O que fazer para ter sucesso na vida pessoal e profissional? Muita gente
pagaria uma boa grana para saber a resposta. No entanto, às vezes, tanto nos
negócios, quanto na vida pessoal, uma inexpressiva dose extra de esforço é que
separa o bom do excepcional.
Estamos falando do conceito 100 GRAUS. O que eu adoro neste conceito é que
você pode adotá-lo par vencer na vida. Poderá, por exemplo, ser 100 GRAUS em
atendimento, atitude, liderança, qualidade... ou quem sabe, optar por construir
a sua vida inteira em torno deste conceito, para se diferenciar e distanciar de
seus oponentes.
Só para lembrar, o conceito 100° é aquele que evidencia que a água a 99° está
muito quente, quase fervendo. Mas, não está fervendo. Com um grau a mais ela
ferve. E é justamente esse um grau a mais que faz toda a diferença, pois
fervendo a água gera vapor, o vapor pode mover uma caldeira e movimentar grandes
locomotivas, navios... O interessante é que a 99° nada disso seria possível.
Para ilustrar darei um depoimento de como uma pessoa 100° atendimento faz enorme
diferença em nossa vida. Recentemente, cheguei de uma de minhas longas viagens à
Ásia e tive que sair às pressas do aeroporto para o banco, a fim de cumprir
alguns compromissos inadiáveis. Tudo estaria perfeito, não fosse eu estar fora
do horário de expediente bancário e, para piorar ainda mais a situação, sem
talão de cheques e cartão de débito.
A minha empresa tem conta na agência do primeiro piso, e no segundo, fica outra
agência destinada a clientes especiais. Não acho que eu seja um cliente
especial, mas gosto que eles me tratem como se eu fosse.
Cheguei esbaforido (o relógio de temperatura da rua apontava 41° cravados). Eu
aguardava na porta da agência a autorização para o meu acesso. Como demorava,
implorei inutilmente à gerente de plantão (que fingia não me ver) para que
autorizasse o meu acesso. Ela, se quer, deu-se ao trabalho de levantar-se da
cadeira, e pelo interfone disse que eu deveria aguardar a minha gerente
autorizar o meu acesso. Apenas um detalhe: a tal “gerente” já foi responsável
pela conta da minha empresa.
Logo que adentrei a agência, a minha gerente Janaína, imediatamente,
providenciou pessoalmente um talão de cheque para mim, ajudou-me a organizar os
pagamentos e, de sobra, cuidou para que eu não entrasse na enorme fila dos
caixas (apesar do banco estar fechado ao público, havia muita gente aguardando
atendimento).
Em trinta anos, nunca contei com gerente tão eficiente, atenciosa, educada, que
me atendesse tão bem a ponto de motivar-me a escrever este artigo. Daí, convido
a você, a refletir sobre o que disse S. Brown: "Ninguém tem a felicidade
garantida. A vida simplesmente dá, a cada pessoa, tempo e espaço. Depende de
você enchê-los de alegria." E, se me fosse permitido agregar uma única frase, eu
diria: vale muito a pena ser 100 GRAUS em tudo que fizer.