Cartão de crédito - Cancele o seu corretamente e evite aborrecimentos!
Nos últimos tempos, você se descontrolou e estourou o limite
do seu cartão de crédito. E para não cair mais em tentação, resolveu cancelá-lo.
Entretanto, depois de pagar todas as contas, eis que surge uma surpresa: você
recebe uma nova fatura, referente a dívidas e taxas remanescentes.
Antes de reclamar do emissor do seu cartão, ou ameaçá-lo com processo, vale a
pena verificar se você cancelou seu cartão corretamente. Afinal, para cancelar o
seu cartão não basta quebrá-lo ao meio.
Qual é o saldo devedor?
Em primeiro lugar, é bom esclarecer que somente o titular do cartão pode efetuar
o cancelamento de seu plástico e de eventuais adicionais. Vale notar que, quando
o cartão titular é cancelado, os adicionais perdem a validade automaticamente,
não podendo mais ser usados.
Um erro comum entre os consumidores é achar que porque pagou integralmente a
última fatura já quitou o seu saldo devedor e, portanto, pode cancelar o cartão.
Isso não é verdade! Em geral, o valor da fatura é calculado com alguns dias de
antecedência do seu vencimento, de forma que se você incorreu em gastos após
esta data, eles não aparecem na fatura.
Assim, o mais recomendável é que você entre em contato com a central de
atendimento para confirmar que o saldo foi quitado. Em caso negativo, informe-se
sobre o quanto ainda resta pagar. Verifique se não houve qualquer cobrança
indevida e providencie o pagamento.
E, quem está em renegociação?
Se você está renegociando a dívida do cartão você não pode cancelar o cartão
enquanto a dívida estiver quitada. Para tanto é importante manter a disciplina e
não usar o cartão enquanto estiver quitando as parcelas. Senão você acaba tendo
dificuldades e pode até atrasar algum pagamento, o que poderia levar a uma nova
revisão da sua dívida.
Cancelando sem susto!
Com a dívida quitada, você já pode ligar para a central de atendimento ao
cliente e pedir o cancelamento do serviço. Provavelmente você será transferido
para a "área responsável", que tentará lhe convencer do contrário. Siga firme em
sua decisão e reforce que você quer cancelar o cartão.
Além disso, confirme com os atendentes que você não tem qualquer saldo devedor.
Exija um número de protocolo e pergunte de que forma o cancelamento será
confirmado, se por meio de uma carta ou de uma fatura zerada. Anote também o
nome da pessoa com quem falou, a data e a hora em que esta conversa aconteceu.
Se após algumas semanas você ainda não tiver recebido confirmação do
cancelamento, entre em contato novamente com a central de atendimento para se
informar sobre o que aconteceu.
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