É no final de ano que ocorrem as melhores
oportunidades de encontros e reencontros.
É uma época de congraçamento, quando as pessoas se mostram mais sensíveis e
abertas ao convívio e que é importante aproveitar, com uma certa dose de
etiqueta.
O espírito de Natal, conspira favoravelmente. Embala comemorações das mais
diversas, desde jantares de associações de classe a festejos com companheiros de
empresas onde atuamos anteriormente. São ocasiões preciosas tanto para obter
informações sobre o outro e o mercado, como para difundir nossos planos e
projetos. Mesmo confraternizações da empresa atual podem ser muito férteis,
abrindo perspectivas inimagináveis. Festividades proporcionam a chance de
interagir com os demais colegas e descobrir interesses comuns, capazes de
descortinar novos horizontes.
O clima natalino favorece o convívio mais estreito em todas as instâncias. Um
antigo conhecido não estranhará, por exemplo, um telefonema desejando boas
festas. É provável que, ao contrário, se sinta muito honrado com a lembrança.
Quebra-se, assim, o gelo, o que permite imprimir outro ritmo ao relacionamento
a partir de então. A verdade é que, ao investir na aproximação com nossos
contatos, atualizamos a relação e propiciamos a descoberta de novas dimensões de
convivência. Ativamos também os efeitos multiplicativos dos relacionamentos,
fazendo dos meus, dos seus e dos nossos conhecidos uma grande aldeia, que pode
ser acessada de forma produtiva, sempre com o espírito de benefício mútuo.
É portanto uma ótima época para ativar seu networking. Por outro lado, é também
nessa época que as empresas prepararam a tão esperada festa de
confraternização, pois acham ser uma excelente oportunidade para que se instale
a aproximação entre os colegas de trabalho e até mesmo de chefes. Apesar do
clima de descontração e da alegria em comemorar mais um ano que passou, esse
ainda é um ambiente profissional. Portanto trata-se de uma ocasião saudável e
produtiva se soubermos aproveitar com etiqueta; ou uma ocasião com o poder
bombástico de derrubar, em apenas algumas horas, o que você levou o ano todo
para construir. Falo de imagem. E imagem, como se sabe, é tudo.
Para não cometer gafes e nem comprometer o dia seguinte, lembro aqui algumas
dicas importantes para funcionários e chefias.
1. Pontualidade é importante. Compareça no horário marcado para o início da
confraternização, 15 minutos de atraso são tolerados. Caso não possa ir, a
ausência deve ser comunicada com antecedência.
2. Geralmente, as confraternizações são somente para os funcionários. Só leve
alguém se o convite foi claramente feito para a família.
3. A postura nas festas de fim de ano deve ser enfatizada pelo equilíbrio na
comida, na bebida e nas atitudes. Para as pessoas inteligentes, capazes de
desfrutar com bom senso os prazeres do copo, da mesa e da companhia, o dia
seguinte será hora de recordar os bons momentos da noite anterior. Já para quem
ultrapassou os limites poderá ocorrer a síndrome do dia seguinte, onde implora a
Deus que ele não chegue...
4.Ficar muito tempo na festa também não é o ideal. Quanto mais alto for o cargo
do executivo, menos tempo essa pessoa deve permanecer na confraternização. Isso
porque sua presença tende a inibir os funcionários menos graduados.
5.Seja agradável e procure falar de amenidades. Falar mal de chefes e colegas,
assim como criticar a organização da festa, é expressamente proibido.
6.Se você é formal com a maioria das pessoas, não pense que, tirando o paletó e
a gravata, essa formalidade será esquecida. Não seja na festa quem você não é no
dia-a-dia.
7. Cuidado com as roupas que vai usar. Lembre que está numa festa de ambiente
profissional (atenção aos exageros nos decotes; cumprimento das saias ;etc).Para
os homens; cuidado no exagero nas vestimentas informais (não devem adotar
regatas, chinelos e bermudas a não ser que o ambiente assim o peça)
8. Se for realizado amigo secreto, o melhor é pesquisar o gosto da pessoa a ser
presenteada com pessoas próximas, de dentro da empresa, bem antes da festa onde
serão entregues os presentes; para evitar constrangimentos desnecessários.
9. Cuidado com os vídeos e fotos, pois tem sempre alguém com uma filmadora
indiscreta ou uma máquina fotográfica que sem dúvida está lúcido o bastante para
captar os melhores momentos (leiam-se micos, vexames e constrangimentos).
10. Por último um lembrete que vale ouro: “O que os olhos não vêem ninguém
comenta”.