"Depois da afeição familiar, da saúde e do amor ao trabalho, será que existe
algo que contribua tanto para tornar a vida agradável, que restaure e eleve a
auto-estima como uma boa conversa em que prevalecem a bondade, a consideração e
a empatia?"
AO FAZER tal pergunta, a falecida autora e educadora americana Lucy Elliot
Keeler mostrava a importância e o valor de uma habilidade de que o homem foi
bondosamente dotado por seu Criador - a comunicação oral - para ter prazer e
satisfação pessoal. - Êxodo 4:11, 12.
A invenção do telefone por Alexander Graham Bell deu um grande impulso à
expansão das comunicações nas últimas 12 décadas. Atualmente, para bilhões de
habitantes da Terra, o telefone, usado para negócios ou por prazer, estabelece
uma ligação vital entre os humanos.
O telefone e você
Até que ponto o uso do telefone melhora a qualidade de sua vida? Não concorda
que a sua resposta a essa pergunta depende mais das pessoas envolvidas do que do
aparelho em si? Sem dúvida, a seguinte pergunta é bem oportuna: Como estão as
suas maneiras ao telefone?
As boas maneiras ao telefone incluem fatores como atitude mental, saber falar e
saber ouvir. É importante, também, usar o aparelho de forma correta e saber
lidar com telefonemas inconvenientes.
Consideração pelos outros
Como se dá em todos os tratos humanos, a empatia é fundamental para se ter boas
maneiras ao telefone. O apóstolo Paulo escreveu: "Que cada um procure os
interesses dos outros e não somente os seus próprios interesses." - Filipenses
2:4, A Bíblia na Linguagem de Hoje.
Quando perguntaram a uma telefonista experiente quais eram os exemplos mais
comuns de péssimas maneiras ao telefone, ela respondeu que no alto da lista
estava "a pessoa que diz: 'Aqui é a Maria.' (Quantas Marias você conhece?) Ou,
pior ainda: 'Sou eu', ou: 'Adivinhe quem está falando.'" Essas abordagens
impensadas, talvez bem-intencionadas, podem causar constrangimento e
impaciência. A telefonista continuou: "Por que não começar a conversa de uma
forma agradável, identificando-se claramente, e, em consideração à pessoa,
perguntar em seguida se ela pode lhe dispensar alguns minutos de atenção?"
Lembre-se de que, embora a sua expressão facial não possa ser vista, a sua
atitude será evidente. Como assim? Pelo tom da voz. Impaciência, tédio, ira,
indiferença, sinceridade, alegria, prestimosidade e cordialidade - tudo isso é
revelado. É verdade que ficar aborrecido pode ser uma reação natural quando se é
interrompido. Quando isso acontece, no interesse das boas maneiras, tente pausar
e acrescentar bom humor na voz antes de atender. É possível discordar sem ser
antipático.
A consideração, conjugada com um tom de voz agradável, pode resultar em
declarações que sejam 'boas para a edificação, conforme a necessidade', e
conferir "aos ouvintes aquilo que é favorável". - Efésios 4:29.
Saiba como falar
Sem dúvida a maneira de falar é importante. Será que você concorda com as
seguintes regras e as segue? Fale com naturalidade e clareza, pronunciando bem
as palavras. Não fale muito baixo. Não grite, mesmo num interurbano. Não fale de
forma indistinta. Evite a pronúncia desleixada, abreviando ou comendo sílabas;
evite também maneirismos e regressões, que podem ser desconcertantes e causar
irritação. Nunca fale num tom monótono e cansativo. A modulação e a ênfase
apropriada tornam a linguagem significativa, interessante e agradável. Lembre-se
também de que comer enquanto fala ao telefone prejudica a qualidade da fala e
não reflete boas maneiras.
A escolha de palavras também merece atenção. É preciso ter discernimento. Use
palavras comuns, simples, que sejam logo entendidas. As palavras têm conotações:
podem ser bondosas ou cruéis, confortantes ou duras, encorajadoras ou
desanimadoras. Ademais, é possível ser espirituoso sem ser irritante, sincero
sem ser grosseiro ou mal-educado, e jeitoso sem ser evasivo. Expressões de
cortesia como "por favor" e "obrigado" sempre ajudam. Palavras bondosas, que
revelam consideração e bom gosto, eram o que o apóstolo Paulo tinha em mente
quando escreveu: "Vossa pronunciação seja sempre com graça, temperada com sal,
para que saibais como responder a cada um." - Colossenses 4:6.
Seja bom ouvinte
Conta-se que um jovem perguntou ao seu pai qual era o segredo da arte da boa
conversação. "Escute, meu filho", respondeu o pai. "Estou escutando", disse o
jovem. "Continue." "Isso é tudo", respondeu o pai. De fato, ser um ouvinte
interessado, que demonstra empatia, é um ingrediente indispensável na receita
das boas maneiras ao telefone.
Deixar de observar uma simples regra ao telefone pode resultar em você ser
encarado como um chato. Que regra é essa? Não monopolize a conversa. Não demore,
por exemplo, num relato sem-fim, de cada detalhe, a respeito de uma conversa
trivial que você teve ou num relato comprido e aborrecido sobre pequenos
problemas de saúde. Mais uma vez, temos uma regra bíblica aplicável, concisa,
desta vez do discípulo Tiago: "Que seja cada um de vós pronto para ouvir, mas
tardio para falar." - Tiago 1:19, A Bíblia de Jerusalém.
Considerações finais
Consideremos agora duas perguntas finais relacionadas com as boas maneiras
ao telefone. O que se pode dizer sobre o uso do aparelho em si? Existem algumas
diretrizes sobre como lidar com telefonemas inconvenientes?
Ao falar ao telefone, já aconteceu de ouvir a voz do outro lado ficar bem
distante, depois perto, de forma intermitente? Isso deveria lembrá-lo de falar
perto do bocal, mantendo-o a cerca de três centímetros da boca. Além disso, é
educado controlar o barulho de fundo. Ao fazer um telefonema, preste bastante
atenção ao discar para não errar o número, e, quando terminar de falar, coloque
o fone no gancho de leve.
Já lhe passaram trotes? Infelizmente, esses parecem estar aumentando. A
linguagem indecente, sugestiva e obscena só merece uma resposta - desligar.
(Note Efésios 5:3, 4.) O mesmo se dá quando a pessoa não quer se identificar. Se
receber uma chamada suspeita, a publicação How to Write and Speak Better (Como
Escrever e Falar Melhor) recomenda "não responder caso uma voz desconhecida
pergunte: 'Quem está falando?'" e não falar com um estranho sobre seus planos.
Tudo tendo sido considerado, como é bom saber que, para se ter boas maneiras ao
telefone, não é preciso seguir uma longa lista de regras e regulamentos! Assim
como se dá em todos os tratos humanos, relações agradáveis e satisfatórias vêm
de se aplicar o que comumente se chama de Regra de Ouro. Jesus Cristo disse:
"Todas as coisas, portanto, que quereis que os homens vos façam, vós também
tendes de fazer do mesmo modo a eles." (Mateus 7:12) Para o cristão, há também o
desejo de agradar Àquele que dotou o homem da dádiva da linguagem. O salmista
orou: "As declarações de minha boca e a meditação de meu coração, tornem-se elas
agradáveis diante de ti, ó Jeová, minha Rocha e meu Redentor." - Salmo 19:14