A sua rotina de trabalho está cada vez mais monótona e você não aguenta mais
fazer sempre as mesmas tarefas? Cuidado! Esse pode ser um sinal de que seu
trabalho deixou de ser estratégico e passou a ser apenas operacional.
De acordo com a consultora de Recursos Humanos da Catho, Camila Mariano, se há
mais de um ano o profissional continua na mesma atividade, esse é o primeiro
sinal de que seu trabalho é operacional.
"Quando a pessoa não teve oportunidade de crescimento e, consequentemente, não
foi elogiada por qualquer iniciativa no seu departamento ou empresa, seu
trabalho é operacional, ou seja, apenas executa o que pedem".
Riscos
Para Camila, um profissional estritamente operacional pode ter prejuízos na sua
carreira, pois tal comportamento denota falta de evolução. "É preciso evoluir,
ganhar conhecimento, experiências novas, ter iniciativa e disposição para criar
e aceitar novos desafios. Somente desta forma a carreira do profissional poderá
decolar".
A consultora destaca ainda que, em tempos de crise, a pessoa precisa ser
flexível e completa. "Todos precisam saber criar e executar bem as suas
tarefas".
Funções operacionais
Camila destaca ainda que, mesmo trabalhando em funções operacionais, o
profissional pode ser diferenciado e, consequentemente, ter o reconhecimento do
líder.
"Se um operador de telemarketing usa determinados procedimentos na hora do seu
atendimento e percebe que o cliente não entendeu algumas etapas, ele pode expor
esta situação ao seu supervisor e propor melhorias em benefício do cliente, da
equipe e, sobretudo, da empresa".
Para a consultora, a ideia é que o profissional perceba o que pode ser melhorado
nas suas atribuições diárias. "Não pode se acomodar com a situação e executar
apenas o que pedem, achando que falar, opinar e dar idéias é função apenas de
seu chefe".
Outra alternativa para fugir das funções operacionais é pedir ao líder para
fazer outras atividades. Assim, o profissional ganha experiência em outros
segmentos.