Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Entrevista de emprego - Como participar de uma boa entrevista de emprego 

Data: 13/11/2009

 
 
Preparar-se com antecedência para uma entrevista de emprego e comportar-se de maneira adequada durante o processo são aspectos fundamentais para um bom desempenho

O contato pessoal proporcionado pela entrevista é a oportunidade de mostrar qualificações e competências, ou seja, todo o perfil profissional e pessoal. São estes requisitos que irão levar o entrevistador a definir se o candidato atende ou não o que a empresa procura.

Os cuidados devem começar logo após o convite para um processo seletivo. Em primeiro lugar, é preciso conhecer bem o perfil da empresa contratante. Hoje, com o advento da Internet, ficou muito mais fácil o acesso à informação. É importante saber o ramo de atividade, a abrangência e o porte da empresa. Com estes dados, o candidato chega mais preparado e pode demonstrar que realmente está interessado na vaga.

A apresentação pessoal também é importante. Roupas discretas, cabelos arrumados, maquiagem suave (para as mulheres) e barba feita (para os homens) são algumas dicas para um figurino adequado ao mundo corporativo. Os exageros devem ser evitados. A melhor opção é sempre priorizar a sobriedade, a higiene e a harmonia nos trajes.

Chegar no horário, ou melhor, alguns momentos antes da entrevista, é a terceira recomendação. Para evitar atrasos, verifique sempre o caminho e o transporte que será utilizado com antecedência. O ideal é programar-se para sair cerca de 20 ou 30 minutos antes do habitual para evitar imprevistos.

Durante a entrevista, é preciso mostrar confiança, porém, sem se tornar arrogante. Falar com clareza sobre as atividades anteriores, aptidões e a disponibilidade para aprender é um ponto muito avaliado no decorrer de toda a entrevista. Ao expor as informações é importante transmitir segurança e credibilidade, aspectos que são muito observados pelo entrevistador.

Para evitar qualquer informação equivocada, a recomendação é concentrar-se na entrevista. É preciso saber ouvir com atenção as perguntas e, se for necessário, esclarecer as dúvidas antes de colocar-se. Antes de responder qualquer questão, é precisar pensar bem nas respostas e evitar toda e qualquer informação que não seja real. A empresa terá condições de checar todos os dados do currículo e os fornecidos durante a entrevista. Assim, qualquer informação inverídica comprometerá toda a avaliação.

Principalmente diante de perguntas referentes a conhecimentos específicos, caso não domine o assunto, seja sincero e enfatize as suas qualificações.

O candidato deve demonstrar vontade de aprender, disponibilidade e proatividade. Em meio à grande quantidade de candidatos que buscam inserção ou recolocação no mercado, é preciso destacar-se e demonstrar que possui competências para a vaga.

Conhecer os valores e políticas da empresa pode acrescentar mais alguns pontos positivos. Citar algumas atividades desenvolvidas pela empresa, sempre relacionando com as aptidões pessoais, reforça o interesse na oportunidade.

Ao término da entrevista pessoal, é importante agradecer pela participação no processo e colocar-se à disposição para quaisquer outras informações, testes ou novas entrevistas.

Para participar de uma boa entrevista, é preciso preparação, concentração e muita calma. O candidato possui pouco tempo para transmitir as principais habilidades e os valores pessoais. Assim, é preciso se preparar adequadamente para selecionar as informações mais relevantes, de acordo com o cargo e a empresa contratante.



 
Referência: Administradores.com.br
Autor: Teresa Gama
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
MotivaçãoQual o poder do elogio sobre você e os outros?
Carreira / EmpregoJornada de trabalho mais flexível é uma escolha que cabe somente à empresa
Empréstimo / FinanciamentoSerasa - Dúvidas mais frequentes
Finanças pessoaisContas de início de ano: vale a pena mexer nas aplicações para quitá-las?
Banco / Cheque / ContaNa hora de acessar home bankings, todo cuidado é pouco!
FilhosLivros: custo baixo pode garantir desenvolvimento de seu filho
Entrevista de empregoSeleção será em inglês? Regras para escrever bom texto na língua estrangeira
Negócios / EmpreendedorismoEstratégia: As forças da estratégia
Negócios / EmpreendedorismoVeja 9 características do líder
Ações / Bolsa de ValoresQual a melhor estratégia, apostar na retomada da bolsa ou migrar à renda fixa?