Negócios / Empreendedorismo - Planeje seu novo negócio
Para abrir uma empresa, deve-se levar em conta que o sucesso de qualquer
negócio depende, sobretudo, de um bom planejamento. Embora qualquer negócio
ofereça riscos, é possível prevenir-se contra eles.
Seja competitivo
Suponha que numa mesma rua existam duas empresas, A e B, que exploram o mesmo
segmento de mercado e se dedicam ao comércio de eletrodomésticos. Ambas têm
lucros, mas a empresa A registra uma média de faturamento mensal de R$ 300 mil,
enquanto a empresa B fatura R$ 180 mil por mês. Isso significa, portanto, que a
empresa A apresenta índices de desempenho e lucratividade muito melhores que a
sua concorrente. Essa é a conclusão mais evidente, mas não está necessariamente
correta.
Outros indicadores e índices da empresa B podem muito bem ser mais favoráveis do
que os da A. Por exemplo: a empresa B possui apenas 5 vendedores, contra 11 da
A, e está instalada numa loja com área melhor. Ou seja, seus custos fixos e
variáveis são mais reduzidos, sua estrutura é mais enxuta, as decisões ocorrem
com maior agilidade e a tendência de expansão mostra-se mais clara quando
comparada com as possibilidades da concorrente.
Pode-se concluir, portanto - e agora com mais segurança -, que a empresa B
parece ter um perfil mais competitivo e está mais aparelhada para enfrentar os
desafios dos novos mercados do que a empresa A, apesar da discrepância em termos
de faturamento.
O exemplo dessas duas empresas hipotéticas não é definitivo, já que a avaliação
se baseou em um número restrito de indicadores de desempenho. O faturamento
bruto também é um indicador importante, mas a lucratividade só será apurada
depois de considerados outros indicadores, como a dedução das despesas que
envolvem as etapas de comercialização.
Supondo que a empresa A fature R$ 300 mil por mês, com 11 vendedores, conclui-se
que seu faturamento por vendedor é de R$ 27,2 mil, enquanto a relação da empresa
B seria de R$ 36 mil por vendedor. Se a primeira empresa ocupa uma área de 150
metros quadrados, seu faturamento por metro quadrado será de R$ 2 mil, contra R$
2.571 por metro quadrado da segunda, que ocupa uma loja com 70 metros quadrados.
Esses dois indicadores da empresa B são seguramente mais positivos, mas também
não bastam para garantir que ela seja de fato competitiva.
Existe um número imenso de indicadores de produtividade e competitividade, como
faturamento bruto, relação faturamento/número de empregados e relação
faturamento/área ocupada. São indicadores financeiros, não-financeiros,
setoriais, regionais, entre vários outros. Porém, é necessário identificar os
que mais se apliquem ao seu negócio, como ferramentas de análise e avaliação.
Alta qualidade, bom serviço, inovação e preço são certamente os fatores-chave
para o sucesso num ambiente competitivo. No entanto, esses atributos são quase
commodities. Sem eles, a empresa está fadada ao fracasso. Com eles, a empresa
entra no caminho do sucesso.
As companhias precisam aprender novas formas de concorrer, que incluam
capacidade para desenvolver produtos e fornecê-los mais rapidamente, para ter um
produto com melhor projeto e estilo, para aumentar a oferta de mais vantagens,
para construir um relacionamento mutuamente vantajoso com o cliente no longo
prazo e assim por diante.
Cabe, porém, a cada empresa encontrar o seu mix de estratégias e definir os
melhores caminhos para o sucesso.
Vendas
Quando uma empresa está iniciando suas atividades, uma das primeiras
preocupações relaciona-se com a quantidade de produtos, serviços ou vendas, em
termos unitários ou em valor monetário.
Para projetar o volume de produção, vendas ou serviços, você precisa considerar,
dependendo do caso:
- a necessidade e a procura do mercado consumidor
- os tipos de mercadorias ou serviços a serem colocados no mercado
- a disponibilidade de pessoal
- a capacidade dos recursos materiais – máquinas, instalações
- a disponibilidade de recursos financeiros
- a disponibilidade de matéria-prima, mercadorias, embalagens e outros materiais
necessários
É importante considerar também se os produtos/serviços estão sujeitos a
oscilações do tipo sazonal, ou seja, sofrem quedas ou aumento da demanda devido
à mudança nas estações do ano devido à preferência dos clientes (sorvetes vendem
mais no verão) ou às limitações dos fornecedores (períodos de safra dos produtos
agrícolas). No início das operações, é sempre aconselhável que a expectativa de
vendas seja moderada, pois a empresa necessita de tempo para adquirir
experiência e tornar seus produtos ou serviços conhecidos no mercado.
Referência:
portalbrasil.net
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