Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Aposentadoria - Contorne os riscos e faça o plano de previdência chegar à aposentadoria 

Data: 05/03/2011

 
 
O uso do plano de previdência privada na aposentadoria tem se tornado cada vez mais privilégio de poucos brasileiros. Isso porque alguns fazem o investimento para poder ter tranquilidade nesta fase da vida, mas acabam resgatando antes do tempo previsto.

E, quando mais precisam do dinheiro, ele não está ali para ajudar. “Quando se tem mais idade, próximo dos 60 anos, existem situações que exigem mais dinheiro. Não é um bom momento para ter queda na renda”, afirmou o consultor de programas de preparo para aposentadoria em empresas, Samuel Marques.

Riscos x soluções
O dinheiro não chega até a aposentadoria porque existem alguns riscos a que os investidores de previdência privada estão expostos. A boa notícia é que é possível driblar muitos deles e chegar à terceira idade com o plano intacto.

De acordo com Marques, o maior risco é contratar o plano de previdência privada com o objetivo errado ou comprá-lo “como um investimento comum”. Enquanto outras modalidades podem ser usadas no curto prazo, o plano de previdência tem natureza de longo prazo, mesmo por conta de sua tributação, que cai com o decorrer do tempo.

“Como a taxa de retorno é atraente e tem pessoas desinformadas oferecendo o produto, o investidor acaba perdendo dinheiro”, explicou, sobre a possibilidade de resgate no curto prazo.

Depois de contratado
Um outro risco apontado por Marques é o aplicador perder a visão de longo prazo em caso de um evento negativo imprevisível, como o desemprego ou alguma doença na família. A solução para isso, de acordo com ele, é fazer uma reserva de emergência concomitantemente à previdência privada.

“Tem de separar dinheiro dos gastos, dinheiro da previdência privada e dinheiro de emergência. O dinheiro da previdência não é fundo de emergência. Depois que descapitaliza, é difícil voltar para o ponto em que estava”, afirmou.

Presas à visão de curto prazo, muitas pessoas deixam de aproveitar a oportunidade de investir em previdência privada por meio da empresa em que trabalham. “Esses fundos normalmente são bem administrados e as empresas fazem contribuição também. É uma forma de ganhar mais, receber mais dinheiro da empresa, mas ninguém adere, pela visão de curto prazo. Eles só olham o que é descontado da folha de pagamento hoje, mas não o patrocínio que a empresa está dando”.

A tentação
Outro ponto que pode colocar tudo a perder é o desejo de consumir, principalmente quando o dinheiro que está faltando é equivalente àquele que se tem no plano de previdência privada.

“Uma solução é fazer a previdência privada com débito automático, assim ele [o investidor] não vê o dinheiro. Mesmo que ele saiba que está lá, tem de assumir aquela postura de não contar com aquele dinheiro, como se faz com a Previdência Social, que não permite saque”, destacou.

Mesmo para objetivos como comprar um imóvel maior, por exemplo, a previdência deve ser mantida intacta, com foco na aposentadoria. “Você até pode comprar um imóvel maior, mas na aposentadoria pode não conseguir pagá-lo. Você precisará de renda e não de bens”.

Gastos relacionados a filhos também costumam ser um bom motivo para resgatar dinheiro da aposentadoria, mas existe uma alternativa. “A ideia seria fazer um plano de previdência para o filho. De novo a história de separar os dinheiros: faça um plano para, quando ele tiver 18 anos, ele possa usar essa renda para pagar suas despesas”.


 
Referência: InfoMoney
Autor: Flávia Furlan Nunes
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :