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Utilidades - Televendas: motivando a sua equipe 

Data: 21/10/2011

 
 
A motivação em si envolve conceitos e ações muitas vezes complexas e segundo alguns estudiosos, é algo intrínseco. Alguns indivíduos já nascem dotados de uma automotivação inata, outros não. De um modo geral, é preciso buscar medidas efetivas e constantes para que se mantenha "acesa" a chama da motivação. Através de ações de incentivo simples e pontuais, é possível colher excelentes resultados para equipes de vendas e atendimento.

Abaixo trago quatro dicas simples, eficazes e o melhor, quase sem custo para a empresa aplicar em um setor de televendas:

1. Descontração. Um ambiente comercial não deve ser sisudo, mesmo que seja um ambiente de vendas por telefone, ao contrario deve ser um ambiente descontraído, bem humorado e alegre! Os vendedores precisam entrar no clima de festa, de alegria, afinal vendas é dinamismo e como sentir-se dinâmico em um ambiente apagado e sem graça? Aposte nisso e mude o clima! Decore o ambiente de acordo com datas comemorativas, utilize cartazes com mensagens de incentivo, gráficos, balões, vale tudo! Leve o clima de vendas para sua empresa!

2. Reconheça/Comemore. Uma das coisas que mais motivam as pessoas é o sucesso e reconhecimento, todos gostam de se sentir vitoriosos, aproveite isso e motive sua equipe, comemore cada boa venda atingida, cada conquista, utilize sinos, cornetas, qualquer coisa que faça barulho e mostre quem vendeu mais, quem atingiu metas propostas, mostre o vencedor! Use a criatividade e comemore as conquistas alcançadas! Recompensas criativas como vale-presentes, uma tarde de folga, ou até um comentário no informativo da empresa, podem ter efeitos incríveis! Aproveite também feriados para dar presentes baratos para a equipe, Natal, Páscoa ou dia dos namorados são ótimas datas para se promover campanhas temáticas. Outra medida bem popular são os chamados vales-descanso, como o nome já diz são vales onde as pessoas podem trocar por uma tarde de folga, sair uma hora antes ou até, a depender do merecimento, folgar o dia inteiro. Idéias simples, que muitas vezes não geram custo para a empresa e que trazem benefícios excepcionais.

3. Estimule a competição. O fator competição é um dos mais importantes em vendas, se não existe competição entre os vendedores, dificilmente eles darão o melhor de si. Em um setor de vendas deve haver disputas, campeonatos, etc. Isso traz ótimos resultados! O sabor da competição, de querer ser o melhor, superar os outros, mexe muito com os vendedores fazendo com que eles dêem o máximo e com isso vendam mais. O sabor da competição é um grande motivador. Aproveite-o!

4. Afaste o Negativismo. E por fim, mas não menos importante vamos falar de um vilão que muitas vezes tenta se alojar nas equipes de vendas das mais diversas: o negativismo. Ambiente de vendas negativo e contaminado não produz, por isso é tao importante um trabalho intensivo contra ele, a empresa pode ter o melhor produto porem se a equipe estiver desmotivada dificilmente o sucesso virá, procure fazer uma blindagem na sua equipe contra o negativismo, proteger os vendedores contra crises e comentários negativos, isso é realmente muito importante, pois até o melhor programa motivacional pode ser contaminado por um ambiente negativo. Para isso vale tudo, ações participativas onde o próprio vendedor se envolve nas tomadas de decisões, causas, objetivos e metas da empresa, treinamentos e dinâmicas motivacionais, use ferramentas como faixas, informativos, exemplo: coloque uma faixa em seu departamento de vendas com a frase: "Aqui, proibida a entrada de crises, fofocas e pessoas negativas. Aqui é lugar de gente positiva que quer vender e ganhar dinheiro!"Vale tudo na hora de motivar e afastar o negativismo do seu ambiente de vendas, seja criativo! Lembre-se: uma equipe motivada pode ser 50% mais produtiva que uma força de vendas desanimada. Pense nisso e invista na motivação da sua equipe!



 
Referência: callcenter
Autor: Luciana Gomes
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

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