Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Negócios / Empreendedorismo - Promoção de uma empresa online, como funciona  

Data: 21/10/2008

 
 
Introdução

Embora você possa pensar que a parte mais difícil de fazer sua empresa online decolar seja o planejamento e o desenvolvimento do site, ao fazer isso, apenas metade do caminho terá sido percorrido. Você ainda tem de fazer com que as pessoas visitem o site e, como se não bastasse, também terá de convencê-las a comprar, considerando que a finalidade do site seja vender algo.

De acordo com a Media Metrix, a internet assistiu a uma estimativa de US$ 73 bilhões na receita do varejo, em 2002, e a expectativa para 2005 era de US$ 118 bilhões. Como você direciona parte desse fluxo para seu website? Primeiro, você tem de fazer com que as pessoas visitem o site. Mas como fazer isso? Quanto vai custar? O que funciona melhor?

Neste artigo, vamos informar como você pode codificar e registrar o site para que as pessoas localizem-no através de mecanismos de busca, como você pode promover os produtos de forma mais eficiente e como pode ganhar mais dinheiro permitindo que outras pessoas anunciem seus produtos no site.

Tráfego

Abaixo você verá algumas das formas de direcionar o tráfego ao site.

  1. Use mecanismos de busca e obtenha classificações altas nas pesquisas com palavras-chave.
  2. Faça propaganda do site na imprensa local, regional ou nacional.
  3. Crie uma newsletter para os clientes a fim de fazer com que eles retornem ao site. Incentive os leitores a fazerem a divulgação do site para os amigos.
  4. Visite grupos de notícias e torne-se "especialista" na sua área para promover o site de maneira sutil. Com isso, além da newsletter para o cliente, sua meta não é vender, mas se tornar uma "voz da autoridade" ao fornecer informações úteis. Sua identificação de e-mail e informações de contato, na newsletter, são o que irão trazer os clientes ao site e vender produtos e serviços.
  5. Veicule anúncios classificados online.
  6. Gere artigos informativos relacionados ao assunto e os envie para, pelo menos, dez fanzines eletrônicos que atinjam seu mercado-alvo. Inclua as informações da sua empresa e a URL do site nos dados biográficos.
  7. Atraia mais links para o site, tanto gratuitos quanto pagos, através de diretórios de produtos da empresa ou do consumidor e links patrocinados.
  8. Não se esqueça do poder do boca a boca.
A maior recompensa virá das listagens e classificações nos mecanismos de busca e diretórios da web. Direcione-se para isso.

Mecanismos de busca e diretórios
Uma das melhores maneiras de atrair mais tráfego no site é obter uma classificação alta nos principais mecanismos de busca. Esses mecanismos são a forma através da qual a maioria das pessoas localiza os sites que visita. Elas se dirigem ao Google, ao Yahoo! ou a um outro grande site de mecanismo de busca e digitam palavras ou frases que descrevem no que estão interessadas. Em seguida, percorrem os sites listados na primeira página das mais de cem que são exibidas. Isso significa que mesmo se você estiver na segunda das mais de cem páginas de resultados da pesquisa, o que não seria mal, ainda não terá muita chance de ser clicado.

Como você pode fazer para chegar ao topo da primeira página dos sites? Primeiro, vamos falar sobre mecanismos de busca. Os mecanismos de busca criam bancos de dados das informações, nos websites, através da internet. Eles categorizam essas informações de acordo com as palavras-chave, para que os usuários possam localizar com facilidade as informações precisas que estão procurando nas mais de um bilhão de páginas da web existentes. Enquanto alguns sites de busca são baseados em diretórios, como o Yahoo!, com sites sendo analisados e indexados pelas pessoas, há outros que dependem de spiders, também chamados de robôs, que rastreiam constantemente da internet, visitando websites e indexando seu conteúdo baseado no texto encontrado nas páginas e, em seguida, acompanhando os links para outros sites. Há também outros sites de classificação, nas categorias de busca, baseados em quanto os sites estão dispostos a pagar pelos cliques. Os sites não pagam para ser listados, mas podem desembolsar uma pequena quantidade por cada pessoa que clica no link do site.

A tendência atual parece ser a de que os verdadeiros mecanismos de pesquisa, aqueles que usam spiders para indexar a internet, estão fazendo uma parceria com os sites baseados em diretórios. Fique de olho nos próximos desenvolvimentos da área. Enquanto isso, alimente seu sistema registrando todo mundo.

Embora haja centenas de mecanismos de pesquisa e diretórios, além do surgimento de outros, todos os dias, há três ou quatro nos quais você DEVE estar listado, pois direcionam a maior parte do tráfego. Primeiro, você precisa se certificar de que esteja listado no Yahoo!. Muitos relatórios apontam que cerca de 50% a 80% de todos os visitantes de websites se originam de uma busca no Yahoo! Seu site precisa fazer parte disso. Custa US$ 199 para que o site seja analisado pelo Yahoo! e irá valer a pena se ele for listado. (Caso não seja, você irá perder os US$ 199).

Na seqüência, vêm o Google e o Inktomi. Eles são "mecanismos de busca", de verdade, que rastreiam sites e indexam conteúdo e links. Enviar seu site para o Google e o Inktomi ainda é gratuito, embora a listagem não seja garantida e você possa escolher pagar uma taxa por uma listagem diferenciada, ou "comprar" uma palavra-chave, que irá colocar o site no topo da página ou em uma barra lateral.

O Inktomi não tem sua própria página de busca, mas possui muitos parceiros de portais grandes, como MSN, AOL, LookSmart, About e HotBot, que usam o banco de dados de busca e a tecnologia do Inktomi. O registro do site em um desses portais irá enviá-lo para todos os outros.

Spider de rastreamento, palavra-chave oculta
Para ser listado através dos mecanismos de pesquisa, você vai precisar enviar seu site a eles. Esses mecanismos de pesquisa que rastreiam os sites podem localizá-lo, mas lembre-se de que eles seguem links ou acessam sites sobre os quais foram informados. Se não houver nenhum link no site, pode ser que eles nunca o rastreiem. Sendo assim, envie o site e faça-o com freqüência, uma vez que, como muitos sites novos são criados e rastreados todos os dias, outros sites existentes também são deixados de lado diariamente. Para enviar o site a um mecanismo ou diretório de busca, vá para a página inicial e procure um link, que normalmente está na parte inferior da página, informando algo como "adicione um site", "adicione um link" ou "sugira um site". Lá, você irá receber instruções sobre como proceder para enviar o site.

Também há serviços que irão enviar o site para "centenas de mecanismos de busca", pagando-se uma pequena taxa. Em geral, eles não são muito eficientes e você ganha mais fazendo o processo manualmente. Ao enviar o site para mecanismos de busca, liste as palavras-chave e a descrição do site, assim como URLs de páginas específicas, a menos que o site informe que isso não é necessário. Pode ser que você tenha de enviar a URL de cada uma das páginas, mas o esforço irá valer a pena.

Elevando sua classificação

  • Para os mecanismos de busca que usam spiders para rastrear páginas da web, você pode melhorar sua classificação certificando-se de que as palavras-chave através das quais deseja ser localizado estejam posicionadas próximo aos topos das páginas. Com freqüência, esse processo é chamado de "otimização do site para mecanismos de busca". Lembre-se de que os spiders estão tentando descobrir do que se trata o site. Se eles apenas virem uma palavra mencionada uma só vez próximo à parte inferior da página, não irão achar que é muito importante. Entretanto, tome cuidado para não poluir muito ou introduzir spam nas páginas com palavras-chave que não estejam relacionadas à sua empresa, já que os mecanismos de busca estão cada vez mais inteligentes.
     
  • Você também precisa estar atento aos títulos das páginas. Toda página no site tem um título que é exibido na parte superior da tela do navegador. Esse título pode ajudar bastante a classificação, mas muitas empresas usam o espaço para exibir seu nome ou algum tipo de slogan. Isso é aconselhável se o nome da sua empresa for uma palavra doméstica, mas não corresponder ao endereço da web. As pessoas não podem simplesmente digitar o nome da empresa entre "www" e ".com" e ignorar o mecanismo de busca. Nesse caso, colocar o nome da empresa no título da página é o ideal, porque algumas pessoas irão digitá-lo nos mecanismos de busca. Se a empresa não for conhecida o suficiente para endossar esse tipo de busca, use a área do título para listar as palavras-chave e frases que descrevem a página. Até mesmo os "profissionais" se esquecem disso às vezes e essa é uma maneira muito simples de melhorar a classificação.
     
  • Use metatags para posicionar corretamente as palavras-chave onde os spiders irão procurar. As metatags são listas codificadas das palavras-chave e das descrições da empresa ou dos negócios que não são exibidas nas páginas ao serem observadas pelo navegador, mas são visíveis no código HTML da página que os spiders de rastreamento visualizam. Por exemplo, você definiria as metatags da seguinte forma:
    andlt;meta name="description" content="COLOQUE A DESCRIÇÃO DA EMPRESA AQUI">
    andlt;meta name="keywords" content="COLOQUE AS PALAVRAS-CHAVE AQUI">

    Também há outras metatags que você pode usar para informar o spider sobre o tipo de documento, com que freqüência você deseja que o spider o visite e como o conteúdo deve ser classificado, por exemplo: consumidor, empresa, etc. Em seguida, esse código será colocado bem abaixo do <título> da página, que fica sob o <html> e o <cabeçalho> da página. Você também pode incluir uma metatag no título da página para ajudar a reforçá-lo. A página deve se parecer com o seguinte:

    <html>
    <cabeçalho>
    <título>INSIRA O TÍTULO DA PÁGINA AQUIandlt;/title>
    <meta http-equiv="title" content="COLOQUE O TÍTULO AQUI">
    <meta name="resource-type" content="COLOQUE O TIPO DE DOCUMENTO AQUI">
    <meta name="revisit-after" content="COLOQUE O INTERVALO DE VISITA PREFERIDO AQUI">
    <meta name="classification" content="COLOQUE A CLASSIFICAÇÃO DO PRODUTO AQUI">
    <meta name="description" content="COLOQUE A DESCRIÇÃO DA EMPRESA AQUI">
    <meta name="keywords" content="COLOQUE AS PALAVRAS-CHAVE AQUI">
     

  • Crie páginas separadas para cada palavra-chave ou frase através da qual gostaria de ser localizado.
     
  • Tome cuidado com sites que recomendam a você criar páginas "doorway", ou seja, páginas que são basicamente palavras-chave abrangentes que fazem sentido apenas para os spiders. Alguns mecanismos de busca estão excluindo sites cujos spiders identificam como tendo muitas páginas doorway. Em vez disso, crie as páginas separadas mencionadas acima para cada uma das palavras-chave ou frases e certifique-se de usar o máximo possível as palavras-chave no título, nas metatags e no conteúdo "legítimo" da página.
     
  • Quanto mais links externos você apontar no site, maior será a classificação em alguns mecanismos de busca, como o Google. Isso é visto como um indicador do valor e da popularidade do site e, portanto, a classificação é elevada.
     
  • Seja bastante seletivo com as palavras-chave. Pense como se fosse o cliente. Imagine as palavras-chave e frases mais prováveis que os clientes irão procurar e utilize-as nos títulos e nas metatags. Pense também no excesso de palavras que talvez você coloque e que irão atrapalhar o spider. Por exemplo, você não precisa usar "Serviços: cortar grama". Use apenas "Cortar grama" como o título da página. Confira o Centro de Imprensa do Google para ver as listas das palavras-chave procuradas com mais freqüência no Google, em 2002.
     
  • Tenha cuidado ao escrever as descrições da metatag. Para muitos mecanismos de busca, incluindo o Inktomi e seus afiliados, esse é o texto que eles usam como o resumo da página quando ela for exibida durante uma pesquisa. Uma seqüência incoerente de palavras de busca ou uma publicidade geral da página inicial, que não explica realmente sobre do que se trata a empresa, não irá encorajar ninguém a clicar no link.
     
  • Crie uma página de "rastreador". Para se certificar de que os spiders localizam todas as páginas, você pode criar uma página de links de todas as URLs, especialmente para os spiders. Essa página não deve conter texto, apenas os links de todas as páginas do site. Ela deve estar vinculada à página inicial ou a uma das páginas principais para que o spider possa localizá-la com facilidade.
     
  • Você usa um banco de dados e gera páginas de produtos de forma dinâmica? Se a resposta for positiva, isso irá facilitar sua vida, mas os spiders não irão conseguir localizar essas páginas. Como as seqüências de busca requerem respostas, os spiders emperram e saem. Eles não conseguem fornecer as informações de que a seqüência de consulta precisa. Os caracteres "?" e "e" os eliminam. Isso significa que os mecanismos de busca baseados em diretórios, que não são "mecanismos de busca" de verdade, são os únicos lugares onde essas URLs serão exibidas. Entretanto, há uma maneira de reescrever as URLs dinâmicos de uma forma que os spiders de pesquisa possam compreender. Consulte Clickz Today: soluções para o registro de uma página dinâmica a fim de aprender como isso é feito.
     
  • Envie o site. Hoje, muitos diretórios cobram taxas para analisar e listar o site. Se eles decidirem não listá-lo por qualquer motivo, uma vez que os sites baseados em diretório usam pessoas de verdade para avaliar o site, você não irá receber o dinheiro de volta e, por isso, é bom nem tentar. Enviar o site para mecanismos de busca tradicionais, como o Inktomi ou o Google, ainda é gratuito, caso você o faça sozinho. Muitos serviços de envio cobrados fornecem resultados duvidosos, mas há alguns conceituados, como o Submit It!. Eles irão registrar o site em centenas de mecanismos e diretórios de busca, além de manter os links ativos durante um ano por uma pequena taxa. Também há a possibilidade de você usar as listas disponíveis para fazer isso sozinho.
     
  • Aqui estão mais algumas técnicas de codificação que irão ajudar na classificação do site:
    • acrescente algumas tags de "comentário" no código que inclui as palavras-chave;
    • use as palavras-chave em "tags alt" para todas as imagens e links;
    • identifique os nomes dos arquivos de acordo com as palavras-chave;
    • crie um mapa do site e um link de todas as páginas. Isso irá funcionar de forma semelhante à página do "rastreador".
Promovendo produtos e venda cruzada

Você seguiu as recomendações para direcionar tráfego ao site e tem muitos visitantes, mas muitos deles apenas navegam ou compram um produto e param por aí. Como você faz para que eles comprem mais ou, no caso das navegações, para que comprem algo?

Suponha que você venda remédios homeopáticos e à base de ervas no website. São áreas sobre as quais as pessoas não costumam saber muito. Por isso, disponibilizar artigos informativos, perguntas mais freqüentes, um glossário e a possibilidade dos visitantes fazerem uma pergunta irão tornar o site muito atraente. Isso significa que as pessoas não só o visitariam para buscar informações, mas permaneceriam nele e é provável que retornassem com uma certa freqüência. Sites atraentes são bons sites. Normalmente, quanto mais tempo você conseguir reter as pessoas no site, mais elas irão se sentir confiantes e há mais probabilidade de que elas comprem e recomendem os produtos ou serviços.

Dessa forma, faça com que o site seja rico em informações sobre o produto e seus assuntos relacionados. Forneça links que possam ser impressos dos artigos e informações para simplificar a impressão de uma cópia. Como mencionado acima, você ou o site tem de se tornar uma autoridade no assunto. Assim, as pessoas irão considerá-lo bastante.

OBSERVAÇÃO: certifique-se de possuir informações de isenção de responsabilidade bem escritas sobre qualquer conselho ou instrução, principalmente se o site for relacionado à saúde. Peça para que um advogado as rascunhe e faça recomendações sobre os tipos de informações que não se deve postar.

Facilite a compra
Como você faz para que os visitantes comprem os produtos em vez de apenas ler todas as informações e sair? Facilite. Crie barras laterais nas seções de informação, que listam produtos ou categorias de produto sobre o tema da informação que está sendo exibida. Crie links que permitam às pessoas adicionar o produto a um carrinho de compras com um clique. Crie quadros de comparação para ajudar na escolha do produto que seria a melhor opção.

Use a técnica da Amazon.com de adicionar uma seção "Clientes que compraram esse produto também adquiriram esses itens...." para incentivar os clientes a comprar outros produtos relacionados. Você também pode colocar classificações do cliente dos produtos junto com o item e até nas páginas de informação. Os depoimentos dos clientes são sempre valiosos, mas certifique-se de que eles pareçam e sejam legítimos. Inclua o máximo de informações possível sobre o cliente que está dando o depoimento. Quanto mais informação houver, mais credibilidade o site terá.

ESPECIAL! ESPECIAL! ESPECIAL!

  • Exiba promoções especiais com freqüência, na página inicial, em uma área determinada para isso. Dessa forma, as pessoas sempre irão voltar só para ver quais são as promoções atuais.
     
  • Crie a newsletter para o cliente sobre a qual falamos anteriormente e coloque um link para as promoções. Entretanto, certifique-se de que você não está enviando spams para os clientes. Deixe-os decidir assinar a newsletter e sempre forneça a opção de desistência.
     
  • Crie programas de compradores freqüentes que permitam que as pessoas usem pontos ou créditos para obter produtos gratuitamente ou, pelo menos, um bom desconto.
     
  • Disponibilize kits de produtos a preços especiais. Isso não só vende mais produtos, mas também pode ajudar a fidelizar clientes, incluindo um produto de que eles não imaginavam ter necessidade. Certifique-se de que os kits sejam uma "vantagem".
     
  • Conceda descontos especiais somente pela internet. Isso funciona bastante, principalmente se você também tiver uma loja física. Caso tenha informações disponíveis que permitam que os clientes comprem por telefone ou fax, você pode fazer promoções para quem usa a internet.
     
  • Ofereça envio ou montagem gratuita no país ou em uma determinada região.
     
  • Determine o preço dos produtos de forma competitiva. Lembre-se de que os visitantes estão a apenas alguns cliques de distância do site da concorrência. A comparação de preços passou para outro estágio. É importante se certificar para não cobrar muito barato, senão as pessoas podem pensar que a qualidade do produto é inferior. Em contrapartida, se for cobrado muito caro, as pessoas não irão comprar o produto de jeito nenhum. Moral da história: faça uma pesquisa sobre os preços dos produtos da concorrência antes de determinar o seu preço, exatamente como você faria em uma loja física.
     
  • Crie um "valor tangível" mais elevado para os clientes, acrescentando amostras grátis, ofertas de estréia, cupons para descontos futuros, etc.
  • Publicidade e afiliados

    Pode ser que você queira obter o que há de melhor nos dois mundos. Você quer os fluxos de receita dos produtos, assim como a receita do anunciante. Há empresas com as quais você e seu negócio poderiam coexistir em um site? Provavelmente. O importante é se comprometer com anunciantes que ofereçam algo que, pelo menos, esteja relacionado à linha de produto e ao negócio principal. Acessar um site médico e ver um anúncio de "Hospedagem gratuita na web: apenas US$ 9,95 por mês!" provavelmente faz com que as pessoas não levem esse site muito a sério.



     
    Referência: hsw.com.br
    Autor: Lee Ann Obringer
    Aprenda mais !!!
    Abaixo colocamos mais algumas dicas :