Consumidores inadimplentes estão dispostos a pagar suas dívidas. De acordo
com levantamento realizado pela Serasa, durante a primeira quinzena de outubro,
a pedido do Instituto Geoc (Gestão de Excelência Operacional em Cobrança),
permanecer endividado tira o sono de 79% dos 670 entrevistados.
Para o presidente do Geoc, João Leme, pagar as contas é uma das prioridades do
inadimplente. No entanto, a falta de orientação sobre como proceder e a ausência
de condições favoráveis são apontadas como entraves na hora de quitar a dívida.
Negociação
A pesquisa apontou que a qualidade de saber ouvir e um bom desconto para a
solução do débito são os pontos mais valorizados na negociação. Dos
entrevistados, 90% disseram preferir um abatimento na dívida na hora do
pagamento a um prazo maior para o pagamento.
"Isto indica que os credores devem se esforçar para proporcionar condições para
que os consumidores consigam liquidar sua dívida e rapidamente retornar ao
mercado, realimentando o ciclo econômico", afirma João Leme.
De acordo com os números da Serasa, o Brasil apresenta um bom serviço para os
inadimplentes. Participaram da pesquisa consumidores das regiões Sul, Sudeste,
Nordeste e do Distrito Federal. Destes, 57,7% afirmaram que, quando foram
negociar uma dívida, o atendente compreendeu a situação. Além disso, 66,4%
disseram que, pelo telefone, foram atendidos por pessoas educadas.