Carreira / Emprego - O comportamento ético nas empresas
"Ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em
sociedade". (Adolfo Vasquez)Agir corretamente hoje não é só uma questão
de consciência. É um dos quesitos fundamentais para quem quer ter uma carreira
longa e respeitada. Em escolhas aparentemente simples, muitas carreiras
brilhantes podem ser jogadas fora. Atualmente, mais do que nunca, a atitude dos
profissionais em relação às questões éticas pode ser a diferença entre o seu
sucesso e o seu fracasso. Basta um deslize, uma escorregadela, e pronto. A
imagem do profissional ganha no mercado a mancha vermelha da desconfiança.
Ser ético é uma característica fundamental. Cada vez mais as organizações estão
adotando o hábito de checar o passado dos candidatos a alguma vaga. Quem tem a
ficha limpa sempre terá as portas abertas nas melhores empresas do mercado. Mas
afinal, como é esse profissional?Ser ético nada mais é do que agir direito,
proceder bem, sem prejudicar os outros. É ser altruísta, é estar tranqüilo com a
consciência pessoal. É também agir de acordo com os valores morais de uma
determinada sociedade.
Qualquer decisão ética tem por trás um conjunto de valores fundamentais.
Entre eles: ser honesto em qualquer situação, ter coragem para assumir decisões,
ser tolerante e flexível, ser íntegro, educado, fiel, humilde e prudente.
Empresas não são apenas entidades jurídicas, elas são formadas por pessoas e
só existem por causa delas. Por trás de qualquer decisão, de qualquer erro ou
imprudência, estão seres de carne e osso. E são eles que vão viver as glórias ou
os fracassos da organização. Quanto mais uma organização se destaca no mercado,
mais se deve preocupar com as relações éticas. Errar é humano, mas falhas éticas
destroem carreiras e organizações.
Para saber se uma empresa é ou não ética é preciso verificar a maneira como ela
se planeja e cria soluções para evitar deslizes e problemas. Prevenção é a
palavra de ordem em qualquer organização que valorize a ética nos seus negócios
e no ambiente de trabalho.
Ética gera questões extremamente delicadas e, na maioria das vezes, de foro
íntimo. Não existe uma receita universal, pronta e completamente eficaz para
resolver essas questões. A decisão sempre varia de pessoa para pessoa, de
consciência para consciência. Cada um tem seus limites, impostos por suas
crenças e pelas leis, e deve seguí-los.
O que fazer para andar com um pouco mais de segurança nesse terreno nebuloso?
Eis algumas estratégias:
- Não faça nada que não possa assumir em público.
- Avalie detalhadamente os valores da sua empresa. Certifique-se de eles
combinam com os seus.
- Trabalhe sempre com base em fatos. Não julgue baseando-se em suposições.
- Avalie os riscos de cada decisão que tomar. Meça, cuidadosamente, as
conseqüências do seu ato em relação a todos os envolvidos.
- Uma empresa ética exige não apenas produtos e serviços de qualidade, mas
também de conteúdo ético: recolher impostos, remunerar dignamente, preservar
a ecologia, o meio ambiente, interagir com lealdade e participar da
comunidade.
- Saiba ouvir. É aconselhável ouvir mais do que falar, especialmente em se
tratando de reclamações e consultas de clientes.
- Trabalhe bem com os temas polêmicos: todas as promessas ao cliente com
relação a atendimento e prazos, inclusive as mais informais, devem ser
rigorosamente cumpridas.
- Evite rivalidades. É necessário cultivar boas relações dentro e fora das
equipes.
- Nunca se esqueça que ninguém negocia com empresas, mas com as pessoas
das empresas. O caráter da empresa é o caráter que seus empregados têm.
- Evite clientelismos, privilégios e deixar vazar informações. Também é
ético assegurar-se de que as informações foram claras, completas,
transparentes e bem recebidas pelo outro.
- Não fume onde esta prática é proibida e apresente-se sóbrio ao trabalho.
- Planeje suas ausências no ambiente de trabalho, sempre que possível, de
modo a permitir fluxo normal das responsabilidades.
- Demonstre interesse pelo próprio desenvolvimento, participando de
reuniões, encontros e eventos de formação, treinamento e desenvolvimento.
- Seja pontual em termos do horário de trabalho. Observe políticas, normas
e procedimentos.
- Zele pelo bom nome da empresa. Comunique-se, relacione-se, aja de forma
irrepreensível, dentro e fora da organização.
- Aja de modo participativo, compartilhado, de modo que um problema em
qualquer ponto da organização seja responsabilidade de todos e de cada um.
- Tenha moral elevado e contribua para manutenção do clima de trabalho em
alto nível.
- Zele pelo bom nome dos colegas. Varra de sua vida a fofoca.
- Não se omita. Assuma seus erros. Quando perceber alguma coisa errada,
procure ajudar a consertar.
- Informações confidenciais não devem sair da empresa em hipótese alguma.
Ser e manter-se um profissional ético não é fácil de administrar, principalmente
para nós brasileiros que fomos criados sob a ética da lei de Gerson, do
jeitinho, da vantagem acima de tudo. Socialmente aprendemos que é preciso fazer
o correto, mas na informalidade impera a idéia de que não há nada de errado em
levar vantagem. Há corruptos em outros lugares do mundo, mas no Brasil pequenos
delitos são apoiados e até elogiados por amigos e pela família.Agir
eticamente sempre foi e será uma decisão pessoal. Nunca se esqueça, porém, de
que esse costuma ser um caminho sem volta. Para o bem ou para o mal.
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