Na incerteza dos tempos atuais em que todo executivo está sendo
responsabilizado pelos resultados, você tem que ter ou desenvolver um gosto
especial por finanças. Você tem que saber justificar um pedido, quantificar as
contribuições à companhia e evitar, imediatamente, qualquer possível evasão de
lucros. Não importa quão eficaz é o seu estilo de gestão, ou quão inovadora são
suas idéias! Seu desempenho será medido real a real, até mesmo os centavos!
* O seu orçamento é o seu plano de negócios. Ele deve refletir tudo que você
pretende fazer. Se os números não fecham, talvez possa não ser um problema de
orçamento. Melhor reexaminar seu plano de negócios.
* Crie um fundo de contingência. Admita que imprevistos ocorrem. Qualquer coisa
pode custar mais do que você espera. Entregas de última hora, por exemplo, são
conhecidas por tirar dos trilhos muitos orçamentos.
* Documente tudo. O ideal é ter todas as informações de custo e possíveis
alternativas por escrito. Mantenha notas detalhadas sobre suas estimativas,
raciocínio e cálculos que lhe fizeram chegar aos tais números.
* Conheça os seus custos. Não chute! Se você não tiver condições de ter as
informações precisas, é sempre melhor superestimar as despesas e subestimar as
receitas.
* Monitore continuamente as despesas versus o previsto em seu orçamento. O valor
de uma fatura nunca deve aparecer como uma surpresa. Se as despesas estão fora
do previsto, não ponha sua cabeça no travesseiro e espere que as coisas se
resolvam naturalmente. Tome uma iniciativa imediatamente. Corte as despesas até
que você esteja certo de que o orçamento está no trilho outra vez.
* Estabeleça verificações e balanços. Defina limites para as despesas de seus
diferentes níveis de colaboradores e tarefas específicas. Solicite aprovação
prévia ou a sua assinatura para todas as exceções, evitando assim possíveis
surpresas.
* O dinheiro fala mais alto. Não mantenha as pessoas na obscuridade.
Comunique-se continuamente com todas as partes interessadas sobre o status do
seu orçamento. Esta é a melhor maneira de evitar constrangimentos
desnecessários.