Economizar / Poupar - Marca própria: antes da compra, vale pesquisar preço frente à concorrência
Os produtos de marca própria - aqueles com o nome da rede de supermercado ou da
loja onde são vendidos - estão ocupando cada vez mais espaço na despensa dos
brasileiros, atingindo no ano passado 5,5% no faturamento desses
estabelecimentos.
Grande parte desse sucesso se deve à idéia de que a escolha por itens de marca
própria é sinônimo de economia, já que alguns deles podem ser bem mais baratos
do que os convencionais. No entanto, isso depende muito do produto escolhido; a
dica é pesquisar preços antes da compra!
Vantagens na cesta básica
Quando se trata dos componentes da cesta básica, a diferença de preços fica
bastante evidente: no caso do arroz, pode chegar a mais de 40%, enquanto no do
feijão, atinge pouco mais de 10%, conforme mostra a tabela abaixo, que traz
também outros itens:
Item |
Preço |
Variação |
Marca Própria |
Marca Convencional |
MP X MC |
Arroz (5 Kg) |
R$ 7 |
R$ 10 |
42% |
Feijão (1 Kg) |
R$ 2,20 |
R$ 2,40 |
9% |
Açúcar |
R$ 1 |
R$ 1,35 |
35% |
Farinha de trigo |
R$ 1,40 |
R$ 1,50 |
7,14% |
Farinha de mandioca |
R$ 1,50 |
R$ 1,70 |
13,3% |
Extrato de tomate |
R$ 2 |
R$ 2,35 |
35% |
Óleo de soja |
R$ 2 |
R$ 2,10 |
5% |
Salsicha |
R$ 2,15 |
R$ 2,60 |
21% |
Sal |
R$ 0,65 |
R$ 0,90 |
38,5% |
Pão de forma |
R$ 2,30 |
R$ 2,40 |
4,35% |
Margarina |
R$ 2,15 |
R$ 2,30 |
7% |
Sabão em pó
(500 g) |
R$ 2 |
R$ 3 |
50% |
Água sanitária |
R$ 1,70 |
R$ 1,85 |
8,9% |
Nem sempre marca própria é vantajosa
Vale ressaltar que essa variação nos valores cobrados ocorre entre um produto de
marca própria e outro com preço imediatamente inferior a ele. A tendência,
porém, já não é observada quando se faz uma comparação com um líder de mercado,
como explica o coordenador de varejo do Comitê de Marcas Próprias da Abras
(Associação Brasileira de Supermercados), Marco Antônio Quintarelli.
"Produtos commodities, como açúcar, leite ou óleo, têm descontos menores
porque a negociação de seus valores é internacional. Já os outros, que são
negociados na indústria, como geléia, cereais e achocolatados, podem ter
descontos maiores", explicou.
Ele afirmou que, no primeiro caso, a economia do consumidor pode ser de 2% a 5%
na comparação com a marca líder. Já no segundo caso, o desconto varia de 20% a
25%.
No entanto, encher o carrinho com produtos de marca própria nem sempre é
vantajoso. Quando a comparação de preços abrange principalmente itens
considerados supérfluos, as marcas que levam o nome do supermercado apresentam
valores mais elevados. Veja na tabela abaixo alguns deles, os preços e a
diferença do menor para o maior:
Item |
Preço |
Variação |
Marca Própria |
Marca Convencional |
MC X MP |
Café (500g) |
R$ 5 |
R$ 4 |
25% |
Sabão em barra |
R$ 3,70 |
R$ 3,50 |
5,7% |
Amaciante |
R$ 5,15 |
R$ 4,55 |
13,2% |
Chocolate ao leite |
R$ 2,95 |
R$ 2,80 |
5,35% |
Geléia (270g) |
R$ 5,70 |
R$ 3,30 |
7,55% |
Suco concentrado |
R$ 3,75 |
R$ 3,50 |
7,15% |
Requeijão |
R$ 2,95 |
R$ 2,70 |
9,25% |
Limpador multi-uso |
R$ 2 |
R$ 1,65 |
21,2% |
Na dúvida, a pesquisa nunca falha
Diante disso, cabe ao consumidor efetuar a velha pesquisa de preços, mesmo
dentro de um mesmo estabelecimento, para verificar os abatimentos que poderá
garantir ao trocar uma marca convencional por outra própria.
Além dessa orientação específica, é recomendável ficar atento aos períodos de
oferta no comércio da região onde você mora ou circula com grande freqüência. No
caso dos não-perecíveis, procure estocar uma boa quantidade de produtos, para,
se possível, adquiri-los somente na próxima promoção. Folhetos impressos ou até
mesmo a internet podem ser bons aliados para se manter bem informado sobre os
abatimentos.
Por fim, controle seus impulsos consumistas ao entrar em um supermercado,
comprando apenas o que se propôs. Esse objetivo ficará mais fácil de ser
realizado se você fizer sempre uma lista de compras. A não ser que seja um
gênero de extrema necessidade, tente acumular pelo menos uns cinco itens para só
depois ir comprá-los. Assim, você evita freqüentar a todo momento os locais que
podem se transformar em verdadeiras tentações, levando-o a gastar mais do que
deveria.
Marca própria
Os produtos de marca própria conquistaram o consumidor pela qualidade, que não
fica nada a dever aos seus concorrentes tradicionais, e pela quantidade de
opções: hoje, são mais de 4 mil produtos desse tipo disponíveis para venda,
distribuídos em 176 categorias.
E quem pensa que eles apenas se destinam às classes mais baixas - por causa dos
preços - está enganado. Levantamento da Associação Brasileira dos Supermercados
(Abras) mostra que os consumidores pertencentes às camadas AB são os que mais
compram marcas próprias, não só por serem mais esclarecidos, mas também
justamente por contarem com um orçamento menos apertado, que permite
experimentar produtos diferenciados, sem medo de perder dinheiro.
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