O que motiva os empregados?
Não existe uma receita pronta ou fórmula mágica para motivar. O resultado é uma
combinação de um conjunto de técnicas e fatores aplicados pela gerência, e que
depende ainda da cultura da organização.Para melhorar o ambiente da empresa e
inspirar seus empregados, a gerência deve combinar algumas técnicas de
motivação, começando por adotar uma política transparente e abrangente
de promoção dos próprios empregados.
Hoje em dia, a maioria das pessoas está julgando o compromisso da empresa em
relação a seus funcionários, em função das oportunidades disponíveis, para
desenvolver todo o potencial de fazer carreira. O reforço positivo tem que ser
usado de maneira continuada, para que aconteça o melhor desempenho dos
empregados.O que mais desmotiva os empregados ?
- dar a mesma recompensa a todos no fim do ano, independente do desempenho
individual;-usar ameaças ou coação para que o trabalho seja realizado;
-tratar os empregados de forma burocrática e não como pessoas;Pense
nisto: Motivar é tratar as pessoas com dignidade e respeito.
Motivar é reconhecer o valor, as competências técnicas e humanas do funcionário.
O ser humano tem coração, tem sangue, emoções e sentimentos. Você já parou para
observar como tem gente desmotivada trabalhando nas organizações? O cliente pede
até pelo amor de Deus, para que um funcionário da loja, seja educado,
gentil e atencioso, enfim, que preste um bom atendimento. Continua muito elevado
o nível de desmotivação da força de trabalho das organizações públicas e
privadas.
Qual é o maior erro da gerência?
“Insistir em motivar os trabalhadores de hoje com as técnicas de
motivação de ontem.”“10” técnicas de motivação para
melhorar o desempenho dos funcionários:
1. Dar Feedback e as informações necessárias aos
empregados para a realização de um bom trabalho.2. Dar ao empregado as
ferramentas e equipamentos modernos que funcionam, além de uma meta desafiadora
e interessante para executar;
3. Enviar uma mensagem escrita ao empregado elogiando seu desempenho.
4.Cumprimentar pessoalmente o funcionário por um trabalho bem feito, dar
parabéns, lembrar da data de aniversário e comemorar as metas batidas.
5. Criar canais de comunicação fáceis de usar, para aproveitar melhor as idéias
dos empregados, e envolvê-los em decisões sobre suas funções.6. Usar o
desempenho como referência para a promoção, além de adotar uma política
abrangente de promoção dos empregados.
7. Dar ênfase ao compromisso da empresa com a manutenção do emprego a longo
prazo.8. Aprender com os próprios empregados sobre aquilo que os motiva.
9. Remunerar os empregados de forma competitiva, em função dos resultados
alcançados, valores e competências.10. Reconhecer as necessidades pessoais
dos empregados.