Hoje, as empresas competitivas têm direcionado iniciativas no campo
motivacional, com o objetivo de estimular os profissionais a fazerem parte do
time e, com isso, alcançarem uma melhor performance. As ações direcionadas à
motivação são as mais variadas e dependem da realidade de cada organização, bem
como dos objetivos almejados. Há companhias, por exemplo, que investem em
programas de qualidade de vida, treinamentos lúdicos, além de iniciativas
focadas ao reconhecimento pelo engajamento dos funcionários.
Na MRS Logística S.A., por exemplo, foi lançado em março de 2009 um programa
de reconhecimento para os colaboradores, direcionado na importância do trabalho
em equipe, no direcionamento de esforços para alcançar resultados, na redução de
custos e na busca pela excelência na manutenção. Para colocar tirar o programa
"Campeonatos 2009 da Diretoria de Engenharia e Manutenção" do papel e levá-lo
para a prática, o primeiro passo da companhia foi criar um Comitê Gerencial,
formado por facilitadores de todas as gerências corporativas envolvidas no
processo.
A partir da formação do Comitê Gerencial foi possível estabelecer regras,
criar oportunidades e critérios de avaliação que estão diretamente relacionados
aos objetivos organizacionais da MRS, levando-se em consideração as
especificações de cada setor. O público-alvo da iniciativa é composto por cerca
de 900 colaboradores que atuam na Diretoria de Engenharia e Manutenção da
companhia.
A MRS Logística é uma concessionária que controla, opera e monitora a Malha
Sudeste da Rede Ferroviária Federal. A empresa atua no mercado de transporte
ferroviário desde 1996, quando foi constituída, interligando os Estados do Rio
de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. São 1.643 quilômetros de malha - trilhos
que facilitam o processo de transporte e distribuição de cargas numa região que
concentra aproximadamente 65% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e estão
instalados os maiores complexos industriais do país. Pela malha da MRS também é
possível alcançar os portos de Sepetiba/RJ e de Santos/SP (o mais importante da
América Latina).
Objetivos definidos - De acordo com Taine Graciele Machado,
coordenadora de Engenharia e Manutenção da MRS, ao instituir o programa de
incentivo a companhia determinou como principais objetivos:
1 - Garantir uma gestão efetiva das nossas rotinas de trabalho,
pois com uma rotina de trabalho bem controlada é possível garantir resultados
sustentáveis com menor necessidade de esforços e recursos.
2 - Criar mecanismos de reconhecimento e recompensa para
aqueles colaboradores que não têm metas individuais, premiando o bom desempenho
e a boa gestão. Dessa forma, a organização conseguiu avaliar a contribuição das
pessoas e das equipes para o resultado da empresa, premiando aquelas que
contribuem mais.
3 - Fortalecer o "Espírito de Equipe", através de regras e
indicadores que valorizam o resultado da equipe como um todo e que promovem uma
competição sadia entre diferentes equipes. Através da busca contínua pelos
melhores resultados, as equipes conduzirão a empresa para novos patamares de
excelência operacional.
Para participar do programa, os profissionais precisam estar enquadrados a
algumas regras, dentre as quais: não ter sofrido penalidade de afastamento; de
forma nenhuma esteja envolvido com acidentes ferroviários por falha funcional; o
número de faltas não seja igual ou superior a dois dias de trabalho sem
justificativas e, por fim, o funcionário de maneira alguma tenha sofrido
acidente pessoal por negligência.
Comunicação interna do programa - Um dos grandes desafios
enfrentados pela MRS para implantar o programa esteve relacionado ao fato das
equipes atuarem em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Era preciso fazer
com que as informações sobre o programa chegassem do mecânico - que atua dentro
de uma oficina e que tem acesso ao computador - até às pessoas que fazem
manutenção da linha férrea.
"Em parceria com a área de Comunicação, que conhece perfeitamente nosso
público, desenvolvemos canais de comunicação como a criação de um portal dos
campeonatos na intranet, onde todas as informações como regras, check-list
de auditorias, treinamento de 5S´s estão disponíveis para consulta. Temos também
quiosques disponíveis em locais de grande circulação de pessoas, cartazes,
manuais que nos auxiliam nesta divulgação", explica Taine Graciele Machado.
Para reforçar a campanha de comunicação interna, a empresa também promoveu
palestras, onde o diretor e os gerentes corporativos conduziram as reuniões de
apresentação dos Campeonatos 2009 da Excelência na Manutenção, bem como o seu
funcionamento da iniciativa. Um fato relevante foi que o processo de comunicação
tornou-se permanente, para não "esfriar" a iniciativa, porque para a companhia o
segredo do sucesso estaria justamente em garantir que a informação chegasse de
forma clara e transparente ao público interno.
Indicadores de reconhecimento - Para premiar os
colaboradores, a MRS precisava de indicadores de avaliação. Nesse sentido, o
campeonato foi dividido em duas categorias:
1 - "Categoria Resultados:" medido através de indicadores de rotina,
distribuídos para 66 equipes e mais de 900 colaboradores envolvidos no seu
controle e acompanhamento. Estes indicadores, por sua vez, mensuram o nível de
atendimento ao cliente, a confiabilidade do serviço prestado, a aderência ao
Plano de Manutenção, custo unitário da manutenção, entre outros. A aferição dos
resultados destes indicadores é feita por uma área corporativa, neutra, chamada
PPCM - Planejamento, Programação e Controle da Manutenção. Assim, a companhia
garantiu a transparência e a confiabilidade dos dados que estão disponíveis para
consulta para 100% dos participantes.
2 - "Categoria Meios": acontece através de auto-avaliações e auditorias
realizadas pelos Guardiães da Excelência, que são auditores capacitados para
este fim. Nesse caso específico são realizadas dois tipos de auditoria. A
primeira corresponde às Auditorias de Processo com o objetivo de garantir o
cumprimento de padrões e procedimentos. Há ainda a execução de auditorias 5S´s,
com o objetivo de garantir melhorias no ambiente de trabalho, reduzir
desperdícios, melhorar a segurança e estimular os profissionais sentirem orgulho
da empresa em que atuam.
A coordenadora de Engenharia e de Manutenção da MRS explica que a
receptividade dos colaboradores tem sido positiva. Para isso, ela argumenta que
o feedback surge através do recebimento de depoimentos, fotos e até
vídeos que retratam a satisfação dos próprios funcionários.
Os colaboradores que obtiverem melhores marcas poderão receber prêmios de até
1,8 salários. Outro dado importante é que a premiação será feita levando-se em
consideração um sistema semelhante ao da poupança. Ou seja, a cada trimestre, os
pontos alcançados serão revertidos em prêmios cumulativos, que, no final do ano,
serão entregues. Assim, se uma equipe não for bem nos primeiros meses e evoluir
ao longo do ano, poderá recuperar os resultados e chegar a uma premiação
significativa, valorizando o esforço de todos.
Benefícios do programa - Taine Machado afirma que os
resultados do programa motivacional adotado pela MRS já dá bons frutos. Dentre
esses, ela enfatiza: visão de processo; padronização e melhorias de processo;
aumento de produtividade; os colaboradores passaram a ter senso de
responsabilidade sobre o resultado, sendo ainda gerada a chance de a empresa
realizar um acompanhamento de resultados no dia-a-dia.
"Implantamos 5S´s em todas as oficinas de locomotivas e vagões e ao longo da
malha ferroviária. A moral das equipes foi elevada, contamos com resultados
mapeados em todos os níveis. Também passamos a gerar resultados sustentáveis com
menos recurso. Houve redução de custos de manutenção e os colaboradores
reconhecidos com base no seu desempenho", sintetiza a coordenadora de Engenharia
e Manutenção da MRS.