Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Finanças pessoais - Cooperativas: preço baixo atrai associados e baliza valores regionais 

Data: 30/05/2007

 
 

Duas tendências que envolvem cooperativas e consumidores são notadas nos dias de hoje. Uma delas é que as pessoas estão, cada vez mais, se cooperando para usufruírem de vantagens financeiras. A outra é que a concorrência das cooperativas faz com que os preços caiam para a população em geral.

A opinião é do vice-presidente da Coop Cooperativa e diretor do ramo consumo da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), Márcio Blanco do Valle.

Aumenta cooperação
O especialista comenta que as cooperativas têm tido mais agregados nos últimos anos. "Somente na Coop, sem aumentarmos o número de lojas, tivemos crescimento de 4,1% de cooperados no último ano, o que mostra uma vantagem em relação ao varejo em geral".

Isso porque, segundo ele, não são somente vantagens como preços que as cooperativas oferecem. "Em determinadas cooperativas existem ciclo de palestras, cartões de bandeira própria, correspondentes bancários, convênio com empresas para desconto em folha de pagamento, farmácias com preços de fábrica e outros", afirma Valle.

Essas vantagens são oferecidas porque o principal objetivo das cooperativas é o social, o que só é possível com o desenvolvimento econômico eficiente. Por isso, elas contam com ações de ajuda à região em que estão inseridas.

Preços da cooperativa influenciam região
Como as cooperativas e consumo já concorrem com o grande varejo, quando os preços caem em uma delas, a tendência é que as concorrentes também reduzam, para não perderem clientes.

"As cooperativas trabalham com preços baixos e acabam por balizar os da região, o que beneficia todas as pessoas, cooperadas ou não", comenta Valle.

Preços menores
As cooperativas não têm diferenças de um supermercado, do ponto de vista tributário, por isso, este fator não pode ser considerado quando analisado o preço do produto, explica o especialista.

"Mas elas têm, primeiro, uma estrutura mais enxuta porque são empresas mais regionais ou com ligação à uma empresa, segundo, elas não procuram lucro, já que não têm que dar valores ao acionista e, terceiro, elas têm a fidelidade do cooperado, que também é dono, o que faz o preço ser baixo".

Valle ainda explica que as cooperativas não trabalham com lucro, mas sim com sobra, a qual é dividida entre os cooperados. Além disso, a sobra é proporcional ao trabalho dos cooperados, o que faz com que as pessoas não fiquem ociosas, os estoques não são tão altos e as lojas não precisam ser tão grandes. Todos estes fatores fazem com que os custos de operação fixos diminuam e, como conseqüência, os preços também abaixem.

As cooperativas
Com a concorrência agressiva do varejo em geral, as cooperativas tiveram que adaptar sua realidade. "A principal questão hoje em dia é a busca pelo preço baixo, e o cooperado sabe onde encontrar isso. Antes havia cooperativas somente em lugares isolados. Mas hoje em dia, as de consumo se urbanizaram e estão especializadas no atendimento à população".

Segundo Valle, as cooperativas não estão crescendo por causa dos preços baixos, mas se adaptaram às necessidades dos cooperados com relação a valores, serviços e qualidade, o que a torna uma alternativa ao varejo.

Ainda segundo o diretor da Ocesp, estas empresas sofreram um golpe grande nos anos de 1960, quando seus gastos tributários se equipararam com os das empresas fortes e elas tiveram que brigar de igual por igual.



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :