Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Seguros - Compensa fazer um seguro residencial? 

Data: 30/05/2007

 
 

O seguro residencial é bem mais barato que muita gente imagina. Por um valor anual de apenas 0,1% a 0,2% do valor da cobertura, você pode proteger sua casa ou seu apartamento contra incêndio e roubo, além de explosões, danos elétricos e responsabilidade civil (danos a terceiros). É bem menos que um seguro de automóvel, que pode custar 20% do valor do carro - ou até mais - se ele já tiver alguns anos de uso.

Considerando que a casa de uma família - além de seus móveis e equipamentos - costuma ser seu maior patrimônio, o seguro residencial deve receber atenção igual ou maior que a dada ao carro. Principalmente se considerarmos os índices de assalto a residências registrados nas grandes cidades brasileiras. As seguradoras oferecem pacotes padronizados, com diversas coberturas. A principal é a de incêndio, que oferece o maior valor de indenização. As demais coberturas, como roubo, são acopladas ao plano principal, conforme o interesse do cliente. Em geral, as coberturas adicionais representam frações da indenização por incêndio. Mas você pode alterá-las conforme suas necessidades. "Cada R$ 10 mil a mais de cobertura para roubo tem um impacto de apenas R$ 8 por ano no preço do seguro", diz Marcelo Rosal, gerente de produto da Unibanco AIG.

O preço do seguro é proporcional ao risco do imóvel. Quem mora em casa paga mais, é claro. O seguro de casas de veraneio também custa mais que o de moradias habituais. Em São Paulo, segundo Marcelo Goldman, diretor de seguros massificados da AGF Seguros, o custo da cobertura de uma casa fica até 30% mais caro que o de um apartamento. E o seguro de um imóvel de veraneio pode custar até o dobro do preço da cobertura de moradia habitual. Nesse caso, as seguradoras costumam impor restrições: a maioria não cobre roubo de eletroeletrônicos nem incêndio em casa de madeira.

Para calcular o valor correto de cobertura de incêndio, deve-se excluir o valor do terreno, já que ele não pega fogo. No quesito roubo em moradias habituais, a conta deve incluir produtos eletrônicos como televisores, DVDs e aparelhos de som. Jóias e obras de arte exigem um seguro à parte. Outro item para ficar atento refere-se à cobertura de danos elétricos. Algumas seguradoras, como a Tokio Marine, pagam o valor de um aparelho novo similar ao danificado. Outras usam uma tabela de depreciação para fazer o reembolso.
 



 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Empréstimo / FinanciamentoEmpréstimos consignados são contraídos para pagar outras dívidas
Entrevista de empregoAs principais falhas da dinâmica de grupo em processos de seleção
ImóveisPensando em trocar de casa depois dos 60 anos? Fique atento às dicas!
SaúdePlanos de Saúde: Plano pela empresa: E em caso de aposentadoria?
ImóveisPortarias de prédios: Porteiro assaltado abre os portões
Carreira / EmpregoIniciativa: como funcionário, você executa ou espera acontecer?
Entrevista de empregoProcesso seletivo: hipocrisia demais ou dá para ser você mesmo?
Currículo (curriculum)Analisando a exigência de envio de currículo a uma Empresa
Negócios / EmpreendedorismoPequenos erros que nós fazemos para quebrar as nossas próprias empresas.
Carreira / EmpregoO distanciamento das pessoas