6 - Tenha certeza que o funcionário sente que a função é significante;
7 - Dê um feedback. Aponte aspectos positivos e negativos do funcionário durante
o processo;
8 - Dê autonomia ao funcionário (baseado em experiências prévias, claro);
9 - Amplie as responsabilidade de um funcionário durante a execução de uma
tarefa;
10 - Disponibilize a oportunidade de crescer.