Quero propor uma forma produtiva para ser realizada a gestão das suas metas
corporativas. Classifico esse conceito de blackhole, ou buraco negro, traduzido
para o português, remetendo a similaridades conceituais da sua definição
astronômica. Explico essa relação de maneira muito simplista. Um buraco negro é
uma região no espaço que contém uma enorme quantidade de massa concentrada que
nenhum objeto consegue escapar de sua atração gravitacional. Ou seja, é uma área
de tamanha intensidade de foco que tudo é "sugado" para esse ponto.
Mas, podemos definir este conceito como uma metodologia a ser aplicada dentro
de uma empresa. Como? Podemos pensar que uma blackhole é a meta mais importante
e fundamental da empresa, que guia a ação de todas as outras metas ou projetos.
É basicamente o alvo de toda a estratégia que o empreendedor vai definir para
que, assim, atinja o seu objetivo final.
Muitas empresas criam dezenas de metas para o ano que, na maioria das vezes,
são mal definidas, ou mal interpretadas, e trazem um plano de ação desconhecido.
Em metas, quanto menor o número almejado, maior a execução. O conceito de
blackhole simplifica essa estratégia: uma meta principal que guia todas as
outras.
Isso não significa que a sua empresa terá apenas uma meta, ela pode ter mais.
Mas, é importante lembrar que todas elas devem ser complementares à meta mais
importante da empresa, cuja esta será única e dará foco total aos colaboradores
da organização. Podemos fazer uma analogia da imagem de um organograma: a
blackhole estaria no nível mais alto e, abaixo dela, seriam desenvolvidas metas
secundárias ou projetos de execução que ajudarão na realização do fim a que se
dirigem as ações do grupo.
E como descobrir a principal meta? Você deve simplesmente entender que o
principal objetivo de uma empresa com fins lucrativos é gerar lucro aos
empreendedores ou acionistas. Isso significa que a meta blackhole deve estar
sempre ligada a resultados financeiros de alguma forma. Se a meta mais
importante da sua empresa não remete à finança, possivelmente ela é uma ONG
(Organização Não Governamental) ou qualquer outro tipo de entidade sem fins
lucrativos.
E qual os benefícios em aderir a este sistema? As empresas que adotam a
estratégia blackhole, conquistam diversas vantagens. Primeiro, facilita a
comunicação entre equipes, coordenadores e diretores referente ao objetivo da
instituição, alinhando a equipe, evitando confusões e, com isso, as desculpas de
desconhecimento da meta corporativa é finalizada. Outro acréscimo para a empresa
é a facilidade de mensuração do progresso da meta e acompanhamento através dos
projetos de suporte. Estes projetos são as tarefas de grande duração que serão
executadas ao longo dos meses para apoiar a realização da meta mais importante.
Se seguir boas práticas para gestão de projetos, as atividades terão mais
controle e capacidade de gestão, o que muitas vezes não acontece na gestão de
metas.
Pense sobre esse conceito, onde um objetivo maior atrai a realização de metas
menores, assim como o blackhole. Converse com seus sócios e apresente a ideia à
diretoria. Faça com que cada um se pergunte: qual o nosso buraco negro que
merece todo o foco e energia? Que projetos ou submetas suportam a execução dessa
meta? Experimente o processo e veja os resultados!