Porque ter um site na internet?
Num mundo cada vez mais integrado cultural e tecnologicamente, é
imprescindível para qualquer empresa ter seu site na grande rede de
computadores. Uma presença bem estruturada abre muitas oportunidades que estavam
fechadas por problemas geográficos ou de outra natureza.
Toda empresa, pequena ou grande, tem como se beneficiar da internet. Ela faz
diminuírem alguns custos, aumenta a área de atuação da empresa, além de
funcionar como um grande catálogo para seus clientes.
Estratégia de uso da internet
Os benefícios de uma política de uso da internet são colhidos desde a
primeira etapa do processo. Um site com objetivos bem definidos e bem
direcionado estrategicamente é o primeiro passo para o sucesso. Um processo de
desenvolvimento bem planejado minimiza os imprevistos, economizando tempo e
dinheiro, aumentando assim a qualidade do design e da produção. Um site bem
planejado faz reduzirem-se os custos de atualização e manutenção além de prever
a possibilidade de expansão. Oferecer conteúdo atualizado, novos e melhores
serviços e ter um canal de comunicação com o usuário são qualidades fundamentais
para manter sua audiência satisfeita e fiel ao site.
Quais são os custos do desenvolvimento?
Com a proliferação das ferramentas automatizadas, o tempo de desenvolvimento vem
diminuindo e o preço final também. Vale lembrar que o valor para a confecção do
site não deve ser encarado como verba de marketing, mas como uma filial
internacional de sua empresa cujo valor é muito inferior quando comparado ao
investimento de implantação de um novo negócio no mundo real. Para poder avaliar
o custo real de um projeto é preciso considerar sua importância, abrangência,
complexidade e qualidades tecnológicas. Um site de alto nível deve fazer parte
de uma estratégia de uso da internet, ser planejado e desenhado para atualização
e manutenção, ter alta qualidade de design e satisfazer sua audiência.
O valor de um site não está necessariamente ligado ao seu custo, e sim às
qualidades que ele apresenta para o usuário. Um site de valor pode ter as
seguintes qualidades:
- capacidade de atrair e manter uma audiência constante, criar uma comunidade e
tratar o visitante de forma individualizada;
- ter um sistema de atendimento e suporte ao usuário, com uma boa seção de
perguntas mais freqüentes;
- carregar a identidade visual da empresa para ser facilmente identificado e
diferenciado da concorrência;
- estar sempre atualizado, com conteúdo de qualidade, e com novos e melhores
serviços;
- ter um design que privilegia o usuário, com uma navegação inteligente e que
permita aproveitar ao máximo as informações e serviços oferecidos;
- ser produzido de forma cuidadosa, com imagens otimizadas para download rápido,
com conteúdo feito sob medida para o site e ter programação de alto nível.
Quais os requisitos básicos?
Para uma empresa ter um site na internet não é preciso uma grande estrutura;
principalmente se o site servir como catálogo de divulgação de produtos e
serviços. Para sites de comércio eletrônico (e-commerce) o custo pode ser
diminuído com a contratação de empresas que se responsabilizam por serviços
específicos, como a geração de boletos e a administração de pagamentos.
Quais etapas de produção de um site?
Um site bem desenvolvido é um organismo vivo e tem que passar por um processo
de amadurecimento de idéias até chegar ao produto final. Dividimos o processo em
4 partes principais:
PLANEJAMENTO - É sempre mais econômico e inteligente planejar primeiro
e evitar imprevistos ao longo do desenvolvimento. Analisamos as características
da empresa e seus concorrentes, sua estratégia, contexto, o conteúdo de
informação a ser comunicado e o perfil do público que se quer atingir.
DESIGN - O planejamento do projeto e as informações geradas na primeira
fase fornecem a matéria-prima para a criação do site e o desenvolvimento de seu
conteúdo. É nesta fase que o site ganha sua forma e identidade.
Para que tudo o que foi planejado na fase inicial seja avaliado, é confeccionada
uma primeira versão com todas as características e funcionalidades do site. Uma
vez testado e revisado, este protótipo será a base para o desenvolvimento final
e sua implantação.
Nessa etapa são realizados:
- pesquisa de imagem e seleção de conteúdo;
- desenvolvimento de conteúdo, edição e revisão;
- design conceitual (identidade visual);
- confecção de primeiros modelos e testes de navegação;
- produção de protótipo inicial.
PRODUÇÃO - O objetivo desta fase é chegar ao site final, testá-lo e
colocá-lo em condições para o lançamento. Para iniciar esta fase é necessário
que a equipe do cliente tenha terminado toda a análise, avaliação e revisão do
primeiro modelo e autorize a produção conforme as especificações geradas na fase
de design. Depois a equipe de programação prepara todos os gabaritos, programa a
base de dados e fornece para o cliente uma interface para alimentação de
conteúdo. Logo em seguida a equipe do cliente inicia a alimentação da base de
dados com conteúdo definitivo e por último a equipe de design supervisiona todo
o processo de produção e teste do site final.
IMPLANTAÇÃO - O final do projeto representa o nascimento do site e seu
sucesso depende do cuidado que lhe será dado ao longo de seu ciclo de vida.
Nesta etapa é feito o teste final da versão que será publicada. O site é então
transferido para o servidor definitivo e disponibilizado para testes. Agora é
testada toda a programação e funcionalidade do site já com seu conteúdo
definitivo. É feita a revisão final para lançamento e preparada toda a
documentação técnica do site. Após o lançamento é iniciado o plano de
manutenção.
A manutenção de um site é a extensão natural do projeto. Ela é fundamental para
manter o site atualizado e também para manter a integridade de seu design. Para
sites com maior conteúdo são desenvolvidos sistemas de administração que
permitam que a equipe do cliente atualize o site de maneira simples e rápida.
Por que o site que possuo não serve?
A intenção de nosso trabalho é desenvolver sites que sejam ao mesmo tempo
visualmente agradáveis e também funcionais. Por isso elaboramos a seguinte
lista, relacionando os problemas mais freqüentemente encontrados em vários sites
e que muitas vezes atrapalham o aproveitamento do conteúdo:
1. Página de entrada
A primeira página ou página principal deve dar uma idéia geral sobre todo o
conteúdo do site, por isso ela é a mais importante. Se o visitante não se sentir
atraído desde a primeira página, certamente ele não irá conhecer as outras. Ela
precisa ser bem rápida, concisa e atrativa.
2. Navegabilidade
É necessário um sistema de navegação onde o visitante não precise dar mais
do que três ou quatro cliques. O uso de menu é adequado desde que não ultrapasse
o máximo de sete ou nove opções. Elementos constantes em todas as páginas também
auxiliam a navegação.
3. Atualização
Uma página na internet não pode ser estática. É preciso que haja uma
atualização periódica para manter os visitantes sempre interessados nela. O uso
de conteúdo dinâmico, personalização através de cookies ou efeitos de
randomização são boas alternativas automáticas para isso.
4. Velocidade
Há estudos que afirmam que se uma página de entrada não carrega em no máximo
oito segundos, o mais provável é que o visitante vá embora. Por isso uma página
não pode ter gráficos pesados, animações desnecessárias, propagandas em demasia
ou outros elementos que influenciem negativamente em seu carregamento.
5. Interatividade
Para quê uma empresa precisa de um site? Para mostrar seus produtos e
serviços a seu cliente. O cliente precisa saber que a qualquer hora ele poderá
entrar em contato com a empresa e dar sua opinião ou pedir mais informações
sobre o que lhe interessa. O uso de e-mails, chats, formulários
interativos é muito importante e ajuda a empresa a ter um retorno de seu
trabalho na rede.
6. Concisão
Não é preciso escrever somente duas ou três linhas para ser conciso. É
importante atrair o cliente através de um texto objetivo e que tenha a sua
linguagem. É fundamental que se saiba que a internet dispõe de um espaço quase
infinito para o acúmulo de informações, mas é preciso salientar que essas
informações devem ser dadas aos poucos, de acordo com o interesse do visitante.
7. Expansibilidade
Uma página muito cheia atrapalha a navegação e faz com que o visitante se
perca, desistindo de conhecer o restante das páginas. O uso racional do espaço
deve ser uma constante durante o desenvolvimento de um site ou sistema web.
8. Uso de cores
As cores deflagram sensações. Usamos as cores de acordo com o público
pretendido. Por exemplo, em um site para crianças serão usadas cores alegres e
joviais, como o amarelo e o vermelho. Em um site direcionado para executivos,
usamos cores sóbrias, como o azul marinho.
9. Gráficos
O uso de gráficos (imagens, fotos ou outros) deve ser cuidadosamente
planejado. Muitas vezes, os gráficos não são otimizados e acabam por atrapalhar
o carregamento da página. Para solucionar alguns desses problemas, é preciso
tomar algumas providências:
- aperfeiçoar os gráficos;
- usar o topo adequado para cada necessidade;
- usar fundos transparentes;
- disponibilizar link de texto alternativo;
- fazer testes visuais (em diversas resoluções de vídeo).
10. Testes
Depois que o site vai para a rede, é preciso testá-lo exaustivamente para
conferir prováveis erros de adaptação às variedades de navegadores, sistemas
operacionais, monitores e resoluções de vídeo.
11. Registro em sistemas de busca
Depois que todo o trabalho é realizado e todos os testes são concluídos, é
hora de colocar o site para o público. O registro em sistemas de busca é a forma
mais eficiente, a baixo custo, para divulgação e é também a mais usada pela
maioria das pessoas.
12. Erros mais comuns no design de páginas web:
- páginas demoradas;
- gráficos pesados;
- necessidade de instalação de plugins;
- poluição visual;
- desequilíbrio entre as cores;
- falta de identificação com a empresa;
- uso exagerado de frames;
- propaganda excessiva;
- grandes blocos de texto;
- erros de ortografia e digitação;
- falta de atualização;
- uso de fontes de vários tipos;
- falta de simplicidade na apresentação;
- animações desnecessárias;
- uso de fundos que atrapalham a leitura;
- fotos enormes sem apresentação prévia;
- falta de sistema de busca ou mapa.