Assim como o clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na
atmosfera da terra (Wikipédia, 2007), o clima organizacional compreende os
fenômenos subjetivos e objetivos existentes que permeiam no ambiente de
trabalho. Nas organizações, utilizamos a palavra clima para descrever o grau de
satisfação/insatisfação existente em uma organização, sob a ótica daqueles que
lá trabalham.
Definições existentes:-
O clima organizacional é um indicador do grau de satisfação dos membros da
empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade da
organização.
O clima organizacional é "o reflexo do estado de ânimo ou do grau de satisfação
dos funcionários de uma empresa, num dado momento".
Ambas as definições são bastante recentes e atualizadas, e permitem que o leitor
possa compreender aspectos básicos, que constam nas três definições:
1 - O clima organizacional está relacionado à satisfação dos funcionários;
2 - O clima representa um conjunto de fatores que não podem ser analisados
isoladamente, e sim em conjunto.
Estas duas definições são essenciais para a compreensão de cada um destes
fatores, sem perder a visão do todo, que é a interação destas partes.
Gestor cuide do clima de sua equipe, seja o termômetro e haja rápido quando
houver um distúrbio meteorológico, pois o que estará em jogo é a saúde de sua
equipe e de sua empresa.