"Nenhuma empresa é melhor do que o seu administrador permite".
(Peter Drucker)
Em meio a tanta turbulência do séc. XXI, mais do que nunca, a figura do
administrador dentro de qualquer organização, seja de pequeno, médio ou grande
porte, se tornou imprescindível.
Assim como o médico é essencial à vida de qualquer cliente, o administrador é
essencial em qualquer organização.
O séc. XXI vem recheado de incertezas, desafios e mudanças constantes, e ninguém
melhor para assumir riscos, com maior probabilidade de acertos, obtendo
resultado esperado, do que um administrador.
O administrador, sendo o grande responsável por toda organização, procura atuar
com muito comprometimento e envolvimento. Com o seu talento e competência irá
contribuir para que a organização a qual esteja inserido, não só sobreviva neste
mercado globalizado, onde a competitividade é tão acirrada, mas, permaneça
sólida no mesmo. E este constitui um dos grandes desafios para o administrador,
que com muita maestria, consegue realizar suas ações, pautadas na eficiência e
eficácia, obtendo resultados esperados e trabalhando sempre em prol da melhoria
contínua da organização.
Como agente desvelador da realidade em que vive, agente de mudança e de
transformação, o administrador através de seus conhecimentos e de sua visão,
realiza análise da organização e do mercado, verificando as oportunidades,
ameaças, as fraquezas e fortalezas, o que faz com que a organização a qual está
sob sua direção, faça um diferencial no mercado, transformando fraquezas em
fortalezas e ameaças em oportunidades.
As organizações devem reconhecer, que o administrador foi preparado para ocupar
o seu lugar no mercado e que contratando-o, só se tem ganho, pois, este
profissional é capaz de alavancar qualquer organização.
O administrador, através de uma visão sistêmica, visão esta, do todo
organizacional, desenvolve um trabalho de qualidade, conseguindo êxito em suas
ações com e através das pessoas que fazem parte de todo processo organizacional.
Através de sua competência, sabe muito bem atrair, manter e reter talentos,
enxergando cada funcionário como colaborador e como um dos maiores patrimônios
que a organização possui, realizando um trabalho, onde todos os departamentos
executam suas atividades em equipe, de forma harmoniosa, interligada, interagida
e inter-relacionada, conduzindo o processo de tal forma que todos não só
conheçam os objetivos organizacionais, mas trabalhem com colaboração,
cooperação, afinco e dedicação, em prol dos mesmos.
O administrador é um exímio identificador e solucionador de problemas. Age em
tempo hábil, procurando fazer do tempo o seu aliado e das pessoas que compõem a
equipe verdadeiros parceiros, proporcionando que a organização atenda as
perspectivas destes e que estes atendam as perspectivas da organização.
O administrador nunca deixa de atualizar seus conhecimentos, está sempre
buscando-os, pois, tem plena consciência que, o saber é inesgotável e que para
crescer profissionalmente precisa saber mais e mais, para assim, fazer o
diferencial no mercado.
Possui uma capacidade de relacionamento invejável, pois, sabe que depende das
pessoas para se obter o resultado desejado.
O administrador além de atuar com profissionalismo e de preocupar-se em demasia
com o seu nome, se preocupa também, com suas atitudes, comportamentos e
condutas, pois, sabe que é um ser humano notado e visado dentro e fora da
organização, tem consciência que seu estilo influencia o comportamento das
pessoas e que qualquer deslize é imperdoável e pode ter a conotação de perdas,
caso não sejam condizentes com a política organizacional em que está inserido.
Cidadania e ética são palavras que estão presentes de fato na vida profissional
de um administrador.
Sem o administrador, a organização não descobrirá o caminho, não saberá quais
estratégias utilizar e como resultado, não chegará a lugar algum.