Carreira / Emprego - Conheça as sete virtudes necessárias para um executivo
A expectativa do mercado de trabalho para 2010 é positiva, com oferta maior
de vagas, já que as empresas estão reabrindo postos que ficaram paralisadas
durante a crise econômica. Para os executivos, não é diferente.
Porém, de acordo com o consultor em Recursos Humanos e Gestão Estratégia de
Pessoas, Laerte Leite Cordeiro, procurar emprego sempre é complicado e a
situação não será diferente durante este ano, mesmo sem a crise. Existirão
executivos desempregados ou insatisfeitos que competirão pelas vagas disponíveis
no mercado.
Para Cordeiro, a cada nova crise, as organizações racionalizam sua
administração e a busca por executivos torna-se mais seletiva. Os empregadores
buscam colaboradores com maior qualificação e que tenham maior desempenho para
eventuais promoções hierárquicas internas.
As sete virtudes executivas
Segundo Cordeiro, embora as virtudes executivas a serem procuradas possam ser
muitas, elas podem ser resumidas em sete grandes grupos. Confira abaixo quais
são:
- Alta escolaridade e procura do autodesenvolvimento: a graduação
universitária não é suficiente para um executivo. Hoje, espera-se mais do
que um curso de pós-graduação, um MBA (Master Business Administration) ou
Mestrado. No processo seletivo, é avaliada a instituição. O candidato também
será julgado pelo interesse e esforço no seu desenvolvimento profissional,
especialmente pelos cursos de aperfeiçoamento feitos no Brasil ou no
exterior.
- Competência em tecnologia da informação: o executivo virtuoso em
2010 será aquele que, além das ferramentas básicas, tenha conhecimento e
prática dos chamados sistemas ERPs (Enterprise Resource Planning) - sistemas
de informação que integram todos os dados de uma empresa.
- Proficiência em idiomas: além do português, que é uma obrigação,
duas outras línguas serão pedidas aos executivos, o inglês e o espanhol. Não
basta ter conhecimento intermediário ou mesmo avançado. É importante que a
habilidade em inglês seja fluente, pois será necessária para trocas de
e-mails, telefonemas internacionais, videoconferência, defesa de orçamentos
e planos, treinamento no exterior e visita a feiras. Tudo isso requer
proficiência em inglês. No caso do espanhol, a língua está crescendo no
mundo, inclusive pela participação da Espanha nos negócios internacionais.
Outros idiomas também são considerados diferenciais.
- Competência para relações humanas: esta é a mais importante das
virtudes. O relacionamento humano é a variável de competência mais complexa,
mas, ao mesmo tempo, a mais estratégica. Esta qualidade inclui a capacidade
para relacionamento com todos os públicos da empresa. O candidato precisa
entender as pessoas, saber se comunicar, motivar sua equipe, administrar
conflitos, reduzir resistências e fazer sua equipe crescer.
- Envolvimento com temas, instituições e programas de sustentabilidade e
preservação ambiental: são áreas novas de preocupação social e empresarial.
Não é mais aceitável que um executivo esteja distante ou alheio a estes
temas. O profissional moderno e atualizado é aquele que compartilha e
participa das ações de inclusão, sustentabilidade e preservação ambiental,
tanto dos governos como das organizações. A atualização do executivo com
relação a esses assuntos será fundamental e certamente avaliada nos
processos de seleção para posições de comando.
- Contínua busca de atualização geral: o executivo desejado terá como
marca uma preocupação com a sua atualização. Certamente, as empresas
desejarão profissionais que sejam informados sobre o que acontece nos
mercados, nas empresas e nos negócios em geral. Será importante também a
atualização com relação a assuntos comunitários e sociais. O candidato deve
ler o máximo que puder, ir a todos os congressos possíveis, acessar a
internet com frequência e estar a par do que acontece em seu contexto
profissional e cultural.
- Estilo de atuação eficaz: o profissional virtuoso deve
oferecer padrão de liderança competente, adequado e que o leve a ser o
melhor meio para o alcance dos objetivos de pessoas, das equipes e da
empresa em que atua. A eficácia no desempenho das ações permitirá a
flexibilidade no padrão gerencial e impedirá a dependência dos superiores, a
superficialidade das crenças e ações, o imobilismo no trabalho, o derrotismo
nas posturas e a miopia na visão executiva.
Referência:
InfoMoney
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Autor:
Equipe InfoMoney
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