Cartas
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Reclamação
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Carta genérica de reclamação de serviço
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Além de guardar uma cópia da carta, é necessário que você tenha o comprovante de
que a empresa recebeu a original. Para isso, remeta a carta por fax, mediante a
impressão de comprovante de envio, ou pelo correio, com Aviso de Recebimento
(AR). Se entregar pessoalmente, leve uma cópia para a empresa protocolar.
(Local e data)
A (nome do fornecedor)
A/C (endereçar ao SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor ou à
diretoria da empresa)
Prezados senhores,
Eu, (nome), venho à presença de V. Sas. para expor e solicitar o que
segue:
- Identificação do produto/serviço: Primeiro, identifique o
produto ou serviço adquirido: para isso, indique a marca, o modelo e
o número do lote do produto ou da execução do serviço; a loja em que
foi adquirido o produto ou contratado o serviço, bem como o vendedor
que o atendeu; no caso de serviço, indique o nome do(s) profissional
(ais) que executou(aram) o trabalho, bem como o local da prestação
do serviço. Enfim, dê todos os elementos para que o fornecedor
identifique o produto ou o serviço que você adquiriu e relatar o
fato de forma clara e sintética.
- Relato do fato: Em seguida relate o problema de forma
clara e objetiva; Documentos: anexe à carta cópias de todos os
papéis que provam suas alegações (nota fiscal de compra do produto
ou recibo referente ao valor pago pelo serviço e orçamento do
serviço etc.). Na medida em que a empresa se convence do erro que
cometeu, muitas vezes ela procura resolvê-lo o pelo menos fazer um
acordo com o consumidor. Atenção! Guarde sempre o original dos
documentos, pois eles são a prova de seu direito.
- Solicitação: não se esqueça de concluir a carta com uma
solicitação. É preciso deixar claro o que se deseja com a carta (por
exemplo, no caso de vício do produto, pode ser a troca do produto ou
a devolução da quantia paga), e, para isso, nada melhor do que se
informar previamente para saber o que o CDC prevê em cada caso;
- Prazo para resposta: por fim, não esqueça de estabelecer
um prazo para o fornecedor lhe responder. Assim, se não houver
resposta no prazo fixado, dê prosseguimento à sua reclamação perante
os órgãos competentes (Procon, por exemplo).
Dessa forma, fica a empresa notificada de que, na falta de solução para
a presente reclamação, no prazo de (inserir um prazo razoável para que a
empresa atenda seu pedido) serão adotadas as medidas administrativas e
judiciais cabíveis.
Atenciosamente
__________________
(Nome e assinatura)
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