"As pessoas que mantêm seus empregos são as pessoas dispostas a trabalhar e
que mostram uma atitude disposta a fazer tudo o que o patrão lhes pede" ? Bem
este é o comentário de um certo patrão chamado SR. Jones. Mas é assim mesmo ?
Sua atitude é sua disposição mental - o que você pensa do emprego, bem como das
pessoas para quem, e com as quais você trabalha. Sua atitude se refletirá também
na qualidade do trabalho que realiza. Seu chefe julgará seu valor à base não só
de sua produtividade, mas também de sua atitude.
"Demonstre a seu patrão que você não só sabe seguir instruções, mas que consegue
fazer mais do que o exigido, sem supervisão constante", continua Jones. "Em
virtude do limitado mercado de trabalho, os trabalhadores que ficam não são,
necessariamente, aqueles que estão ali há mais tempo, mas os que produzem."
Vencer o Medo
Se for novo no emprego, sentir medo é uma emoção comum nos primeiros dias.
Talvez fique pensando: 'Será que vão gostar de mim? Conseguirei fazer o serviço?
Será que vão gostar do meu trabalho? Espero não parecer tolo.' É nisso que você
precisa ter cuidado, ou seus receios tragarão seu conceito positivo.
Poderá apressar seus ajustes e acalmar seus nervos por aprender mais sobre a
empresa. Observe, ouça e leia. No momento apropriado, faça a seu supervisor
perguntas razoáveis sobre seu trabalho e como está indo nele - isso não o fará
parecer tolo. Pergunte a si mesmo: 'Como é que meu serviço se enquadra no meu
departamento, e no objetivo geral da empresa?' As respostas podem ajudá-lo a
cultivar bons hábitos de trabalho, e a obter satisfação em seu serviço.
Dar-se Bem com os Colegas de Trabalho
Todos os empregos envolvem basicamente lidar com outros. Assim sendo, saber
manter um bom relacionamento com outros é essencial para se conservar um
emprego. "Se possível, no que depender de vós, sede pacíficos para com todos os
homens." (Romanos 12:18) Fazer isso o ajudará a evitar desnecessárias rusgas ou
acalorados confrontos no emprego.
Às vezes, as pessoas com quem trabalha têm formações e personalidades bem
diferentes da sua. Mas, não pense que alguém é inferior só por ser diferente.
Respeite o direito daquela pessoa de ser diferente. Ninguém aprecia ser tratado
com falta de respeito; isso o faz sentir-se um joão-ninguém. Todo o mundo gosta
de sentir que é desejado e necessário - que é alguém. Granjeie o respeito de
seus colegas de trabalho e de seu patrão por tratá-los com respeito.
Evite a Tagarelice
"Trata-se duma péssima armadilha", diz Saulo, "porque a tagarelice poderia
dar-lhe uma impressão ruim do patrão ou de outros". Boatos não são a melhor
fonte de informações, e podem trazer-lhe amarguras. Os rumores que correm
geralmente são crassos exageros que podem prejudicar a reputação de outros - bem
como a sua própria reputação. Por conseguinte, sufoque o impulso de tagarelar.
Lembre-se, também, de que ninguém aprecia um queixoso. Se algo o incomoda no
emprego, não o espalhe por toda a parte. Dirija-se ao seu supervisor, e converse
com ele. Contudo, não entre intempestivamente na sala dele num grande acesso de
ira, para se arrepender mais tarde de ter usado palavras duras. Também, evite o
laço dos ataques pessoais. Atenha-se aos fatos. Seja tão claro e honesto quanto
puder ao descrever o problema. Talvez possa começar fazendo uma declaração
introdutória, tal como: 'Preciso de sua ajuda . .', ou: 'Talvez eu esteja
errado, mas penso o seguinte sobre . .'
A Pontualidade É Importante
Dois grandes motivos pelos quais as pessoas não conseguem conservar um emprego
são chegar tarde ao trabalho e perder dias de serviço. Um diretor de admissão e
treinamento de pessoal de uma grande cidade industrial disse a respeito dos
trabalhadores jovens: "Eles precisam aprender a levantar-se cedo, pela manhã, e
aprender a acatar ordens. Caso jamais aprendam tais coisas, isso simplesmente
perpetuará a síndrome do desemprego."
Saulo aprendeu, da forma mais difícil, a lição da pontualidade. "Perdi meu
primeiro emprego depois de apenas estar três meses nele, por sempre chegar
tarde", suspira ele, "e isto tornou ainda mais difícil arranjar outros
empregos".
O Valor da Honestidade
Diz o Sr. Jones, recrutador de mão-de-obra qualificada: "A honestidade ajudará a
pessoa a manter seu emprego." Ser honesto inclui evitar não só roubar coisas
materiais, mas também roubar tempo, por interrupções excessivas. O empregado
honesto é valorizado e merece confiança. Por exemplo, uma jovem Testemunha de
Jeová que trabalhava numa loja de roupas exclusivas tinha a boa reputação de ser
honesto.
"Certo dia", relembra ele, "o gerente encontrou um item no depósito, escondido
no meio de outras roupas. Um dos balconistas estava roubando da loja. Na hora de
fechar, subi ao escritório do gerente e, para minha surpresa, todos os
empregados estavam lá. Todos os empregados foram mantidos ali para serem
revistados. Fui o único funcionário dispensado da revista."
Muitos jovens cristãos tiveram experiências similares e têm-se tornado
funcionários de reconhecido valor. Trabalhe arduamente, então, para encontrar um
emprego. Seja persistente. Não desista. E, quando tiver encontrado aquele
emprego que você tanto procurava, trabalhe duramente para mantê-lo!