Ter um negócio igual aos existentes é sempre
arriscado. Sem um toque de inovação, as chances de sucesso se reduzem. A boa
notícia é que você não precisa ser um gênio criativo para inovar em sua empresa.
Recebo neste blog muitas perguntas de empreendedores que precisam de
sugestões e idéias sobre qual negócio abrir. Nos comentários do artigo “Qual
Negócio Devo Abrir?“, os leitores podem ver as diversas dúvidas que os
empreendedores enfrentam ao imaginar um novo negócio. Também já escrevi um
pouco sobre o processo de decisão do negócio e o processo de inovação.
O fato que muitas vezes foge da mente dos empreendedores é de como a inovação
é crucial para sua empresa. Um fator diferenciador que chame a atenção dos
clientes positivamente pode fazer toda a diferença entre um negócio bom e um
grande sucesso empresarial.
Empreendedores tendem a serem inovadores por natureza, mas um empurrãozinho
sempre ajuda… e este empurrãozinho pode estar à sua frente sem que você tenha
percebido.
Vamos lá: Uma das formas mais fáceis de inovar em seu negócio é tomar algo
que é bem feito em um tipo de negócio completamente diferente e aplicá-lo a seu
negócio. Por isso o título no artigo: Some o que é comum em seu setor com o
que é comum em outro setor e obtenha algo diferente.
Para explicar, vou exemplificar. Quando você viaja de avião, faz check-in e
depois vai à sala de embarque, aonde pode acompanhar na tela a situação de seu
vôo. Mesmo que tenha que aguardar algum tempo, há um certo “conforto” em saber
se o horário previsto está mantido, se está na sala de embarque certa, etc. Sem
estas informações disponibilizadas para os viajantes, o processo de espera seria
mais estressante.
Recentemente fui comprar algumas lâmpadas e abajures na Lustres Yamamura, em
São Paulo. Após selecionar os produtos, a atendente nos dirigiu até o caixa
aonde fizemos o pagamento. Em seguida fomos a uma “sala de espera” na qual
funcionários recebiam material do almoxarifado e preparavam o pedido para
entregá-lo ao cliente. O detalhe: uma tela aonde aparecia o nome de todos os
clientes que aguardavam, o momento em que o pedido foi aberto (no caixa), o
status de preparação do pedido e o tempo em que já estavam aguardando.
A espera não foi curta… foram 15 minutos até que todo o material estivesse
pronto. Talvez o processo ainda precise ser melhorado, mas o fato é que aquela
informação em tempo real ajudava a espera a ser menos angustiante. Pelo menos
sabíamos o que estava acontecendo e qual era nossa posição na sequencia de
pedidos. Não tenho idéia se o idealizador desta solução se inspirou nos
aeroportos, mas o fato é que era eficiente.
Este exemplo mostra claramente o que quero dizer com Comum + Comum =
Diferente. Juntando uma operação comum de loja de
lustres, com uma operação comum de aeroportos, foi possível
oferecer uma experiência diferente e inovadora ao cliente.
O processo para chegar a este tipo de solução é relativamente simples. O
segredo está em manter os olhos abertos em relação ao que vivemos no dia a dia e
ver como situações corriqueiras poderiam criar um diferencial inovador em nossos
negócios – tornando-os únicos.
Crie uma lista com os tipos de empresa que você conhece, seja como
funcionário, empresário ou cliente. Para cada tipo de negócio, determine o que
eles oferecem em comum, que não costuma ser oferecido em outros negócios.
Expanda seu exercício mental, observando detalhes que não estava acostumado a
ver. Bancos possuem processos exatos, drogarias possuem farmacêuticos que o
ajudam com os remédios, e padarias oferecem aquele agradável cheiro de pão
saindo do forno.
Defina como você pode usar estes conceitos na inovação em sua empresa e
multiplicará as oportunidades de sucesso de seu empreendimento.