O trabalho vai bem, a equipe está integrada, mas parece que algo está errado?
Algum problema de motivação, descontentamento ou falta de atenção pode estar
atrapalhando o perfeito andamento.
Você já pensou em conversar com seus funcionários? Avaliar o trabalho e a
atitude de cada um? Talvez essa seja a hora certa de colocar em prática mais um
procedimento: a Avaliação de Desempenho.
Seja justo e honesto
Para o sucesso do processo, o importante é que todos os funcionários sejam
avaliados da mesma forma. Não adianta escolher apenas aqueles que você considera
estarem com problema.
O primeiro passo é se concentrar na função do funcionário e no que você espera
dele. Importante: não use esse momento apenas para "despejar" tudo o que a
pessoa tem feito de errado. Essa é a hora de analisar o trabalho como um todo,
destacar pontos fortes e apontar as falhas.
Auto-avaliação
Após a primeira conversa, incentive o funcionário a uma auto-avaliação. Com esse
método, você irá perceber qual é a visão dele sobre o próprio trabalho e a
empresa. O ideal é que ambos cheguem pelo menos perto do mesmo resultado. Porém,
quando isso não acontece, é hora de rever processos e analisar seriamente o
porquê da diferença.
Tente você mesmo uma auto-avaliação. Dessa forma poderá ver com maior clareza o
que tem feito de certo ou errado!
Sem perder tempo
Essa prática tem sido cada vez mais comum nas empresas e visa, além de melhorar
a performance dos funcionários, motivar e inserir o colaborador no dia-a-dia da
empresa. No entanto, avalie, primeiramente, o seu tempo e a melhor maneira de
otimizar esse tipo de trabalho.
Porém, cuidado! Não adianta nada avaliar o processo dos outros, se para isso
você tiver que deixar todo o seu trabalho de lado. Para isso, planeje-se e pense
em suas prioridades!