Na dúvida, peça ajuda. A situação parece óbvia, entretanto, é grande o número
de pessoas que relutam em pedir ajuda, quando passam por algum apuro no ambiente
de trabalho. Os motivos para tal resistência vão desde receio do chefe até
orgulho em exagero.
Ao menos, esta é a opinião da consultora de Planejamento da Ricardo Xavier
Recursos Humanos, Jozete Bezerra, para quem as dúvidas devem ser esclarecidas o
quanto antes, evitando assim que a pessoa cometa um erro que prejudique a
empresa e, consequentemente, a própria carreira.
Além disso, alerta ela, postergar o pedido de orientação pode fazer com que a
pessoa não entenda processos futuros, resultando assim em uma queda considerável
no rendimento.
“A pessoa deve ter humildade para reconhecer que não está dando conta do que
lhe foi solicitado. Pedir ajuda não é demérito algum e pode evitar uma situação
constrangedora no futuro”, diz a consultora.
E o chefe?
Por outro lado, continua Jozete, o chefe precisa ter disponibilidade,
responsabilidade e atenção.
Um funcionário que está começando na empresa, por exemplo, deve ser
incentivado a perguntar. Quanto aos colaboradores mais antigos, o chefe também
deve atender com atenção às suas solicitações, não respondendo de forma
grosseira ou debochada, atitudes que acabam por desmotivar a equipe.
Além disso, o líder deve procurar tratar as dúvidas dos funcionários de forma
individual e não na frente de toda a equipe. No mais, diz a consultora, a
liderança precisa saber reconhecer quando não sabe e procurar ajuda, quando toda
a equipe tem dúvidas, por exemplo, se necessário.
“A palavra-chave é feedback e respeito ao limite do outro. A equipe é o
espelho do líder, se ela não corresponde, talvez ele é quem precise de ajuda e
necessite passar informações de outra maneira”.
Por fim, acrescenta Jozete, tanto líderes como liderados precisam ter
consciência de que não sabem tudo para não acabar errando.