Apesar da área de Tecnologia da Informação (TI) estar com vagas sobrando, há
poucos profissionais capacitados para ocupá-las, o que mostra que aqueles que
ingressarem na carreira e se aperfeiçoarem terão grandes oportunidades.
Para se ter uma idéia, de acordo com dados do Ministério do Trabalho, a demanda
por pessoas da área tende a chegar a 100 mil ao ano, em todo o Brasil. E o
problema existe em outras partes do mundo: no Reino Unido, o déficit de 4,2% em
2007 passou para 6,8% este ano.
Para garantir espaço neste mercado, por sua vez, o profissional precisa ter algo
além das exigências básicas, ou saber mais do que o "informatiquês", segundo o
diretor da New Age Software S/A, Ricardo Aun.
“Nos últimos anos, a evolução da Tecnologia da Informação, com a competitividade
da economia, obrigou o profissional a se tornar especialista, mas não somente em
TI. Ele deve entender também do negócio do cliente para poder prestar um melhor
atendimento", afirmou.
Como parte importante no crescimento comercial da empresa, o profissional da
área tem que entender as regras do negócio, que são tão importantes como
entender as linhas de códigos de tecnologia.
Inovação, criatividade, trabalho em equipe e comunicação são habilidades
fundamentais para quem quer ter sucesso. "Vencerão aqueles profissionais mais
hábeis, mais versáteis, mais adaptáveis e com uma gama de conhecimento geral e
técnico capaz de suprir as estratégias de inovação de cada organização", disse.