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Carreira / Emprego - Mantenha seu emprego 

Data: 15/12/2008

 
 

"As pessoas que mantêm seus empregos são as pessoas dispostas a trabalhar e que mostram uma atitude disposta a fazer tudo o que o patrão lhes pede" ? Bem este é o comentário de um certo patrão chamado SR. Jones. Mas é assim mesmo ?

Sua atitude é sua disposição mental - o que você pensa do emprego, bem como das pessoas para quem, e com as quais você trabalha. Sua atitude se refletirá também na qualidade do trabalho que realiza. Seu chefe julgará seu valor à base não só de sua produtividade, mas também de sua atitude.

"Demonstre a seu patrão que você não só sabe seguir instruções, mas que consegue fazer mais do que o exigido, sem supervisão constante", continua Jones. "Em virtude do limitado mercado de trabalho, os trabalhadores que ficam não são, necessariamente, aqueles que estão ali há mais tempo, mas os que produzem."

Vencer o Medo

Se for novo no emprego, sentir medo é uma emoção comum nos primeiros dias. Talvez fique pensando: 'Será que vão gostar de mim? Conseguirei fazer o serviço? Será que vão gostar do meu trabalho? Espero não parecer tolo.' É nisso que você precisa ter cuidado, ou seus receios tragarão seu conceito positivo.

Poderá apressar seus ajustes e acalmar seus nervos por aprender mais sobre a empresa. Observe, ouça e leia. No momento apropriado, faça a seu supervisor perguntas razoáveis sobre seu trabalho e como está indo nele - isso não o fará parecer tolo. Pergunte a si mesmo: 'Como é que meu serviço se enquadra no meu departamento, e no objetivo geral da empresa?' As respostas podem ajudá-lo a cultivar bons hábitos de trabalho, e a obter satisfação em seu serviço.

Dar-se Bem com os Colegas de Trabalho

Todos os empregos envolvem basicamente lidar com outros. Assim sendo, saber manter um bom relacionamento com outros é essencial para se conservar um emprego. "Se possível, no que depender de vós, sede pacíficos para com todos os homens." (Romanos 12:18) Fazer isso o ajudará a evitar desnecessárias rusgas ou acalorados confrontos no emprego.

Às vezes, as pessoas com quem trabalha têm formações e personalidades bem diferentes da sua. Mas, não pense que alguém é inferior só por ser diferente. Respeite o direito daquela pessoa de ser diferente. Ninguém aprecia ser tratado com falta de respeito; isso o faz sentir-se um joão-ninguém. Todo o mundo gosta de sentir que é desejado e necessário - que é alguém. Granjeie o respeito de seus colegas de trabalho e de seu patrão por tratá-los com respeito.

Evite a Tagarelice

"Trata-se duma péssima armadilha", diz Saulo, "porque a tagarelice poderia dar-lhe uma impressão ruim do patrão ou de outros". Boatos não são a melhor fonte de informações, e podem trazer-lhe amarguras. Os rumores que correm geralmente são crassos exageros que podem prejudicar a reputação de outros - bem como a sua própria reputação. Por conseguinte, sufoque o impulso de tagarelar.

Lembre-se, também, de que ninguém aprecia um queixoso. Se algo o incomoda no emprego, não o espalhe por toda a parte. Dirija-se ao seu supervisor, e converse com ele. Contudo, não entre intempestivamente na sala dele num grande acesso de ira, para se arrepender mais tarde de ter usado palavras duras. Também, evite o laço dos ataques pessoais. Atenha-se aos fatos. Seja tão claro e honesto quanto puder ao descrever o problema. Talvez possa começar fazendo uma declaração introdutória, tal como: 'Preciso de sua ajuda . .', ou: 'Talvez eu esteja errado, mas penso o seguinte sobre . .'

A Pontualidade É Importante

Dois grandes motivos pelos quais as pessoas não conseguem conservar um emprego são chegar tarde ao trabalho e perder dias de serviço. Um diretor de admissão e treinamento de pessoal de uma grande cidade industrial disse a respeito dos trabalhadores jovens: "Eles precisam aprender a levantar-se cedo, pela manhã, e aprender a acatar ordens. Caso jamais aprendam tais coisas, isso simplesmente perpetuará a síndrome do desemprego."

Saulo aprendeu, da forma mais difícil, a lição da pontualidade. "Perdi meu primeiro emprego depois de apenas estar três meses nele, por sempre chegar tarde", suspira ele, "e isto tornou ainda mais difícil arranjar outros empregos".

O Valor da Honestidade

Diz o Sr. Jones, recrutador de mão-de-obra qualificada: "A honestidade ajudará a pessoa a manter seu emprego." Ser honesto inclui evitar não só roubar coisas materiais, mas também roubar tempo, por interrupções excessivas. O empregado honesto é valorizado e merece confiança. Por exemplo, uma jovem Testemunha de Jeová que trabalhava numa loja de roupas exclusivas tinha a boa reputação de ser honesto.

"Certo dia", relembra ele, "o gerente encontrou um item no depósito, escondido no meio de outras roupas. Um dos balconistas estava roubando da loja. Na hora de fechar, subi ao escritório do gerente e, para minha surpresa, todos os empregados estavam lá. Todos os empregados foram mantidos ali para serem revistados. Fui o único funcionário dispensado da revista."

Muitos jovens cristãos tiveram experiências similares e têm-se tornado funcionários de reconhecido valor. Trabalhe arduamente, então, para encontrar um emprego. Seja persistente. Não desista. E, quando tiver encontrado aquele emprego que você tanto procurava, trabalhe duramente para mantê-lo!



 
Referência: curriculum.com.br
Autor: Jovens Perguntam
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