A motivação em si envolve conceitos e ações muitas vezes complexas e segundo
alguns estudiosos, é algo intrínseco. Alguns indivíduos já nascem dotados de uma
automotivação inata, outros não. De um modo geral, é preciso buscar medidas
efetivas e constantes para que se mantenha "acesa" a chama da motivação. Através
de ações de incentivo simples e pontuais, é possível colher excelentes
resultados para equipes de vendas e atendimento.
Abaixo trago quatro dicas simples, eficazes e o melhor, quase sem custo para
a empresa aplicar em um setor de televendas:
1. Descontração. Um ambiente comercial não deve ser sisudo, mesmo que
seja um ambiente de vendas por telefone, ao contrario deve ser um ambiente
descontraído, bem humorado e alegre! Os vendedores precisam entrar no clima de
festa, de alegria, afinal vendas é dinamismo e como sentir-se dinâmico em um
ambiente apagado e sem graça? Aposte nisso e mude o clima! Decore o ambiente de
acordo com datas comemorativas, utilize cartazes com mensagens de incentivo,
gráficos, balões, vale tudo! Leve o clima de vendas para sua empresa!
2. Reconheça/Comemore. Uma das coisas que mais motivam as pessoas é o
sucesso e reconhecimento, todos gostam de se sentir vitoriosos, aproveite isso e
motive sua equipe, comemore cada boa venda atingida, cada conquista, utilize
sinos, cornetas, qualquer coisa que faça barulho e mostre quem vendeu mais, quem
atingiu metas propostas, mostre o vencedor! Use a criatividade e comemore as
conquistas alcançadas! Recompensas criativas como vale-presentes, uma tarde de
folga, ou até um comentário no informativo da empresa, podem ter efeitos
incríveis! Aproveite também feriados para dar presentes baratos para a equipe,
Natal, Páscoa ou dia dos namorados são ótimas datas para se promover campanhas
temáticas. Outra medida bem popular são os chamados vales-descanso, como o nome
já diz são vales onde as pessoas podem trocar por uma tarde de folga, sair uma
hora antes ou até, a depender do merecimento, folgar o dia inteiro. Idéias
simples, que muitas vezes não geram custo para a empresa e que trazem benefícios
excepcionais.
3. Estimule a competição. O fator competição é um dos mais importantes
em vendas, se não existe competição entre os vendedores, dificilmente eles darão
o melhor de si. Em um setor de vendas deve haver disputas, campeonatos, etc.
Isso traz ótimos resultados! O sabor da competição, de querer ser o melhor,
superar os outros, mexe muito com os vendedores fazendo com que eles dêem o
máximo e com isso vendam mais. O sabor da competição é um grande motivador.
Aproveite-o!
4. Afaste o Negativismo. E por fim, mas não menos importante vamos
falar de um vilão que muitas vezes tenta se alojar nas equipes de vendas das
mais diversas: o negativismo. Ambiente de vendas negativo e contaminado não
produz, por isso é tao importante um trabalho intensivo contra ele, a empresa
pode ter o melhor produto porem se a equipe estiver desmotivada dificilmente o
sucesso virá, procure fazer uma blindagem na sua equipe contra o negativismo,
proteger os vendedores contra crises e comentários negativos, isso é realmente
muito importante, pois até o melhor programa motivacional pode ser contaminado
por um ambiente negativo. Para isso vale tudo, ações participativas onde o
próprio vendedor se envolve nas tomadas de decisões, causas, objetivos e metas
da empresa, treinamentos e dinâmicas motivacionais, use ferramentas como faixas,
informativos, exemplo: coloque uma faixa em seu departamento de vendas com a
frase: "Aqui, proibida a entrada de crises, fofocas e pessoas negativas. Aqui é
lugar de gente positiva que quer vender e ganhar dinheiro!"Vale tudo na hora de
motivar e afastar o negativismo do seu ambiente de vendas, seja criativo!
Lembre-se: uma equipe motivada pode ser 50% mais produtiva que uma força de
vendas desanimada. Pense nisso e invista na motivação da sua equipe!