Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Dicas: saiba como pedir um aumento de salário 

Data: 20/01/2010

 
 

Muitos têm medo de pedir aumento de salário, às vezes pelo receio de que o chefe interprete como uma insatisfação com o trabalho, outras por não se sentir seguro em relação ao próprio desempenho na empresa.

No entanto, pedir um aumento pode trazer resultados positivos se for feito do jeito certo e no momento certo. "No momento de conversar sobre isso, o mais importante é deixar claros os motivos pelos quais você merece o aumento e estar preparado para a conversa", disse o diretor de comunicação e marketing da Catho Online, Andriano José Meirinho.

Autoanálise
O profissional precisa fazer uma autoanálise e identificar quais benefícios ele traz para a empresa e quais resultados alcançou. É importante saber quanto o mercado paga para profissionais do mesmo nível.

"Pesquisas em sites de emprego e jornais ajudam a identificar a faixa salarial de sua área, assim como o valor pago por empresas do mesmo porte", afirmou o diretor.

Se o profissional programar para investir parte do aumento em "reciclagem profissional", será um ponto a favor.

Percepção
É importante perceber como está o humor do chefe antes de iniciar a conversa sobre o aumento de salário. O profissional também deve ter consciência do momento pelo qual a empresa está passando.

"É importante verificar se a companhia não está enfrentando nenhuma crise financeira ou se congelou as contratações e promoções momentaneamente, por exemplo", observou Meirinho.

Os feedbacks podem funcionar como termômetros de como os gerentes avaliam os funcionários e pode ser um direcionador quanto às questões salariais.

O pedido
O profissional não deve levar o pedido de aumento para o lado pessoal. Usar dívidas particulares como justificativa não é visto de forma positiva pelas empresas e diminui as chances de se conseguir o reajuste.

Quando for argumentar, o funcionário não deve comparar salários nem dizer que tem outras propostas de emprego, se não for verdade.

O profissional deve buscar estar sempre atualizado e atento às novas práticas e tendências do mercado. Quem traz resultado para a empresa é reconhecido e tem mais chances de conseguir um aumento.

"Autodesenvolvimento será sempre a chave, tanto para quem quer crescer hierarquicamente, quanto para quem visa aumento salarial", concluiu Meirinho.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Equipe InfoMoney
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :