Salário e negociação na carreira - E quando a promoção prometida não vem...o que fazer?
Um belo dia você chega ao trabalho e recebe a informação tão esperada: em breve
você será promovido! O salário deverá aumentar e, com isso, as responsabilidades
também. Tudo bem, afinal, você está preparado. Mas quando, exatamente, isso irá
acontecer?
"O ideal seria, quando informado da possibilidade de promoção, o profissional
questionar qual o prazo para ser promovido. Porque ela [a promoção]
depende da autorização de outras pessoas e também depende do RH (recursos
humanos)", explica a supervisora de Consultoria Virtual e Serviços de Apoio à
Carreira da Catho Online, Gláucia Santos.
Depois de ter questionado o prazo, em 30 dias, você espera uma semana, mais
outra e, quando se depara, já se passou um mês, e nada. O que fazer? Neste caso,
a supervisora indica ao profissional que converse com o chefe, pelo menos até
receber o holerite. "Pode ser um problema de RH e o chefe poderá acioná-lo.
Também, se houver alguma objeção à promoção, ela já fica clara".
Quando o prazo não é dado...
Se a comunicação sobre a promoção é feita, mas o prazo não é dado, depois de
dois, três meses, o profissional deve ficar preocupado e questionar o chefe. Mas
nada de cobrá-lo. "Não existe uma legislação que obrigue a empresa a formalizar
a promoção porque o acordo foi feito verbalmente. Ela pode mudar de idéia", diz
Gláucia.
Isso acontece em três situações. A primeira delas é quando a empresa está
passando por dificuldades financeiras e realmente não tem como arcar com uma
promoção. Além disso, em uma segunda situação, o setor do profissional precisa
de mais colaboradores e, então, em vez de promovê-lo, resolve por contratar mais
um. Nestes casos, a empresa muda de idéia e não comunica, porque a informação é
sigilosa. Cabe ao profissional correr atrás de uma justificativa.
Outro caso em que a empresa pode mudar de idéia diz respeito à mudança de
comportamento do profissional. "Nesse caso ele é informado", explica Gláucia,
que completou dizendo que ele deve questionar o que fazer para conseguir a
promoção.
Enquanto ela não chega...
Controle a ansiedade. Enquanto a promoção não vem, veja atitudes que você não
deve tomar:
- Não faça planos com o dinheiro para que a promoção não vire um pesadelo;
- Sempre foque no seu desempenho no trabalho, e não na promoção;
- Cuidado para não relaxar ou achar que está "com a bola toda";
- Se preserve. Em algumas situações, a promoção é comunicada a todos,
porque mexe com a equipe. Em outras, como não há mudança na rotina, ela não
é informada. Neste caso, não precisa sair falando para todo o
mundo...afinal, ela ainda é só uma possibilidade.
Se ficou sabendo de uma possível promoção por fofoca no corredor, apenas
questione seu chefe sobre a possibilidade de crescimento na empresa, sem fazer
mais fofoca ainda. Se recebeu uma sinalização do chefe, chame-o para a conversa.
"Você me falou que tinha uma possibilidade, existe um prazo para isso?",
finaliza Gláucia.
|