Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Aposentadoria - Para se aposentar bem, é preciso investir em ações, diz especialista 

Data: 04/04/2011

 
 

Preparar-se financeiramente para a aposentadoria é uma das grandes preocupações dos brasileiros. E, de acordo com o gerente-geral do INI (Instituto Nacional de Investidores), Paulo Portinho, a renda variável é uma grande aliada desse planejamento.

"Para se ter uma ideia, fazendo contas rápidas, quem consegue guardar 20% do salário anual para a aposentadoria, se colocar esse dinheiro na poupança, vai demorar uns 67 anos para ter renda suficiente. Se a pessoa for boa de renda fixa e conseguir rendimentos maiores em títulos do Tesouro e previdência privada, vai demorar 32 anos. Já se a pessoa investir em ações, em empresas que paguem bons dividendos, em 16 anos, já deverá ter um patrimônio suficiente para se manter na velhice", explica e completa: "Teve uma época no Brasil que nossos juros eram de 26%, então era possível conseguir um bom montante com o dinheiro em renda fixa. Mas, agora, com juros de 10% e tendência de mais queda, os ganhos de renda fixa são muito pequenos, o investidor não terá tempo hábil de juntar o suficiente, se não for para a renda variável".

Próximo da aposentadoria
Para as pessoas que estão mais próximas da aposentadoria, o gerente também indica a renda variável para ampliar o patrimônio, mas com cautela. "Ninguém que construiu todo patrimônio fora do mercado de capitais deve, próximo à aposentadoria, colocar um grande montante em ações de uma única vez".

Segundo Portinho, a migração deve ser feita com tempo e cuidado. "É preciso ter tempo suficiente para entender o mercado de capitais e isso demora entre quatro meses a um ano. Além disso, um investidor novato demora cerca de um ano e meio para ganhar intimidade com as empresas nas quais ele investe, e essa intimidade é fundamental, afinal, entendendo as empresas, é possível tomar atitudes mais racionais", afirma.

Ainda de acordo com o profissional, quem não entende o mercado e as empresas deixa de ganhar dinheiro. "A questão não é perder, mas sim ganhar menos. Há empresas que pagam bons dividendos, mesmo sem crescer muito, e isso ajuda muito a ampliar o patrimônio. Sem conseguir identificar essas companhias, um investidor pode perder de 5% a 10% de rentabilidade no ano".

Apesar dos benefícios do mercado de capitais, Portinho faz questão de enfatizar: "quem está muito perto da aposentadoria, não pode migrar todo o patrimônio de uma vez. Senão o investimento vira uma roleta russa. Mas, ao entender como funciona o investimento em ações, vale a pena colocar um pouquinho a mais na renda variável", finaliza.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Tabata Pitol Peres
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :