Estudos comprovam que existem diversos traços de personalidade e
comportamentos em comum que diferenciam os profissionais de sucesso dos demais
profissionais. Partes destas competências são naturalmente adquiridas ao longo
de suas experiências de vida, e outras são forjadas pela necessidade de se
sobressair no mercado de trabalho. Vamos analisar 7 competências que acreditamos
serem relevantes para a gestão de qualquer carreira de sucesso:
Auto-motivação que é a capacidade de se motivar
continuamente, independente das situações adversas ou contratempos que possam
ocorrer em suas vidas. Hoje é mais importante para as empresas os profissionais
que se motivam sozinhos, independente de qualquer bônus no salário,
encorajamento dos superiores ou mesmo de palestra motivacionais;
Humor que é a arte de gerenciar o próprio estado de
espírito, para enfrentar o trabalho do dia a dia e a vida pessoal, mantendo
harmonia interior e alegria de viver;
Produção de conhecimento: capacidade de crescer
profissionalmente, adquirindo conhecimentos relativos a sua profissão, e que
sejam relevantes para a organização em que trabalha, como também para sua
carreira em particular;
Liderança: capacidade de dirigir pessoas e tirar o melhor
delas, levando-as a serem competentes e motivadas por trabalharem em equipe;
Relacionamento Interpessoal: capacidade de se comunicar com
as pessoas em geral de forma eficaz, fazer amigos e influenciar pessoas - poder
de persuasão;
Criatividade: capacidade de criar e perceber coisas novas,
gerar novas maneiras de fazer tarefas, e reinventar métodos, produtos, formas de
trabalhar;
Capacidade de sonhar exercício de imaginar coisas
impossíveis e criar condições para realizá-las. Fazer o impossível tornar-se
realidade pela imaginação, pela persistência e pela fé. Evidentemente que
existem outras qualidades necessárias ao desenvolvimento de uma carreira, como
também outras habilidades em um profissional que seriam importantes para as
organizações, mas estas sete competências certamente terão um peso fundamental
para projetar uma carreira de sucesso. Como liderar pessoas se você não souber
se relacionar com elas, não souber persuadi-las a fazer as tarefas difíceis?
Para criar o novo é preciso atitude, é preciso sonhar, é preciso imaginação.
Todavia, será necessário persuadir a equipe e conquistar aliados para as novas
idéias. Como exigir atitude e criatividade das pessoas dentro da organização se
você mesmo não é criativo, vive num estado de acomodação pessoal e profissional?
Como motivar as pessoas dentro da empresa se você mesmo precisa .ser
constantemente motivado? Como manter a organização num ambiente agradável se
você é o primeiro a perder o bom humor frente à menor dificuldade? A conclusão
que chegamos é a seguinte: os bons profissionais são importantes para as
empresas; os profissionais competentes são fundamentais para o sucesso de
qualquer organização; mas os líderes eficazes, sonhadores, motivados e bem
humorados são absolutamente imprescindíveis em qualquer forma de organização
empresarial.