Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Suas maneiras ao telefone 

Data: 15/12/2008

 
 

"Depois da afeição familiar, da saúde e do amor ao trabalho, será que existe algo que contribua tanto para tornar a vida agradável, que restaure e eleve a auto-estima como uma boa conversa em que prevalecem a bondade, a consideração e a empatia?"

AO FAZER tal pergunta, a falecida autora e educadora americana Lucy Elliot Keeler mostrava a importância e o valor de uma habilidade de que o homem foi bondosamente dotado por seu Criador - a comunicação oral - para ter prazer e satisfação pessoal. - Êxodo 4:11, 12.

A invenção do telefone por Alexander Graham Bell deu um grande impulso à expansão das comunicações nas últimas 12 décadas. Atualmente, para bilhões de habitantes da Terra, o telefone, usado para negócios ou por prazer, estabelece uma ligação vital entre os humanos.

O telefone e você

Até que ponto o uso do telefone melhora a qualidade de sua vida? Não concorda que a sua resposta a essa pergunta depende mais das pessoas envolvidas do que do aparelho em si? Sem dúvida, a seguinte pergunta é bem oportuna: Como estão as suas maneiras ao telefone?

As boas maneiras ao telefone incluem fatores como atitude mental, saber falar e saber ouvir. É importante, também, usar o aparelho de forma correta e saber lidar com telefonemas inconvenientes.

Consideração pelos outros

Como se dá em todos os tratos humanos, a empatia é fundamental para se ter boas maneiras ao telefone. O apóstolo Paulo escreveu: "Que cada um procure os interesses dos outros e não somente os seus próprios interesses." - Filipenses 2:4, A Bíblia na Linguagem de Hoje.

Quando perguntaram a uma telefonista experiente quais eram os exemplos mais comuns de péssimas maneiras ao telefone, ela respondeu que no alto da lista estava "a pessoa que diz: 'Aqui é a Maria.' (Quantas Marias você conhece?) Ou, pior ainda: 'Sou eu', ou: 'Adivinhe quem está falando.'" Essas abordagens impensadas, talvez bem-intencionadas, podem causar constrangimento e impaciência. A telefonista continuou: "Por que não começar a conversa de uma forma agradável, identificando-se claramente, e, em consideração à pessoa, perguntar em seguida se ela pode lhe dispensar alguns minutos de atenção?"

Lembre-se de que, embora a sua expressão facial não possa ser vista, a sua atitude será evidente. Como assim? Pelo tom da voz. Impaciência, tédio, ira, indiferença, sinceridade, alegria, prestimosidade e cordialidade - tudo isso é revelado. É verdade que ficar aborrecido pode ser uma reação natural quando se é interrompido. Quando isso acontece, no interesse das boas maneiras, tente pausar e acrescentar bom humor na voz antes de atender. É possível discordar sem ser antipático.

A consideração, conjugada com um tom de voz agradável, pode resultar em declarações que sejam 'boas para a edificação, conforme a necessidade', e conferir "aos ouvintes aquilo que é favorável". - Efésios 4:29.

Saiba como falar

Sem dúvida a maneira de falar é importante. Será que você concorda com as seguintes regras e as segue? Fale com naturalidade e clareza, pronunciando bem as palavras. Não fale muito baixo. Não grite, mesmo num interurbano. Não fale de forma indistinta. Evite a pronúncia desleixada, abreviando ou comendo sílabas; evite também maneirismos e regressões, que podem ser desconcertantes e causar irritação. Nunca fale num tom monótono e cansativo. A modulação e a ênfase apropriada tornam a linguagem significativa, interessante e agradável. Lembre-se também de que comer enquanto fala ao telefone prejudica a qualidade da fala e não reflete boas maneiras.

A escolha de palavras também merece atenção. É preciso ter discernimento. Use palavras comuns, simples, que sejam logo entendidas. As palavras têm conotações: podem ser bondosas ou cruéis, confortantes ou duras, encorajadoras ou desanimadoras. Ademais, é possível ser espirituoso sem ser irritante, sincero sem ser grosseiro ou mal-educado, e jeitoso sem ser evasivo. Expressões de cortesia como "por favor" e "obrigado" sempre ajudam. Palavras bondosas, que revelam consideração e bom gosto, eram o que o apóstolo Paulo tinha em mente quando escreveu: "Vossa pronunciação seja sempre com graça, temperada com sal, para que saibais como responder a cada um." - Colossenses 4:6.

Seja bom ouvinte

Conta-se que um jovem perguntou ao seu pai qual era o segredo da arte da boa conversação. "Escute, meu filho", respondeu o pai. "Estou escutando", disse o jovem. "Continue." "Isso é tudo", respondeu o pai. De fato, ser um ouvinte interessado, que demonstra empatia, é um ingrediente indispensável na receita das boas maneiras ao telefone.

Deixar de observar uma simples regra ao telefone pode resultar em você ser encarado como um chato. Que regra é essa? Não monopolize a conversa. Não demore, por exemplo, num relato sem-fim, de cada detalhe, a respeito de uma conversa trivial que você teve ou num relato comprido e aborrecido sobre pequenos problemas de saúde. Mais uma vez, temos uma regra bíblica aplicável, concisa, desta vez do discípulo Tiago: "Que seja cada um de vós pronto para ouvir, mas tardio para falar." - Tiago 1:19, A Bíblia de Jerusalém.

Considerações finais

Consideremos agora duas perguntas finais relacionadas com as boas maneiras ao telefone. O que se pode dizer sobre o uso do aparelho em si? Existem algumas diretrizes sobre como lidar com telefonemas inconvenientes?

Ao falar ao telefone, já aconteceu de ouvir a voz do outro lado ficar bem distante, depois perto, de forma intermitente? Isso deveria lembrá-lo de falar perto do bocal, mantendo-o a cerca de três centímetros da boca. Além disso, é educado controlar o barulho de fundo. Ao fazer um telefonema, preste bastante atenção ao discar para não errar o número, e, quando terminar de falar, coloque o fone no gancho de leve.

Já lhe passaram trotes? Infelizmente, esses parecem estar aumentando. A linguagem indecente, sugestiva e obscena só merece uma resposta - desligar. (Note Efésios 5:3, 4.) O mesmo se dá quando a pessoa não quer se identificar. Se receber uma chamada suspeita, a publicação How to Write and Speak Better (Como Escrever e Falar Melhor) recomenda "não responder caso uma voz desconhecida pergunte: 'Quem está falando?'" e não falar com um estranho sobre seus planos.

Tudo tendo sido considerado, como é bom saber que, para se ter boas maneiras ao telefone, não é preciso seguir uma longa lista de regras e regulamentos! Assim como se dá em todos os tratos humanos, relações agradáveis e satisfatórias vêm de se aplicar o que comumente se chama de Regra de Ouro. Jesus Cristo disse: "Todas as coisas, portanto, que quereis que os homens vos façam, vós também tendes de fazer do mesmo modo a eles." (Mateus 7:12) Para o cristão, há também o desejo de agradar Àquele que dotou o homem da dádiva da linguagem. O salmista orou: "As declarações de minha boca e a meditação de meu coração, tornem-se elas agradáveis diante de ti, ó Jeová, minha Rocha e meu Redentor." - Salmo 19:14



 
Referência: curriculum.com.br
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :