Cuidar da vida alheia é um esporte muito apreciado por algumas pessoas, vide
a profusão de realities shows na TV nos últimos anos. Contudo, segundo
especialistas, isso pode vir acompanhado da tão famosa fofoca, que pode ser
altamente prejudicial no ambiente de trabalho, sendo assim, veja algumas dicas
para se manter longe dela.
De acordo com o diretor do Monster Brasil, empresa de recrutamento e seleção
on-line, Rodolfo Ohl, ao perceber qualquer sinal de fofoca, o profissional deve
se ausentar e, se não for possível, evitar tecer comentários sobre o assunto.
“Ao perceber que as pessoas estão falando de alguém ou de algum assunto
constrangedor, o melhor a fazer é se afastar, ir tomar uma água, um café ou
mesmo focar em outra coisa”, diz ele.
Sutileza e bom humor
A vice-presidente de projetos da Associação Brasileira de Qualidade de Vida,
Sâmia Simurro, concorda, mas alerta que é importante ser sutil para não parecer
antipático perante os colegas.
“O profissional não deve se envolver, mas não deve adotar uma postura
antipática, pois a habilidade de se relacionar é importante. Sozinha, a pessoa
pode ficar vulnerável e acabar tendo dificuldades, por exemplo, de obter ajuda
nas questões profissionais e até mesmo passará a ser o alvo das fofocas dos
colegas”.
Uma alternativa para lidar com a situação, completa a especialista, é o bom
humor. “A pessoa pode tentar brincar com a situação, sem dizer exatamente o que
pensa”, afirma.
E se virar alvo?
Na opinião de Ohl, a melhor forma de evitar virar vítima de fofoca é nunca ser
um agente dela. Porém, se mesmo assim acontecer, o profissional deve avaliar o
quão prejudicial é o comentário antes de tomar qualquer decisão.
O mesmo sugere Sâmia, para quem é importante não ter reações precipitadas. “A
pessoa não deve tomar os comentários como verdades absolutas e deve focar no
trabalho e nos seus resultados. Assim, a fofoca não se sustenta e, com o tempo,
some”.
Por outro lado, dizem os especialistas, se o comentário for muito maldoso a
ponto de prejudicar a pessoa no trabalho, impactando no rendimento, vale uma
conversa, no sentido de esclarecer a questão, com os envolvidos e, dependendo da
gravidade do assunto, até mesmo com o líder.