Carreira / Emprego - Como fazer um bom marketing pessoal
Certamente já fez parte de sua vida ou você já presenciou situações, onde
apesar de fazer tudo certo, alguém que tinha a mesma função dentro da empresa e
exercia as mesmas atividades ou responsabilidades foi promovido. Essa pessoa
teve aumentos salariais e freqüentemente é utilizado como exemplo, enquanto você
nem ao menos é citado, e às vezes sente-se desvalorizado e sem reconhecimento.
Sinto-me na obrigação de dizer que o grande culpado por isso tudo pode ser você
mesmo. Exceções à parte, o que provavelmente esteja ocorrendo é a falta de seu
marketing pessoal. E o que é isso?
Quando falamos de um produto, sabemos que há empenho para que ele seja notado,
apreciado e adquirido. São os esforços de marketing, os meios que visam
potencializar as vendas dos produtos, utilizando a divulgação através da
promoção, propaganda, embalagem etc.
O marketing pessoal é a mesma coisa, porém em benefício da sua própria carreira.
Fazer ser notado, não simplesmente por sê-lo, mas sim ser notado por suas
qualidades, habilidades e competências. Não é ser o chamado “puxa-saco”.
Ser observado desnecessariamente por suas “aparições” tolas é péssimo, porquanto
será lembrado, com freqüência, que não é um bom profissional. Neste caso, aquele
ditado “fale bem ou mal, mas falem de mim” não é um bom lema, uma vez que “falar
mal” significa dizer que você não é a pessoa ou profissional ideal.
Então, o que devemos fazer para poder ter um bom marketing pessoal e sermos
reconhecidos e valorizados, obtendo assim o sucesso e a realização profissional?
Seguem algumas dicas:
1- Você deve ter liderança; havendo assim habilidades de influenciar
pessoas e ser um formador de opinião.
2- Deve transmitir confiança aos seus chefes e companheiros de trabalho.
Deve ser a pessoa que todos sabem que se algo precisa ser bem feito, tem que ser
feito por você.
3- Precisa saber o que está fazendo e o porquê está fazendo. Fuja de
realizar algo que apenas mandaram, sem saber do que se trata. Diferencie-se.
Torne-se um especialista em suas atividades e saiba o motivo para a execução
delas.
4- Saiba trabalhar em equipe e administrar conflitos. Mesmo que você tenha
mais habilidades em determinadas atividades, colabore para o desenvolvimento de
seus colegas de trabalho. Afinal, uma equipe coesa produz mais, melhor e com
maior satisfação.
5- Saiba valorizar seu trabalho e apresente bons resultados. Tenha uma
boa visibilidade. Sempre que tiver a oportunidade, além dos resultados apresente
seus projetos e idéias, mesmo que informalmente.
6- Seja uma pessoa otimista e bem humorada. Ninguém gosta de
“rabugentos”, aqueles profissionais que até o pequeno cacto, ao lado da mesa,
murcha. Pessoas otimistas e bem humoradas proporcionam um ambiente agradável e
irradiam bem-estar a todos à sua volta.
7- Faça um bom planejamento para aonde você pretende chegar; qual
situação que você almeja profissionalmente e tenha paciência. Tudo acontecerá ao
seu tempo, desde que, obviamente, você direcione seus esforços para realizar-se,
conforme o planejado.
Podemos perceber, então, que quem não é visto, não é lembrado, mas é muito
melhor ser lembrado pelas características positivas, habilidades e competências
que colaboram para que você se destaque no ambiente de trabalho.
Ser citado como um profissional participativo, seguro, responsável, líder,
ético, bem humorado e organizado não prejudica ninguém e confirma para a empresa
que ela fez a escolha certa ao tê-lo em sua equipe, afinal, a imagem da empresa,
seus produtos e serviços depende muito da imagem percebida de seus
colaboradores. Aproveite para potencializar suas características positivas e
verificar quais são as suas necessidades de melhoria para conseguir se destacar
profissionalmente.
E lembre-se: se estiver participando de um processo seletivo ou de seu
primeiro emprego através de um estágio, saiba o que você pode oferecer para a
empresa. Não vá para aprender; vá para contribuir. A empresa quer resultados;
ela não é uma escola. Com certeza você aprenderá muito onde trabalha e obterá
excelentes experiências, mas isso deverá ser conseqüência de seu trabalho e não
apenas um processo de aprendizado.
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