Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Currículo (curriculum) - Confira como colocar resultados no currículo, sem ser cansativo 

Data: 10/03/2009

 
 

É de consenso geral que o candidato que mostra os resultados obtidos nos empregos anteriores sai na frente na busca por uma vaga no mercado de trabalho. "É muito atraente para quem está selecionando e tem vários currículos para analisar", afirmou a consultora do IDORT/SP, psicóloga e coach, Rosana Bueno.

O que muitos não sabem é como colocar esses resultados de maneira adequada já no currículo, sem torná-lo cansativo. Uma primeira dica é saber o que colocar: "fale em números. Inclua informações sobre prazos superados, redução de custos promovida na empresa, vendas acima do esperado, novos projetos implantados", disse a consultora.

Lembre, porém, que tudo exige performance. Não adianta apenas citar que realizou um projeto, sem dizer em quanto tempo ele foi implantado e quais as consequências dele.

Informação
Os resultados obtidos devem ser relatados na parte do currículo em que se lista os empregos pelos quais já passou. Coloque o item "principais resultados" e relate em poucas linhas o acontecido. Neste momento, evite quantitativos universais, como "várias" ou "muitos", que indicam imprecisão.

"Se você colocar cinco ou seis itens nos empregos em que já passou, dê preferência para o resultado obtido nos últimos. Por exemplo, num currículo de vendas, se a pessoa mostrar o que fez há dez anos, não me interessa. O que interessa é o que fez no presente". Rosana completou dizendo que só se deve mostrar os resultados obtidos no passado se eles tiverem efeitos no presente.

Ainda sobre a informação fornecida, Rosana dá a seguinte orientação: "é uma coisa óbvia, mas ela precisa ser verdadeira e comprovável". Tenha em mente uma pessoa na empresa em que trabalhou que possa confirmar os dados. Não precisa colocar o nome dela no currículo, o que seria um exagero. Cite-a apenas se questionado.

No decorrer da carreira
De acordo com a consultora, é interessante que no decorrer da carreira o profissional já tenha um portfólio com suas realizações, como participação em eventos, palestras, cursos realizados e etc.

Além disso, para saber os resultados que teve, é preciso pedir um feedback. O que você agregou para a empresa em que trabalhou? Pedir retorno acerca do seu trabalho é importante não só quando estiver à procura de emprego, mas também para refrescar o gestor sobre o que tem feito. "Pense no currículo enquanto estiver empregado", finalizou Rosana.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Flávia Furlan Nunes
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Negócios / EmpreendedorismoAmigos: contratá-los como sócios ou empregados?
SaúdePlanos de Saúde: Quem deve pagar pelo material cirúrgico: o plano ou o paciente?
Banco / Cheque / ContaBancos - O que é um banco e a importância dele para nossa vida.
Carreira / EmpregoTer a carreira nas próprias mãos é a chave do sucesso, diz especialista
UtilidadesPolítica: Dúvidas mais freqüentes - Eleitor no exterior
Ações / Bolsa de ValoresSete idéias para usar em caso de emergência
Defenda-seMenores: O que acontece com um menor que pratica uma infração?
Investimentos / FundosGestão ativa x passiva: o que são, para quem são indicadas e quais os riscos?
ImóveisEstandes de venda: dificuldades ao desistir da compra
Negócios / EmpreendedorismoFranquias: cada vez mais numerosas, mulheres faturam mais no setor