Introdução
Embora você possa pensar que a parte mais difícil de
fazer sua empresa online decolar seja o planejamento e o desenvolvimento do
site, ao fazer isso, apenas metade do caminho terá sido percorrido. Você ainda
tem de fazer com que as pessoas visitem o site e, como se não bastasse, também
terá de convencê-las a comprar, considerando que a finalidade do site seja
vender algo.
De acordo com a Media Metrix, a internet assistiu a uma estimativa de US$ 73
bilhões na receita do varejo, em 2002, e a expectativa para 2005 era de US$ 118
bilhões. Como você direciona parte desse fluxo para seu website? Primeiro, você
tem de fazer com que as pessoas visitem o site. Mas como fazer isso? Quanto vai
custar? O que funciona melhor?
Neste artigo, vamos informar como você pode codificar e registrar o site para
que as pessoas localizem-no através de mecanismos de busca, como você pode
promover os produtos de forma mais eficiente e como pode ganhar mais dinheiro
permitindo que outras pessoas anunciem seus produtos no site.
Tráfego
Abaixo você verá algumas das formas de direcionar o
tráfego ao site.
- Use mecanismos de busca e obtenha classificações altas nas pesquisas com
palavras-chave.
- Faça propaganda do site na imprensa local, regional ou nacional.
- Crie uma newsletter para os clientes a fim de fazer com que eles
retornem ao site. Incentive os leitores a fazerem a divulgação do site para
os amigos.
- Visite grupos de notícias e torne-se "especialista" na sua área para
promover o site de maneira sutil. Com isso, além da newsletter para o
cliente, sua meta não é vender, mas se tornar uma "voz da autoridade" ao
fornecer informações úteis. Sua identificação de e-mail e informações de
contato, na newsletter, são o que irão trazer os clientes ao site e vender
produtos e serviços.
- Veicule anúncios classificados online.
- Gere artigos informativos relacionados ao assunto e os envie para, pelo
menos, dez fanzines eletrônicos que atinjam seu mercado-alvo. Inclua as
informações da sua empresa e a URL do site nos dados biográficos.
- Atraia mais links para o site, tanto gratuitos quanto pagos, através de
diretórios de produtos da empresa ou do consumidor e links patrocinados.
- Não se esqueça do poder do boca a boca.
A maior recompensa virá das listagens e classificações nos mecanismos de busca e
diretórios da web. Direcione-se para isso.
Mecanismos de busca e diretórios
Uma das melhores maneiras de atrair mais tráfego no site é obter uma
classificação alta nos principais mecanismos de busca. Esses mecanismos são a
forma através da qual a maioria das pessoas localiza os sites que visita. Elas
se dirigem ao Google, ao Yahoo! ou a um outro grande site de mecanismo de busca
e digitam palavras ou frases que descrevem no que estão interessadas. Em
seguida, percorrem os sites listados na primeira página das mais de cem que são
exibidas. Isso significa que mesmo se você estiver na segunda das mais de cem
páginas de resultados da pesquisa, o que não seria mal, ainda não terá muita
chance de ser clicado.
Como você pode fazer para chegar ao topo da primeira página dos sites?
Primeiro, vamos falar sobre mecanismos de busca. Os mecanismos de busca criam
bancos de dados das informações, nos websites, através da internet. Eles
categorizam essas informações de acordo com as palavras-chave, para que
os usuários possam localizar com facilidade as informações precisas que estão
procurando nas mais de um bilhão de páginas da web existentes. Enquanto
alguns sites de busca são baseados em diretórios, como o Yahoo!, com sites sendo
analisados e indexados pelas pessoas, há outros que dependem de spiders, também
chamados de robôs, que rastreiam constantemente da internet, visitando websites
e indexando seu conteúdo baseado no texto encontrado nas páginas e, em seguida,
acompanhando os links para outros sites. Há também outros sites de
classificação, nas categorias de busca, baseados em quanto os sites estão
dispostos a pagar pelos cliques. Os sites não pagam para ser listados, mas podem
desembolsar uma pequena quantidade por cada pessoa que clica no link do site.
A tendência atual parece ser a de que os verdadeiros mecanismos de pesquisa,
aqueles que usam spiders para indexar a internet, estão fazendo uma parceria com
os sites baseados em diretórios. Fique de olho nos próximos desenvolvimentos da
área. Enquanto isso, alimente seu sistema registrando todo mundo.
Embora haja centenas de mecanismos de pesquisa e diretórios, além do
surgimento de outros, todos os dias, há três ou quatro nos quais você DEVE estar
listado, pois direcionam a maior parte do tráfego. Primeiro, você precisa se
certificar de que esteja listado no Yahoo!. Muitos relatórios apontam que cerca
de 50% a 80% de todos os visitantes de websites se originam de uma busca no
Yahoo! Seu site precisa fazer parte disso. Custa US$ 199 para que o site seja
analisado pelo Yahoo! e irá valer a pena se ele for listado. (Caso não seja,
você irá perder os US$ 199).
Na seqüência, vêm o Google e o Inktomi. Eles são "mecanismos de busca", de
verdade, que rastreiam sites e indexam conteúdo e links. Enviar seu site para o
Google e o Inktomi ainda é gratuito, embora a listagem não seja garantida e você
possa escolher pagar uma taxa por uma listagem diferenciada, ou "comprar" uma
palavra-chave, que irá colocar o site no topo da página ou em uma barra lateral.
O Inktomi não tem sua própria página de busca, mas possui muitos parceiros de
portais grandes, como MSN, AOL, LookSmart, About e HotBot, que usam o banco de
dados de busca e a tecnologia do Inktomi. O registro do site em um desses
portais irá enviá-lo para todos os outros.
Spider de rastreamento, palavra-chave oculta
Para ser listado através dos mecanismos de pesquisa, você vai precisar enviar
seu site a eles. Esses mecanismos de pesquisa que rastreiam os sites podem
localizá-lo, mas lembre-se de que eles seguem links ou acessam sites sobre os
quais foram informados. Se não houver nenhum link no site, pode ser que eles
nunca o rastreiem. Sendo assim, envie o site e faça-o com freqüência, uma vez
que, como muitos sites novos são criados e rastreados todos os dias, outros
sites existentes também são deixados de lado diariamente. Para enviar o site a
um mecanismo ou diretório de busca, vá para a página inicial e procure um link,
que normalmente está na parte inferior da página, informando algo como "adicione
um site", "adicione um link" ou "sugira um site". Lá, você irá receber
instruções sobre como proceder para enviar o site.
Também há serviços que irão enviar o site para "centenas de mecanismos de
busca", pagando-se uma pequena taxa. Em geral, eles não são muito eficientes e
você ganha mais fazendo o processo manualmente. Ao enviar o site para mecanismos
de busca, liste as palavras-chave e a descrição do site, assim como URLs de
páginas específicas, a menos que o site informe que isso não é necessário. Pode
ser que você tenha de enviar a URL de cada uma das páginas, mas o esforço irá
valer a pena.
Elevando sua classificação
- Para os mecanismos de busca que usam spiders para rastrear páginas da
web, você pode melhorar sua classificação certificando-se de que as
palavras-chave através das quais deseja ser localizado estejam
posicionadas próximo aos topos das páginas. Com freqüência, esse processo é
chamado de "otimização do site para mecanismos de busca". Lembre-se de que
os spiders estão tentando descobrir do que se trata o site. Se eles apenas
virem uma palavra mencionada uma só vez próximo à parte inferior da página,
não irão achar que é muito importante. Entretanto, tome cuidado para não
poluir muito ou introduzir spam nas páginas com palavras-chave que não
estejam relacionadas à sua empresa, já que os mecanismos de busca estão cada
vez mais inteligentes.
- Você também precisa estar atento aos títulos das páginas. Toda
página no site tem um título que é exibido na parte superior da tela do
navegador. Esse título pode ajudar bastante a classificação, mas muitas
empresas usam o espaço para exibir seu nome ou algum tipo de slogan. Isso é
aconselhável se o nome da sua empresa for uma palavra doméstica, mas não
corresponder ao endereço da web. As pessoas não podem simplesmente digitar o
nome da empresa entre "www" e ".com" e ignorar o mecanismo de busca. Nesse
caso, colocar o nome da empresa no título da página é o ideal, porque
algumas pessoas irão digitá-lo nos mecanismos de busca. Se a empresa não for
conhecida o suficiente para endossar esse tipo de busca, use a área do
título para listar as palavras-chave e frases que descrevem a página. Até
mesmo os "profissionais" se esquecem disso às vezes e essa é uma maneira
muito simples de melhorar a classificação.
- Use metatags para posicionar corretamente as palavras-chave onde
os spiders irão procurar. As metatags são listas codificadas das
palavras-chave e das descrições da empresa ou dos negócios que não são
exibidas nas páginas ao serem observadas pelo navegador, mas são visíveis no
código HTML da página que os spiders de rastreamento visualizam. Por
exemplo, você definiria as metatags da seguinte forma:
andlt;meta name="description" content="COLOQUE A DESCRIÇÃO DA EMPRESA AQUI">
andlt;meta name="keywords" content="COLOQUE AS PALAVRAS-CHAVE AQUI">Também há outras metatags que você pode usar para informar o spider
sobre o tipo de documento, com que freqüência você deseja que o spider o
visite e como o conteúdo deve ser classificado, por exemplo: consumidor,
empresa, etc. Em seguida, esse código será colocado bem abaixo do <título>
da página, que fica sob o <html> e o <cabeçalho> da página. Você também pode
incluir uma metatag no título da página para ajudar a reforçá-lo. A página
deve se parecer com o seguinte:
<html>
<cabeçalho>
<título>INSIRA O TÍTULO DA PÁGINA AQUIandlt;/title>
<meta http-equiv="title" content="COLOQUE O TÍTULO AQUI">
<meta name="resource-type" content="COLOQUE O TIPO DE DOCUMENTO AQUI">
<meta name="revisit-after" content="COLOQUE O INTERVALO DE VISITA PREFERIDO
AQUI">
<meta name="classification" content="COLOQUE A CLASSIFICAÇÃO DO PRODUTO
AQUI">
<meta name="description" content="COLOQUE A DESCRIÇÃO DA EMPRESA AQUI">
<meta name="keywords" content="COLOQUE AS PALAVRAS-CHAVE AQUI">
- Crie páginas separadas para cada palavra-chave ou frase através
da qual gostaria de ser localizado.
- Tome cuidado com sites que recomendam a você criar páginas "doorway",
ou seja, páginas que são basicamente palavras-chave abrangentes que fazem
sentido apenas para os spiders. Alguns mecanismos de busca estão excluindo
sites cujos spiders identificam como tendo muitas páginas doorway. Em vez
disso, crie as páginas separadas mencionadas acima para cada uma das
palavras-chave ou frases e certifique-se de usar o máximo possível as
palavras-chave no título, nas metatags e no conteúdo "legítimo" da página.
- Quanto mais links externos você apontar no site, maior será a
classificação em alguns mecanismos de busca, como o Google. Isso é visto
como um indicador do valor e da popularidade do site e, portanto, a
classificação é elevada.
- Seja bastante seletivo com as palavras-chave. Pense como se
fosse o cliente. Imagine as palavras-chave e frases mais prováveis que
os clientes irão procurar e utilize-as nos títulos e nas metatags. Pense
também no excesso de palavras que talvez você coloque e que irão atrapalhar
o spider. Por exemplo, você não precisa usar "Serviços: cortar grama". Use
apenas "Cortar grama" como o título da página. Confira o
Centro de Imprensa do Google para ver as listas das
palavras-chave procuradas com mais freqüência no Google, em 2002.
- Tenha cuidado ao escrever as descrições da metatag. Para muitos
mecanismos de busca, incluindo o Inktomi e seus afiliados, esse é o texto
que eles usam como o resumo da página quando ela for exibida durante uma
pesquisa. Uma seqüência incoerente de palavras de busca ou uma publicidade
geral da página inicial, que não explica realmente sobre do que se trata a
empresa, não irá encorajar ninguém a clicar no link.
- Crie uma página de "rastreador". Para se certificar de que os
spiders localizam todas as páginas, você pode criar uma página de links de
todas as URLs, especialmente para os spiders. Essa página não deve conter
texto, apenas os links de todas as páginas do site. Ela deve estar vinculada
à página inicial ou a uma das páginas principais para que o spider possa
localizá-la com facilidade.
- Você usa um banco de dados e gera páginas de produtos de forma
dinâmica? Se a resposta for positiva, isso irá facilitar sua
vida, mas os spiders não irão conseguir localizar essas páginas. Como as
seqüências de busca requerem respostas, os spiders emperram e saem. Eles não
conseguem fornecer as informações de que a seqüência de consulta precisa. Os
caracteres "?" e "e" os eliminam. Isso significa que os mecanismos de busca
baseados em diretórios, que não são "mecanismos de busca" de verdade, são os
únicos lugares onde essas URLs serão exibidas. Entretanto, há uma maneira de
reescrever as URLs dinâmicos de uma forma que os spiders de pesquisa possam
compreender. Consulte Clickz Today: soluções para o registro de uma página
dinâmica a fim de aprender como isso é feito.
- Envie o site. Hoje, muitos diretórios cobram taxas para analisar
e listar o site. Se eles decidirem não listá-lo por qualquer motivo, uma vez
que os sites baseados em diretório usam pessoas de verdade para avaliar o
site, você não irá receber o dinheiro de volta e, por isso, é bom nem
tentar. Enviar o site para mecanismos de busca tradicionais, como o Inktomi
ou o Google, ainda é gratuito, caso você o faça sozinho. Muitos serviços de
envio cobrados fornecem resultados duvidosos, mas há alguns conceituados,
como o Submit It!. Eles irão registrar o site em centenas de mecanismos e
diretórios de busca, além de manter os links ativos durante um ano por uma
pequena taxa. Também há a possibilidade de você usar as listas disponíveis
para fazer isso sozinho.
- Aqui estão mais algumas técnicas de codificação que irão ajudar
na classificação do site:
- acrescente algumas tags de "comentário" no código que inclui as
palavras-chave;
- use as palavras-chave em "tags alt" para todas as imagens e links;
- identifique os nomes dos arquivos de acordo com as palavras-chave;
- crie um mapa do site e um link de todas as páginas. Isso irá
funcionar de forma semelhante à página do "rastreador".
Promovendo produtos e venda cruzada
Você seguiu as recomendações para direcionar tráfego ao
site e tem muitos visitantes, mas muitos deles apenas navegam ou compram um
produto e param por aí. Como você faz para que eles comprem mais ou, no caso das
navegações, para que comprem algo?
Suponha que você venda remédios homeopáticos e à base de ervas no website.
São áreas sobre as quais as pessoas não costumam saber muito. Por isso,
disponibilizar artigos informativos, perguntas mais freqüentes, um glossário e a
possibilidade dos visitantes fazerem uma pergunta irão tornar o site muito
atraente. Isso significa que as pessoas não só o visitariam para buscar
informações, mas permaneceriam nele e é provável que retornassem com uma certa
freqüência. Sites atraentes são bons sites. Normalmente, quanto mais tempo você
conseguir reter as pessoas no site, mais elas irão se sentir confiantes e há
mais probabilidade de que elas comprem e recomendem os produtos ou serviços.
Dessa forma, faça com que o site seja rico em informações sobre o produto e
seus assuntos relacionados. Forneça links que possam ser impressos dos artigos e
informações para simplificar a impressão de uma cópia. Como mencionado acima,
você ou o site tem de se tornar uma autoridade no assunto. Assim, as pessoas
irão considerá-lo bastante.
OBSERVAÇÃO: certifique-se de possuir informações de isenção de
responsabilidade bem escritas sobre qualquer conselho ou instrução,
principalmente se o site for relacionado à saúde. Peça para que um advogado as
rascunhe e faça recomendações sobre os tipos de informações que não se deve
postar.
Facilite a compra
Como você faz para que os visitantes comprem os produtos em vez de apenas ler
todas as informações e sair? Facilite. Crie barras laterais nas seções de
informação, que listam produtos ou categorias de produto sobre o tema da
informação que está sendo exibida. Crie links que permitam às pessoas adicionar
o produto a um carrinho de compras com um clique. Crie quadros de comparação
para ajudar na escolha do produto que seria a melhor opção.
Use a técnica da Amazon.com de adicionar uma seção "Clientes que compraram
esse produto também adquiriram esses itens...." para incentivar os clientes
a comprar outros produtos relacionados. Você também pode colocar classificações
do cliente dos produtos junto com o item e até nas páginas de informação. Os
depoimentos dos clientes são sempre valiosos, mas certifique-se de que eles
pareçam e sejam legítimos. Inclua o máximo de informações possível sobre
o cliente que está dando o depoimento. Quanto mais informação houver, mais
credibilidade o site terá.
ESPECIAL! ESPECIAL! ESPECIAL!
Exiba promoções especiais com freqüência, na página inicial, em uma
área determinada para isso. Dessa forma, as pessoas sempre irão voltar só para
ver quais são as promoções atuais.
Crie a newsletter para o cliente sobre a qual falamos anteriormente e
coloque um link para as promoções. Entretanto, certifique-se de que você não
está enviando spams para os clientes. Deixe-os decidir assinar a
newsletter e sempre forneça a opção de desistência.
Crie programas de compradores freqüentes que permitam que as pessoas
usem pontos ou créditos para obter produtos gratuitamente ou, pelo menos, um bom
desconto.
Disponibilize kits de produtos a preços especiais. Isso não só vende
mais produtos, mas também pode ajudar a fidelizar clientes, incluindo um produto
de que eles não imaginavam ter necessidade. Certifique-se de que os kits sejam
uma "vantagem".
Conceda descontos especiais somente pela internet. Isso funciona
bastante, principalmente se você também tiver uma loja física. Caso tenha
informações disponíveis que permitam que os clientes comprem por telefone ou
fax, você pode fazer promoções para quem usa a internet.
Ofereça envio ou montagem gratuita no país ou em uma determinada
região.
Determine o preço dos produtos de forma competitiva. Lembre-se de que
os visitantes estão a apenas alguns cliques de distância do site da
concorrência. A comparação de preços passou para outro estágio. É importante se
certificar para não cobrar muito barato, senão as pessoas podem pensar que a
qualidade do produto é inferior. Em contrapartida, se for cobrado muito caro, as
pessoas não irão comprar o produto de jeito nenhum. Moral da história: faça uma
pesquisa sobre os preços dos produtos da concorrência antes de determinar o seu
preço, exatamente como você faria em uma loja física.
Crie um "valor tangível" mais elevado para os clientes, acrescentando
amostras grátis, ofertas de estréia, cupons para descontos futuros, etc.
Publicidade e afiliados
Pode ser que você queira obter o que há de melhor nos
dois mundos. Você quer os fluxos de receita dos produtos, assim como a receita
do anunciante. Há empresas com as quais você e seu negócio poderiam coexistir em
um site? Provavelmente. O importante é se comprometer com anunciantes que
ofereçam algo que, pelo menos, esteja relacionado à linha de produto e ao
negócio principal. Acessar um site médico e ver um
anúncio de "Hospedagem gratuita
na web: apenas US$ 9,95 por mês!" provavelmente faz com que as pessoas não levem
esse site muito a sério.