Depois de procurar muito, você finalmente conseguiu um emprego. Agora,
passará por um novo desafio: o primeiro dia de trabalho.
Para quem é ansioso, a chegada a um novo ambiente já causa um friozinho na
barriga. Mesmo assim, muita calma, afinal, uma das principais dicas para este
momento é não demonstrar desespero. "É importante não querer mostrar serviço de
forma desesperada, o que causa uma má impressão", afirmou o consultor de
carreira do Grupo Catho, Renato Waberski.
De que maneira isso pode prejudicá-lo? "Às vezes, o chefe tem a preocupação de
que tudo seja feito com calma e mostrar afobação não é positivo".
Mas eu não fiz nada...
Depois de passar por toda aquela ansiedade, você volta para a casa, no primeiro
dia de trabalho, sem ter feito nada. Pois saiba que isso é extremamente normal!
Dependendo da empresa, do ramo em que ela atua e do tipo de serviço que irá
executar, é comum não produzir nada. No primeiro dia, a palavra de ordem é
ouvir, e anotar tudo, para poder adequar o seu ritmo de trabalho ao da empresa.
Estou perdido
O sentimento de ser um peixe fora d'água também é normal. "O novo sempre gera
insegurança", ressaltou Waberski. Por isso, observe bastante, escute muito.
Questionado sobre por quanto tempo esse sentimento de estar perdido se prolonga,
o consultor explicou que isso acontece, geralmente, por uma semana. Depois
disso, a pessoa já vai se familiarizando, tendo contato com os colegas. Assim,
sabe onde pedir ajuda.
Sobre os colegas, Waberski recomenda que a pessoa já comece o processo de
integração no primeiro dia. Como poderá se relacionar? O importante é observar e
ver em qual grupo se adaptará de uma melhor maneira. "Uma pessoa introvertida
tende a fazer amizade com outras pessoas com este perfil".
Cheguei atrasado!
Muitos consideram o atraso imperdoável e, seguindo à risca o ditado "a primeira
impressão é a que fica", acabam julgando de maneira equivocada quem chega
atrasado no primeiro dia de trabalho.
Mas, de acordo com o consultor, é até previsível um atraso. "Porque a pessoa
ainda não tem noção do tempo que leva da casa até o trabalho", disse. Agora, se
isso realmente acontecer, cabe ao profissional explicar o motivo e prometer que
não vai acontecer de novo.
Líder
Para quem vai assumir uma posição de destaque, de liderança, o principal é não
chegar querendo mostrar autoridade. De acordo com o consultor, neste caso, é
preciso conquistar o respeito da equipe, o que vem com o tempo.