Toda carreira segue rumos e prumos inesperados e é muito fácil distorcer o
caminho entre o planejado e o realizado. Por indecisão, não saber bem o que se
quer da vida, entre outros motivos acabamos remando pelos mais diversos mares. O
que é bom! Precisamos conhecer empresas e áreas diferentes até determinarmos em
que área realmente tentar fazer uma carreira. Mas também não é
legal ficar pulando de galho em galho e passar muito tempo na indefinição, pois
o tempo passa e é difícil recuperar certas etapas. Um dos princípios para
conseguir ter uma carreira de sucesso é a capacidade para
estabelecer prioridades Vamos ver como:
Tenha autodisciplina. Não é papo de exército, mas a
autodisciplina é uma característica muito comum em pessoas que se dão muito bem
na carreira. Elas conseguem respeitar prazos e atingir melhores resultados não
porque são gênios, mas porque tem uma organização pessoal acima da média.
Estipulam horários e os cumprem, conseguem estar concentrados em suas
atividades. E por falar nisso...
Concentre-se. Esteja por inteiro onde estiver. Não entre em uma
empresa pensando logo em ir para outra, aproveite ao máximo a oportunidade
presente. Sonhe alto, mas lembre que a realização de seu sonho começa agora. Não
fique fazendo mil coisas ao mesmo tempo e não realizando nada direito. Não
queira abraçar o mundo e se metendo em projetos e mais projetos e não terminando
nada. Perceba se em tudo o que você participa tem começo, meio e fim.
Nem tudo é super urgente. Hoje em dia é tudo para ontem.
Vivemos em um mundo dominado pelo sentimento de urgência. Queremos ficar ricos
logo, ser diretor da empresa com um ano de casa, e por aí vai. Mas junto com o
super urgente vem a ansiedade, a insônia, uma pressa muitas vezes injustificada.
Quem já não fez algo “pra ontem” e depois percebe que na era tão urgente assim.
Estabeleça limites e aprenda a separar o que é prioridade do
urgente. Vai fazer um bem enorme para sua carreira.
Aprenda a dizer “não”. É muito comum ficarmos cheios de
trabalho e não fazendo tudo o que realmente precisa ser feito devido à
incapacidade de dizer “não”. Medo, vontade excessiva de ajudar, erros de cálculo
no tempo, tudo isso somado leva a sobrecarga de trabalho. Depois ficamos
reclamando que estamos cheios de coisas para fazer e adquirimos o hábito de
medir o trabalho alheio. Afinal, fulana sempre tem menos coisas para fazer do
que você, não é mesmo? Não queira agradar sempre, faça as coisas bem-feitas e
diga “não” quando tiver convicção de que existe a impossibilidade de atender
determinado pedido. Dizer “não”, não é pecado!
Tenha comprometimento com você mesmo. Todos querem uma equipe
comprometida, nas empresas esse discurso é muito comum, mas ouço muito pouco
isso das pessoas em relação a si mesmas. Os valores e visão da empresa são
condizentes com os seus? Você pretende dar uma boa parte de sua vida para essa
empresa? Você está feliz? Primeiro comprometa-se com seus sonhos, valores e
metas porque as chances de realização aumentam em muito se você trabalhar em um
lugar onde você tenha maiores chances para realizar essas aspirações.
Sua carreira para ser bem sucedida precisa de
prioridades bem estabelecidas, concentração no que se quer e ação,
muita ação para atingir os seus objetivos. São etapas a serem vencidas, degrau
por degrau sempre com uma boa base de sustentação. Assim você não cai nunca
quando chegar lá no topo.