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Carro / Veículo - Seus direitos: carros no Brasil não contam com itens essenciais de segurança 

Data: 30/05/2007

 
 

Os motoristas brasileiros correm sérios riscos ao dirigir, já que os modelos de veículos comercializados no País contam somente com itens básicos de segurança, os quais podem não proteger em caso de acidentes.

A conclusão faz parte de teste realizado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste), a qual detectou que faltam nos modelos vendidos no mercado nacional itens de segurança essenciais. No entanto, nos carros produzidos no Brasil e exportados para a Europa, outros itens protegem a vida dos motoristas.

Teste com carros
Para chegar a esta conclusão, a Pro Teste realizou o Crash Test (teste de colisão) com o Fox, porque este carro é fabricado no Brasil para todo o mundo. O modelo escolhido, por sua vez, foi o mais vendido no Brasil.

A entidade de defesa do consumidor explica que a diferença dos resultados se dá pelo fato de os veículos vendidos no mercado nacional não possuírem airbag nem um cinto de segurança em versão mais moderna. Enquanto estes itens são opcionais no Brasil, são obrigatórios na Europa.

Conclusões
De acordo com o teste realizado, em caso de colisão, o motorista brasileiro sofreria ferimentos graves na cabeça, nuca e tórax, o que poderia, até mesmo, causar morte. Enquanto isso, o modelo de carro europeu faria com que o motorista sofresse apenas ferimentos leves na cabeça.

Com relação à pessoa que acompanharia o motorista no banco dianteiro, no Brasil não haveria risco de morte, mas o joelho e a cabeça sofreriam ferimentos. Já o europeu machucaria apenas as coxas.

A Pro Teste conclui que, apesar de a carroceria do Fox ter sido projetada para que o veículo seja seguro, a falta de equipamentos essenciais fazem com que a estrutura não tenha grande valia.

Reivindicação
A Pro Teste pede que as montadoras brasileiras vendam carros no País com igual configuração de segurança dos veículos comercializados nos demais países.

Para realizar o teste, a entidade utilizou a metodologia da EuroNCAP (Programa Europeu de Avaliação de Carros Novos), depois de ter comprado anonimamente o veículo em concessionária brasileira. O Fox foi o carro escolhido porque, com ele, é possível notar a diferença dos veículos vendidos no mercado nacional e exportados.



 
Referência: -
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