Carreira / Emprego - Aproveite momentos de descontração com o chefe para fazer marketing
No horário do almoço, você resolveu ir a um restaurante perto do trabalho.
Para sua surpresa, notou que o diretor de seu departamento estava ali também,
almoçando sozinho! Não deu outra. Ele te avistou e perguntou se não gostaria de
fazer companhia. Foi quando o nervosismo começou. Afinal, havia conversado com
ele apenas sobre assuntos estritamente profissionais! E agora?
Situações como essas são bem comuns. A maioria dos profissionais não tem uma
relação muito estreita com a cúpula administrativa da empresa, relacionando-se
mais com os superiores diretos, no dia-a-dia. Outros têm contato estritamente
profissional com todos os chefes, incluindo o superior direto.
Não é à toa. Geralmente, o contato que se faz no contexto corporativo é muito
profissional. Não há espaço nem tempo para contar piadas, falar dos filhos ou
relatar experiências de vida.
Cara a cara
Então o que falar nos momentos de descontração com o chefe? De acordo com a
diretora da RMML Consultoria de Imagem Corporativa, Renata Mello, ocasiões como
essas devem ser aproveitadas para fomentar sua imagem e fazer marketing pessoal.
Uma idéia é aproveitar para contar algumas experiências bem-sucedidas em âmbito
profissional. Mas cuidado para não exagerar! "Não conte muitas experiências para
não parecer metido", alerta a especialista.
"Conte seus planos para o futuro, aonde quer chegar e demonstre admiração pela
carreira do chefe. Mostre ainda seu lado bom por meio de relatos de sua vida
pessoal. Às vezes, com um simples comentário, já dá para perceber se alguém é
honesto, cético, bem-humorado, enfim, é possível notar qualidades importantes,
que são necessárias ao sucesso profissional".
Entretanto, faça tudo isso com sutileza e tato, sendo também um bom ouvinte. O
motivo é que você corre o risco de parecer um bajulador, que se aproximou apenas
por interesse. "Se, de repente, você se deparar com um momento de silêncio,
respeite esse silêncio. Não queira começar sempre as conversas. Às vezes, as
pessoas acham que precisam falar o tempo todo, mas não é verdade".
Outra idéia é comentar assuntos da atualidade, casos que foram veiculados na
mídia. "Também por meio dos comentários acerca de assuntos atuais, as pessoas
passam, ainda que sem querer, seus valores, traços de caráter importantes, mas
que no dia-a-dia são imperceptíveis, pois todos estão preocupados em cumprir seu
cronograma e pronto", analisa Renata. Porém, vale ressaltar de novo: dê espaço
para o outro e escute o que ele tem a falar.
Vida pessoal
Mais uma possibilidade é dividir parte de sua vida pessoal. Todavia, selecione o
que irá dizer. Não conte, por exemplo, das brigas vivenciadas em seu
relacionamento amoroso ou do dia em que ficou bêbado e deu vexame. "Não fale
tudo o que acontece em sua vida pessoal", aconselha a consultora.
Encontros no elevador
Os encontros no elevador também causam verdadeiro estresse, mesmo que por alguns
poucos segundos! Se você nunca falou com seu chefe pessoalmente - o que é comum
em empresas grandes, onde há muitos níveis hierárquicos intermediários - então
comece se apresentando. Diga seu nome, sobrenome e o departamento em que
trabalha.
"Os encontros no elevador são ótimas oportunidades para se apresentar", revela
Renata. E, antes de ficar nervoso, aprenda uma coisa: não existe um Deus aqui na
Terra. "É preciso respeitar, mas não temer o contato somente porque se trata do
diretor".
Cuidado ao abrir a boca
Via de regra, pessoas que ocupam cargos executivos gostam de investigar como
andam os colaboradores da empresa, por isso, é quase certo que o chefe vai puxar
conversa, perguntando, talvez, algo sobre seu trabalho. Neste caso, nunca
reclame, ou seja, não fale dos prazos e do acúmulo de trabalho como se fossem
pesos na sua vida. "É um costume falar que o trabalho está puxado para se
valorizar. Mas recomendo passar uma mensagem positiva", avalia.
Além disso, não abra sua agenda. "Não é preciso contar o que está fazendo, o que
precisa fazer. Pode pegar mal, porque o diretor normalmente sabe das atribuições
de cada um, conhecendo cada projeto em detalhe. E não se esqueça que o tempo é
curto".
No elevador, a regra do respeito ao silêncio também é valiosa. "Diretores tendem
a ter jogo de cintura, o que significa que irão questionar algo ou puxar
conversa. Mas, se nada for falado, não fique nervoso e tente falar a qualquer
custo". Lembre-se que seu chefe pode ter tido um dia difícil ou estar com
inúmeras preocupações em mente, de forma que pode não estar com vontade de
conversar naquele momento.
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