Se há algo frustrante em qualquer negócio é ver clientes que iniciam seu
processo de vendas mas desistem no meio do caminho. Como empreendedores, isso
pode ser realmente desanimador.
No entanto, a taxa de conversão de vendas pode melhorar bastante se adotarmos
práticas para monitorar estas desistências dos potenciais clientes e tomar ações
efetivas para convertê-las em vendas.
Este conceito é válido para praticamente qualquer tipo de negócio. Desde o
pequeno varejo até grandes empreendimentos. O que muda é apenas o timing
e a forma.
Estas são minhas 4 sugestões para melhorar os resultados com potenciais
clientes que estão desistindo da compra.
1. O processo de vendas deve permitir retomar o contato com o potencial cliente
Isto é absolutamente fundamental. Se você estabelece um contato com alguém que
eventualmente abandona do processo de compra, e não tem formas de entrar em
contato com a pessoa novamente, a oportunidade está perdida. Existem diferentes
formas de garantir a possibilidade de um contato posterior, desde um simples
cadastro até uma busca no Google.
Em negócios online, isto costuma ser mais fácil, já que qualquer transação
costuma ter uma conta de e-mail associada. No mundo físico, você deve encontrar
a forma mais simples e não-invasiva possível… mas não deixe de fazê-lo (ou
porque você acha que sempre que vai ver um imóvel, primeiro pedem seus dados?).
2. Compreender o motivo da desistênciaEntender porque o
potencial cliente abandonou a compra permitirá ações pontuais que melhorarão o
índice de conversão de vendas. Claro que você pode ter algumas estratégias
prontas e pré-definidas, no entanto, elas nem sempre se aplicarão a todos os
clientes.
A forma de capturar este motivo também varia de negócio para negócio. Em
alguns casos pode-se pedir ao cliente que preencha um pequeno formulário, em
outros uma conversa franca com o potencial cliente ajudará. Existem também as
situações que dependem exclusivamente da experiência do vendedor em entender a
situação e identificar os fatores bloqueantes.
3. Definir uma estratégia para recuperar o clienteSe você
vai retomar o contato com o cliente apenas para insistir no mesmo, não perca seu
tempo. Isto provavelmente apenas o irritará e dificultará ainda mais uma venda
futura.
Para atrair o potencial cliente novamente, você tem 3 principais opções:
retirar fatores bloqueantes, oferecer mais valor ou agregar menos custo. Minha
preferência é nesta mesma sequência. Vou dar um exemplo de cada um:
- Retirar fatores bloqueantes: se o cliente deixou de comprar um móvel
porque não sabe se irá caber em sua sala, monte com ele uma pequena planta e
ajude-o a construir um layout no qual caiba o móvel.
- Oferecer mais valor: incluir 18 meses de garantia estendida em um
produto que teria normalmente 12 meses.
- Agregar menos custo: reduzir o preço ou oferecer condições de pagamento
mais vantajosas.
4. Melhorar o processo de venda com base nos motivos de desistência
Melhor do que recuperar clientes perdidos, é não perdê-los. Sempre que você
estiver tentando atrair o cliente novamente, estará em uma posição de negociação
enfraquecida, e o negócio dificilmente será tão bom para você quanto nas
condições iniciais.
Avalie continuamente os motivos de desistência e as estratégias de
recuperação que funcionam, e adapte seu processo de vendas para que os negócios
se concluam cada vez mais na primeira tentativa.