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Negócios / Empreendedorismo - Como ter seu site na internet 

Data: 14/06/2007

 
 

Porque ter um site na internet?

Num mundo cada vez mais integrado cultural e tecnologicamente, é imprescindível para qualquer empresa ter seu site na grande rede de computadores. Uma presença bem estruturada abre muitas oportunidades que estavam fechadas por problemas geográficos ou de outra natureza.

Toda empresa, pequena ou grande, tem como se beneficiar da internet. Ela faz diminuírem alguns custos, aumenta a área de atuação da empresa, além de funcionar como um grande catálogo para seus clientes.

Estratégia de uso da internet

Os benefícios de uma política de uso da internet são colhidos desde a primeira etapa do processo. Um site com objetivos bem definidos e bem direcionado estrategicamente é o primeiro passo para o sucesso. Um processo de desenvolvimento bem planejado minimiza os imprevistos, economizando tempo e dinheiro, aumentando assim a qualidade do design e da produção. Um site bem planejado faz reduzirem-se os custos de atualização e manutenção além de prever a possibilidade de expansão. Oferecer conteúdo atualizado, novos e melhores serviços e ter um canal de comunicação com o usuário são qualidades fundamentais para manter sua audiência satisfeita e fiel ao site.

Quais são os custos do desenvolvimento?


Com a proliferação das ferramentas automatizadas, o tempo de desenvolvimento vem diminuindo e o preço final também. Vale lembrar que o valor para a confecção do site não deve ser encarado como verba de marketing, mas como uma filial internacional de sua empresa cujo valor é muito inferior quando comparado ao investimento de implantação de um novo negócio no mundo real. Para poder avaliar o custo real de um projeto é preciso considerar sua importância, abrangência, complexidade e qualidades tecnológicas. Um site de alto nível deve fazer parte de uma estratégia de uso da internet, ser planejado e desenhado para atualização e manutenção, ter alta qualidade de design e satisfazer sua audiência.


O valor de um site não está necessariamente ligado ao seu custo, e sim às qualidades que ele apresenta para o usuário. Um site de valor pode ter as seguintes qualidades:

- capacidade de atrair e manter uma audiência constante, criar uma comunidade e tratar o visitante de forma individualizada;
- ter um sistema de atendimento e suporte ao usuário, com uma boa seção de perguntas mais freqüentes;
- carregar a identidade visual da empresa para ser facilmente identificado e diferenciado da concorrência;
- estar sempre atualizado, com conteúdo de qualidade, e com novos e melhores serviços;
- ter um design que privilegia o usuário, com uma navegação inteligente e que permita aproveitar ao máximo as informações e serviços oferecidos;
- ser produzido de forma cuidadosa, com imagens otimizadas para download rápido, com conteúdo feito sob medida para o site e ter programação de alto nível.

Quais os requisitos básicos?

Para uma empresa ter um site na internet não é preciso uma grande estrutura; principalmente se o site servir como catálogo de divulgação de produtos e serviços. Para sites de comércio eletrônico (e-commerce) o custo pode ser diminuído com a contratação de empresas que se responsabilizam por serviços específicos, como a geração de boletos e a administração de pagamentos.

Quais etapas de produção de um site?

Um site bem desenvolvido é um organismo vivo e tem que passar por um processo de amadurecimento de idéias até chegar ao produto final. Dividimos o processo em 4 partes principais:

PLANEJAMENTO - É sempre mais econômico e inteligente planejar primeiro e evitar imprevistos ao longo do desenvolvimento. Analisamos as características da empresa e seus concorrentes, sua estratégia, contexto, o conteúdo de informação a ser comunicado e o perfil do público que se quer atingir.

DESIGN - O planejamento do projeto e as informações geradas na primeira fase fornecem a matéria-prima para a criação do site e o desenvolvimento de seu conteúdo. É nesta fase que o site ganha sua forma e identidade.

Para que tudo o que foi planejado na fase inicial seja avaliado, é confeccionada uma primeira versão com todas as características e funcionalidades do site. Uma vez testado e revisado, este protótipo será a base para o desenvolvimento final e sua implantação.

Nessa etapa são realizados:

- pesquisa de imagem e seleção de conteúdo;
- desenvolvimento de conteúdo, edição e revisão;
- design conceitual (identidade visual);
- confecção de primeiros modelos e testes de navegação;
- produção de protótipo inicial.

PRODUÇÃO - O objetivo desta fase é chegar ao site final, testá-lo e colocá-lo em condições para o lançamento. Para iniciar esta fase é necessário que a equipe do cliente tenha terminado toda a análise, avaliação e revisão do primeiro modelo e autorize a produção conforme as especificações geradas na fase de design. Depois a equipe de programação prepara todos os gabaritos, programa a base de dados e fornece para o cliente uma interface para alimentação de conteúdo. Logo em seguida a equipe do cliente inicia a alimentação da base de dados com conteúdo definitivo e por último a equipe de design supervisiona todo o processo de produção e teste do site final.

IMPLANTAÇÃO - O final do projeto representa o nascimento do site e seu sucesso depende do cuidado que lhe será dado ao longo de seu ciclo de vida. Nesta etapa é feito o teste final da versão que será publicada. O site é então transferido para o servidor definitivo e disponibilizado para testes. Agora é testada toda a programação e funcionalidade do site já com seu conteúdo definitivo. É feita a revisão final para lançamento e preparada toda a documentação técnica do site. Após o lançamento é iniciado o plano de manutenção.

A manutenção de um site é a extensão natural do projeto. Ela é fundamental para manter o site atualizado e também para manter a integridade de seu design. Para sites com maior conteúdo são desenvolvidos sistemas de administração que permitam que a equipe do cliente atualize o site de maneira simples e rápida.

Por que o site que possuo não serve?

A intenção de nosso trabalho é desenvolver sites que sejam ao mesmo tempo visualmente agradáveis e também funcionais. Por isso elaboramos a seguinte lista, relacionando os problemas mais freqüentemente encontrados em vários sites e que muitas vezes atrapalham o aproveitamento do conteúdo:

1. Página de entrada
A primeira página ou página principal deve dar uma idéia geral sobre todo o conteúdo do site, por isso ela é a mais importante. Se o visitante não se sentir atraído desde a primeira página, certamente ele não irá conhecer as outras. Ela precisa ser bem rápida, concisa e atrativa.

2. Navegabilidade
É necessário um sistema de navegação onde o visitante não precise dar mais do que três ou quatro cliques. O uso de menu é adequado desde que não ultrapasse o máximo de sete ou nove opções. Elementos constantes em todas as páginas também auxiliam a navegação.

3. Atualização
Uma página na internet não pode ser estática. É preciso que haja uma atualização periódica para manter os visitantes sempre interessados nela. O uso de conteúdo dinâmico, personalização através de cookies ou efeitos de randomização são boas alternativas automáticas para isso.

4. Velocidade
Há estudos que afirmam que se uma página de entrada não carrega em no máximo oito segundos, o mais provável é que o visitante vá embora. Por isso uma página não pode ter gráficos pesados, animações desnecessárias, propagandas em demasia ou outros elementos que influenciem negativamente em seu carregamento.

5. Interatividade
Para quê uma empresa precisa de um site? Para mostrar seus produtos e serviços a seu cliente. O cliente precisa saber que a qualquer hora ele poderá entrar em contato com a empresa e dar sua opinião ou pedir mais informações sobre o que lhe interessa. O uso de e-mails, chats, formulários interativos é muito importante e ajuda a empresa a ter um retorno de seu trabalho na rede.

6. Concisão
Não é preciso escrever somente duas ou três linhas para ser conciso. É importante atrair o cliente através de um texto objetivo e que tenha a sua linguagem. É fundamental que se saiba que a internet dispõe de um espaço quase infinito para o acúmulo de informações, mas é preciso salientar que essas informações devem ser dadas aos poucos, de acordo com o interesse do visitante.

7. Expansibilidade
Uma página muito cheia atrapalha a navegação e faz com que o visitante se perca, desistindo de conhecer o restante das páginas. O uso racional do espaço deve ser uma constante durante o desenvolvimento de um site ou sistema web.

8. Uso de cores
As cores deflagram sensações. Usamos as cores de acordo com o público pretendido. Por exemplo, em um site para crianças serão usadas cores alegres e joviais, como o amarelo e o vermelho. Em um site direcionado para executivos, usamos cores sóbrias, como o azul marinho.

9. Gráficos
O uso de gráficos (imagens, fotos ou outros) deve ser cuidadosamente planejado. Muitas vezes, os gráficos não são otimizados e acabam por atrapalhar o carregamento da página. Para solucionar alguns desses problemas, é preciso tomar algumas providências:

- aperfeiçoar os gráficos;
- usar o topo adequado para cada necessidade;
- usar fundos transparentes;
- disponibilizar link de texto alternativo;
- fazer testes visuais (em diversas resoluções de vídeo).

10. Testes
Depois que o site vai para a rede, é preciso testá-lo exaustivamente para conferir prováveis erros de adaptação às variedades de navegadores, sistemas operacionais, monitores e resoluções de vídeo.

11. Registro em sistemas de busca
Depois que todo o trabalho é realizado e todos os testes são concluídos, é hora de colocar o site para o público. O registro em sistemas de busca é a forma mais eficiente, a baixo custo, para divulgação e é também a mais usada pela maioria das pessoas.

12. Erros mais comuns no design de páginas web:
- páginas demoradas;
- gráficos pesados;
- necessidade de instalação de plugins;
- poluição visual;
- desequilíbrio entre as cores;
- falta de identificação com a empresa;
- uso exagerado de frames;
- propaganda excessiva;
- grandes blocos de texto;
- erros de ortografia e digitação;
- falta de atualização;
- uso de fontes de vários tipos;
- falta de simplicidade na apresentação;
- animações desnecessárias;
- uso de fundos que atrapalham a leitura;
- fotos enormes sem apresentação prévia;
- falta de sistema de busca ou mapa.



 
Referência: adjorisc.com.br
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